Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Matheus Henrique de Souza em Sex 20 Abr 2012 - 6:17

FICHA DE LEITURA

IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

AUTOR: SIR ARTHUR CONAN DOYLE
EDITORA: A DORLING KINDERSLEY BOOK

Data da Edição: 1902(ORIGINAL)- 2001(TRADUZIDO NO BRASIL)

MOTIVOS ESCOLHA DO LIVRO:

Escolhi esse livro por ser muito fã de histórias de suspense –policial e pelas histórias do maior detetive de todos os tempos

Contextualização do Autor

Alguns dados biográficos:Sir Arthur Ignatius Conan Doyle DL (Edimburgo, 22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth. Fonte:www.wikipedia.com.br

Obras do (a) Autor (a)

Romances com Sherlock Holmes

1887 - A Study in Scarlet (Um Estudo em Vermelho)

1890 - The Sign of the Four (O Signo dos Quatro)

1902 - The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

1915 - The Valley of Fear (O Vale do Medo/O Vale do Terror)

Contos com Sherlock Holmes

1892 - The Adventures of Sherlock Holmes (As Aventuras de Sherlock Holmes)

1894 - The Memoirs of Sherlock Holmes (As Memórias de Sherlock Holmes)

1905 - The Return of Sherlock Holmes (A Volta de Sherlock Holmes)

1917 - His Last Bow (pt: Os Últimos Casos de Sherlock Holmes / br: O Último Adeus de Sherlock Holmes)

1927 - The Case-Book of Sherlock Holmes (O livro de casos de Sherlock Holmes)

1928 - The Complete Sherlock Holmes Short Stories (Coleção completa de histórias de Sherlock Holmes)

Narrativas com o Professor Challenger

1912 - The Lost World (O Mundo Perdido)

1913 - The Poison Belt (O cinto venenoso)

1926 - The Land of Mist (A terra da neblina)

1927 - The Disintegration Machine (A maquina de desintegração)

1928 - When the World Screamed (Quando o mundo gritou)

1952 - The Professor Challenger Stories (A histórias do Professor Challenger)

Fonte: www.wikipedia.com.br

Conteúdo do Livro

Gênero Literário: Romance Policial

Assunto (breve síntese):

A história conta sobre um dos mais famosos casos do famoso detetive Sherlock Holmes. Ela se inicia quando Holmes e Watson na sua casa em Bakerstreet tentam descobrir por meio de suposições o dono de uma bengala encontrada a sua porta. Após varias suposições, eis que surge o dono que se chamava Dr. James .Mortimer que pede ajuda a Holmes para a resolução do caso da morte do seu antigo cliente Charles Baskerville que foi encontrado morto no jardim devido a uma para cardíaca.Ele acredita ter sido obra de um cão infernal de uma lenda antiga por não encontrarem outras pegadas humanas além das deles.E então Dr. Mortimer começa a contar a lenda do ancestral Hugo Baskerville que era um homem muito terrível ao ponto de sequestrar raparigas para abusar delas.Só que um dia,uma dessas moças fugiu então Hugo jurou sua alma ao demônio se a encontrasse mas quando foi a sua procura desaparece e é encontrado morto com um cão negro com a boca na sua garganta.Dr. Mortimer acha que ele o assustou até a morte,e,também acha que estava esperando por alguém por encontrar cinzas de charuto na porta da mansão.Holmes acha essa suposição errônea uma vez que mais provável seria ter sido Selden o criminoso que havia fugido para Charneca onde ficavam a mansão dos Barkervilles.Depois diz que veio realmente a Londres para buscar sir Henry Barskervilles o ultimo herdeiro vivo para receber a posse das terras,e iria precisar de proteção na qual Holmes se candidatou.

No outro dia quando todos estavam almoçando num restaurante Henry recebe um bilhete de ameaça para não se aproximar da mansão, além de sumir misteriosamente a bota direita de Sir Henry.Mesmo com a ameaça ele não desiste e quer ir a mansão de qualquer maneira.Sendo assim,Holmes diz para Watson acompanhar Sir Henry e Dr.Mortimer, dizendo que vai ficar pra averiguar o caso mais secretamente se instala em um vilarejo próximo a mansão..Conforme passam-se os dias na mansão diferentes fatos ocorrem:ouvem-se vários choros a noite,e Watson a averiguar vê o Mordomo Barrymore segurando uma vela em frente a janela.mais acha melhor não falar nada.Passeando pela Charneca conhecem um pastor muito estranho,e também conhecem Jack Stampletom e sua irmã Mrs.Stampletom sua irmã que tenta dizer a Sir Henry o quão perigoso será pra ele se ele continuar ali.No outro dia são convidados por ela para tomar um chá, que conta que ela e seu irmão tinham uma escola que fechou após a morte de dois alunos com difteria.Depois do jantar quando Henry e Watson veem o mordomo com a vela na janela resolvem questiona-lo e descobrem que ele ficava ali para dar comida para Selden o criminoso que Holmes pensava ser o assassino, por que ele era seu cunhado e não era culpado .Então Henry para acalmar Mrs.Barrymore diz que vai ajudar a inocentá-lo.

Após ver a generosidade de Sir Henry,Sir Barrymore conta que quando limpou o quarto de Sir Charles encontrou nas cinzas da lareira pedaços de uma carta de uma mulher que chamava sir Henry para ir no jardim no dia de sua morte com o nome somente em iniciais L.L..No dia seguinte após enviar seus relatórios a Holmes ele pega carona no cocheiro e visita a datilografia de nome Laura Lyons sobre a carta a Sir Charles.

Após voltar a mansão Watson resolver seguir um garoto que é criado na mansão descobrindo um esconderijo onde havia uma mensagem sobre tudo que ele fazia durante o dia.Quando vê de longe uma pessoa ser perseguida por um cão que dispara em cima do homem.Watson ao vê-lo caído pensa ser Si Henry mas ao verificar acaba por descobrir que é Seldon.Quando volta pra mansão recebe um telegrama de Holmes pedindo para que volte urgentemente para Londres com Sir Henry.Logo após escurecer Henry recebe um carta para encontrar de amor para encontrar Mrs. Stanpleton que mesmo com os avisos de Watson vai ao seu encontro.Na hora do encontro James Stampleton encontra os dois se beijando e muito furioso manda ele embora.Logo depois,ele solta um cão imenso o instigando com a bota direta desaparecida de Henry.Quando Watson vê o cão negro em disparada se prepara para atirar mais é impedido por James que o derruba antes dele atirar.Quando o cão alcança o pescoço de Henry ouve-se um disparo que espanta tanto o cão quanto Stampletom.Enquanto questionavam o autor do disparo surge o estranho pastor que revela por ser Holmes.Quando estavam no encalço de Jack percebem que o cão estava o atacando fazendo com que ambos se afogassem no pântano.

Chegando à mansão Holmes desvenda o caso. Mrs. Stampleton havia mentido as crianças haviam morrido de botulismo porque Jack obrigava a mulher a dar carne barata, os fazendo fugirem. E que também eles não eram irmão e sim marido e mulher, ele disse que ela era sua irmã para iludir a datilografa para ela escrever a carta para Sir Charles.Então Holmes diz que fizeram uma armadilha junto de Mrs. Stampleton para dizer que Henry voltaria pra Londres para Jack agir mais rapidamente.E o porque de ele querer matar era que era na verdade um Baskerville,pois ao observar o retrato de um ancestral percebeu que Stampleton era igual a ele,para que ele fosse o único herdeiro vivo no caso da morte de Sir Henry. . . .

Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

Com relação ao o homem que perseguia Holmes e Watson:

“Que golpe de mestre Watson!”... “O passageiro se chamava Sherlock Holmes”?

Holmes com relação à lenda:

“O que lhe parece”? ’’ “Interessante”?

”Para quem coleciona conto de fadas, sim.”

Com relação a afirmação da lenda do cão:

“Estou vendo que o senhor passou para o lado dos sobrenaturalistas. Mas diga-me, Dr.Mortimer. Se a acredita mesmo nisso, porque veio me procurar?”

Opinião sobre o livro

Daria Nota:9.5

Adorei esse livro por mostrar até onde uma pessoa vai para alcançar seus objetivos no caso de Jack, e como Holmes pode ser tão inteligente no caso da armadilha armada contra Mr.Stampleton .Enfim recomendo esse livro para todos especialmente para os fãs de romance policial.

Matheus Henrique de Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1929

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por alexandre(hiro) em Qui 26 Abr 2012 - 22:58

Olá alunos da professora Nilse, da Escola "Dr. Sentaro Takaoka".
Aproveito o momento para dar as boas vindas e oferecer ajuda em qualquer dúvida referente ao Fórum. Estarei disponível para tirar dúvidas, aconselhar e para, a convite da professora, avaliar os trabalhos feitos por vocês.
Este ano, pretendo ajuda-los na preparação para o "pós-ensino médio", descrevendo as minhas experiências e ajudando-os com os meus conselhos.

Quanto ao trabalho, a nota é 15 (7.5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5208

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Karina Oliveira em Sex 27 Abr 2012 - 6:11

Sua apresentação foi boa, mas atente-se a contar mais detalhes para deixar a história ainda mais interessante*_*

Karina Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes-Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1874

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Emily Thais em Sex 27 Abr 2012 - 6:18

Parabens galera!!adorei a historia!!muito interessante!!!

Emily Thais
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1777

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 27 Abr 2012 - 8:08

Eu gostei muito do seu trabalho! Parabens

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2142

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por carlos borges em Sex 4 Maio 2012 - 6:05

foi um trabalho bom e a historia esta bem contada

carlos borges
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes -Brasil
Data de inscrição : 24/03/2012
Pontos : 1786

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Douglas Oliveira em Sex 17 Ago 2012 - 5:52

Uma Historia Muito interessante. Eu mesmo já tive a oportunidade de apresentar esse livro. Muito bom

Douglas Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - BR
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1877

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Caio Gustavo R. da Cruz em Sex 17 Ago 2012 - 5:56

Muito interessante e intrigante a história Very Happy

Caio Gustavo R. da Cruz
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 24/02/2012
Pontos : 1869

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 17 Ago 2012 - 5:58

muito boa essa historia, parabéns !

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1863

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Caio Gustavo R. da Cruz em Sex 17 Ago 2012 - 6:01

Muito interessante e intrigante a história Very Happy

Caio Gustavo R. da Cruz
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 24/02/2012
Pontos : 1869

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Bruno Henrique oliveira em Sex 17 Ago 2012 - 6:13

ótima História gostei bastante!

Bruno Henrique oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1833

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Jessica Suemi em Sex 17 Ago 2012 - 8:21

Parabens...esta historia traz um pequeno suspense..gostei

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1975

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Erika Biasotti em Sex 31 Ago 2012 - 8:01

achei muito interessante o livro...^^
Erika e Jessica


Erika Biasotti
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 59
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2005

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Gabriela Souza em Sex 31 Ago 2012 - 8:02

Parabéns... cheers

Gabriela Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 33
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1918

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: The Hound of the Baskervilles (O Cão dos Baskervilles)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum