Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Dom Casmurro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dom Casmurro

Mensagem por Bruna dos santos batista em Sex 20 Abr 2012 - 18:10

Antes de ler o livro



1-Identificação do livro

1.1. Título: Dom Casmurro

1.2. Autor: Machado de Assis

1.3. Editora: Klick

1.4. Data de edição: 1997

2- Escolhas do livro

2-1 Motivo que levaram a escolha do livro

Nós escolhemos esse livro porque gostamos de usar livros clássicos para fazer trabalhos, pois eles são muito ricos em detalhes e elementos da narrativa e, além disso, nos ajuda nos vestibulares, pois são os mais usados.



Após a leitura do livro

1- Contextualização do autor

3.1Alguns dados sobre o autor



Joaquim Maria Machado de Assis

Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839 e morreu também no Rio de Janeiro,em 29 de setembro de 1908, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.

3-Outras obras do autor

Memórias Póstumas de Brás Cubas-(1881)

Quincas Borba-(1891)

A Mão e a luva –(1874)

4- Conteúdo do livro

4.1 Gênero literário-Realista Brasilero

4.2 Assunto

A história começa com a promeça de D. Glória mãe de Bentinho que fez logo no seu nascimento que era torná-lo padre, só que como ele conviveu com Capitu desde pequeno percebeu que isso o afastaria dela. Após longas tentativas de quebrar a promessa feita Bentinho e Capitu se casam em março de 1865, só que com o ciúme doentio de Bentinho o casamento não dura muito a relação entre o casal fica fria e na viagem de Capitu com seu filho Ezequiel para Europa, mas na morte de Escobar o melhor amigo de bentinho Capitu olha fixa para seu cadáver e Bentinho pensa que não seria espantoso se ela deixasse cair algumas lagrimas e isso para ele foi como uma confirmação da sua suspeita traição de Capitu e Escobar, e ele ficavam cada vez mais atordoado porque o Ezequiel parecia cada vez mais com o Escobar e quando ele conversava com Capitu ela o falou isso disse que só tinha visto duas pessoas com aquela expressão esquisita no olho, o amigo de seu pai e Escobar, depois de pensar um pouco ele concordou com ela. Bentinho pensou em se matar e matar seu filho, mas não conseguiu, depois de um tempo. Capitu também morreu, após um tempo Ezequiel seguiu viagem para a Grécia e Bentinho prometeu que daria os recursos e logo já mandou o dinheiro depois de onze meses Ezequiel também morre e foi enterrado em Jerusalém onde dois amigos da universidade levantaram um túmulo com essa inscrição “Tu eras perfeito nos teus caminhos”, com isso ele se perguntou “quando seria o dia da criação de Ezequiel?”. Por mais que tentou Bentinho jamais pode provar a traição de Capitu com seu melhor amigo Escobar e com o falecimento dos dois a duvida permaneceu até o fim de sua vida.

4.3 Citações favoritas

“Capitu olhou alguns instantes para o cadáver, tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem lagrimas poucas e caladas...”

“Tu eras perfeito nos teus caminhos, desde o dia de tua criação”.

“... Verdadeiramente foi o princípio da minha vida...”

4.4 Opinião sobre o livro

A história é narrada pelo personagem principal e gira em torno de uma suposta traição essa trama com certeza é o que o prende o leitor, isso faz com que o leitor queira cada vez mais conhecer o livro, a cada vez que o livro é lido mais atenciosamente pode se notar mais detalhes e assim compreender a história. A linguagem é fácil de ser entendida porém existem várias formas de interpretação sobre a suspeita traição e a opinião do leitor pode mudar cada vez que o leitor lê o livro.

Componentes do grupo:

Bruna, Beatriz,Natália

Bruna dos santos batista
Conto
Conto

Número de Mensagens : 68
Idade : 21
Localização : Brasil-mogi das cruzes
Data de inscrição : 03/03/2012
Pontos : 1962

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por alexandre(hiro) em Qui 26 Abr 2012 - 23:29

Olá alunos da professora Nilse, da Escola "Dr. Sentaro Takaoka".
Aproveito o momento para dar as boas vindas e oferecer ajuda em qualquer dúvida referente ao Fórum. Estarei disponível para tirar dúvidas, aconselhar e para, a convite da professora, avaliar os trabalhos feitos por vocês.
Este ano, pretendo ajuda-los na preparação para o "pós-ensino médio", descrevendo as minhas experiências e ajudando-os com os meus conselhos.

quanto ao trabalho, a nota é 14 (7.0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5202

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Silvia Mayumi em Sex 27 Abr 2012 - 8:16

este livro Dom Casmurro é ótimo. Já tive a experiência de me saborear com este romance envolvente e aprender muito com as características do livro. É interessante ter conhecimento sobre a história afinal, é um dos romances mais utilizados em vestibulares e provas. Parabéns pela apresentação meninas, e, espero que todos leiam e se encantem pelo livro como eu!

Silvia Mayumi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 33
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes-Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1831

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Caroline Saori em Sex 27 Abr 2012 - 8:24

Muito bom! Adorei a história Very Happy

Caroline Saori
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1800

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum