Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Rita Pereira em Qui 3 Maio 2012 - 9:26

Harry Potter e o Cálice de Fogo, J.K. Rowling

1.1. Harry Potter e o Cálice de Fogo
1.2. J.K. Rowling
1.3. Editorial Presença
1.4. Novembro de 2000

2.1.
A minha vontade de ler esta saga de J.K. Rowling veio a crescer de ano para ano devido à sua popularidade vinda dos filmes que lhe deram nome. Iniciei esta viagem em Julho de 2011 e cheguei a este quarto livro dia 26 de Março de 2012.

3.1. Joanne Rowling (mais conhecida na Literatura por J.K. Rowling) é uma famosa escritora britânica nascida em 31 de Julho de 1965 em Yale.
Simplesmente conhecida por Jo pelos amigos, tornou-se a mulher mais rica de Inglaterra com a sua saga sobre um rapazinho que perdeu os pais quando era apenas um bebé, Harry Potter. Esta personagem “nasce”, por assim dizer, em Junho de 1990 numa viagem de comboio de Joanne entre Londres e Manchester e foi muito influenciada pelos livros fantásticos que a autora leu enquanto ciranças (nomeadamente C.S.Lewis e as suas Crónicas de Nárnia, no qual se encontram semelhanças a nível de escrita – a ironia – e nas curiosas transposições para outros mundos através de objectos: os anéis n’O Sobrinho do Mágico e os botões de transporte ou, em inglês, “portkey’s”).
Rowling é uma das mulheres mais ricas e poderosas de todo o mundo e a sua ascensão ao estrelato não foi imediata: depois de vários anos a escrever a obra só em 1995, com 30 anos, é que conseguiu que publicassem o primeiro livro da saga após muitas rejeições pela parte de variadas editoras. Aliás, curiosamente, Joanne só se sentiu mais motivada a acabar a sua história devido à mal-sucedida e falhada vida que tinha na época em questão: o seu casamento com o portuense Jorge Arantes fracassa e Rowling fica com uma bebé de nome Jessica para educar.
É deste modo que a autora se torna um fenómeno mundial e os seus livros são origem a uma das melhores, maiores e mais famosas e originais adaptações cinematográficas de sempre.

3.2. Apesar de ser uma das autoras mais conhecidas e lidas de todo o mundo, não existe qualquer obra editada que esteja fora do mundo de Hogwarts. Em 1997 publica o livro de estreia Harry Potter e a Pedra Filosofal; em 1998 Harry Potter e a Câmara dos Segredos; em 1994 Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban; a 8 de Julho de 2000 Harry Potter e o Cálice de Fogo; Harry Potter e a Ordem da Fénix em 2003; a 16 de Julho de 2005 Harry Potter e o Príncipe Misterioso e finalmente a 21 de Dezembro de 2006 Harry Potter e as Relíquias da morte. Para além da própria saga, Rowling escreveu Os Contos de Beedle, o Bardo, que aparece no sétimo e último livro da obra; Monstros Fantásticos e onde encontrá-los, obra que é leccionada pela escola de Hogwarts no primeiro ano de Harry; O Quiddich através dos tempos, que explica toda a história do desporto e uma curta história que contém aventuras entre o pai de Harry e o seu amigo de infância Sirius Black: Harry Potter prequel.


Fig 1- Daniel Radcliffe, o actor que deu vida a Harry Potter no cinema e que ficou conhecido por esse papel até aos dias de hoje.

4.1. Fantasia

4.2. Pelo quarto ano consecutivo Harry Potter, um pré-adolescente feiticeiro maltratado pelos tios humanos (“muggles”), é chamado para frequentar a Escola de Feitiçaria de Hogwarts, um instituto académico onde todas as crianças que provém de famílias com membros ligados à magia, integram quando perfazem os seus 10 anos.
Com a mudança do habitual evento que tem como objectivo descobrir a equipa vencedora da escola de Hogwarts é decidido que, nesse ano, disputar-se-à um torneio secular inter-escolas: o Torneio dos Três Feiticeiros. Porém, mesmo com o limite de idade imposto (17 anos), o protagonista da saga será um dos escolhidos para representar Hogwarts e terá, naturalmente, de enfrentar o perigoso feiticeiro a quem Harry conseguiu sobreviver no passado, o supremo feiticeiro aparentemente imortal, Lord Voldemort. Para isso contará, como sempre, com a ajuda dos seus melhores amigos; o pouco habilidoso Ron Weasley e a culta e determinada Hermione Granger.

4.3.

“A meio da mesa, Mr. Weasley discutia com Bill por causa do brinco na orelha, que parecia ser uma aquisição recente.
-... Com um dente de serpente pendurado? Francamente Bill. Que dizem lá no banco?
- Mãe, lá no banco estão-se nas tintas para o que eu uso desde que faça bem o meu trabalho – respondeu Bill, cheio de paciência.”

Mais uma vez aqui temos uma situação em que a realidade muggle pode ser comparada à realidade mágica. Mrs. Weasley, a mãe de Ron, melhor amigo de Harry Potter, dá a sua opinião em relação ao estilo de roupa que Bill, o filho mais velho da família adoptou.
Nesta cómica cena (que não faz parte da adaptação cinematográfica e que se revela cómica precisamente por ser uma situação que poderia perfeitamente ocorrer hoje em dia), a mãe não concorda claramente com o uso daquela roupa no local onde Bill trabalha: um banco.
Penso que por “se estarem nas tintas” para o que veste Bill o mundo da feitiçaria estará, nesse sentido, muito mais avançado que na “nossa” realidade. Para além disso, realço um pequeno pormenor que considero curioso e que demonstra a habilidade literária de J. K. Rowling: a serpente no brinco do filho mais velho dos Weasleys.
Esta, no mundo da feitiçaria, está associada a Salazar Slytherin, um dos maiores feiticeiros de sempre que falava serpentês. A serpente é, portanto, simbólica visto que segundo a própria obra “as serpentes são frequentemente usadas no pior tipo de magia negra e encontram-se historicamente associadas a entes malévolos”. Com este exemplo quer J. K. Rowling dizer que o estilo que Bill adoptou não é correcto; está associado ao mal: daí o episódio.

“ – Belo serviço” – exlamou Ron num tom impressionado. Hermione olhou para ele de cenho franzido, mas os elfos pareciam deliciados. Fizeram grandes vénias e retiraram-se.
- Há quanto tempo estás aqui, Dobby? – perguntou Harry, enquanto Dobby servia o chá.”


Fig 2- Uma das minhas personagens preferidas do filme e do livro, o querido e afável elfo-doméstico Dobby.

Nesta cena vemos Dobby, um elfo doméstico amigo de Harry Potter desde o seu segundo ano em Hogwarts, na cozinha da escola explicando o facto de querer ser pago pelo seu trabalho (pois em Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Dobby terá sido libertado do seu amo, Malfoy, por Harry devido ao facto de o primeiro o maltratar e este, ao contrário de quase todos os elfos, não gostar). Ao contrário de Dobby, Winky, uma elfo-doméstico, chora copiosamente por ter sido despedida pelo seu patrão, Mr. Barty Crouch.
Quanto a mim, nesta cómica cena é notável a aproximação da realidade de criaturas que pertencem ao mundo da magia com a realidade dos muggles ou humanos. Este comportamento de Dobby (apoiado por Hermione, a defensora das injustiças na história e uma personagem com a qual me identifico perfeitamente) destaca-se então por ser uma forma de oposição ao mundo em que vive: com ela penso que se pretende denunciar uma das aparentes injustiças no mundo da feitiçaria em que, tal como no mundo real, a escravização não deveria ser permitida.

4.4.

Sendo uma assumida fã de Literatura, tenho a dizer que como leitora, esta saga surpreende cada vez mais. Este Harry Potter e o Cálice de Fogo pode-se assemelhar a uma história de mistério devido à forma como a “plot” foi contruída. Até agora considero-o o melhor livro e também que mais gostei pois é também o mais cómico e, ao mesmo tempo, o episódio em que os mais importantes assuntos se discutem.
Harry Potter é, sem dúvida alguma, um deleite para os apreciadores de fantasia e é também realmente uma surpresa para os que nunca pensaram sequer em ler uma obra que (desmistifico desde já!) não é, de todo, só para crianças.

Rita Pereira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Idade : 22
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 10/10/2011
Pontos : 1953

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Matheus Henrique de Souza em Sex 4 Maio 2012 - 6:15

trabalho execelente.Gostei muito das observações das situações adversas e sobre serpentes estarem relacionadas com magia negra.
daria nota 9.6

Matheus Henrique de Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1929

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Rita Pereira em Sex 4 Maio 2012 - 12:44

Ohh muito obrigada Matheus!! Significa imenso a tua opinião visto que - apesar dos critérios serem limitados - sou uma grande apreciadora de Literatura e tento sempre esmiuçar um pouco o conteúdo das obras Very Happy

Rita Pereira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Idade : 22
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 10/10/2011
Pontos : 1953

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Bruna dos santos batista em Sex 14 Set 2012 - 8:07

Seu trabalho está ótimo, pricipalmente pelos detalhes que você colocou!!!! Very Happy

Bruna dos santos batista
Conto
Conto

Número de Mensagens : 68
Idade : 21
Localização : Brasil-mogi das cruzes
Data de inscrição : 03/03/2012
Pontos : 1968

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Gabriela Souza em Sex 21 Set 2012 - 7:55

Muitoo bom' Smile

Gabriela Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 33
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1918

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Tatiane M. M. da Silva em Sex 21 Set 2012 - 8:23

PARABENS É UM OTIMO TRABALHO...

TATIÉLI TATIANE E TAMARA

Tatiane M. M. da Silva
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 56
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes (BRASIL)
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 1943

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Jessica Suemi em Sex 19 Out 2012 - 7:52

Nao apenas o livro como o filme sao muito interessante.,..
harry potter tem um estilo de ação aventura... muito legall

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1975

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Marianna Espinosa em Sex 19 Out 2012 - 7:54

Adorei Laughing

Marianna Espinosa
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 21
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1872

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Willian Kauê em Sex 19 Out 2012 - 7:58

Muito bom esse livro, uma das melhores séries..!

Willian Kauê
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 21
Localização : Brasil
Data de inscrição : 18/08/2012
Pontos : 1629

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 19 Out 2012 - 8:00

Parabéns... Muito bom trabalho

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1930

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Angeliz Ferreira em Sex 19 Out 2012 - 8:08

ótimo trabalho !

Angeliz Ferreira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 21
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1848

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Maitê Henrique de Faria em Sex 9 Nov 2012 - 6:02

muito bom sunny

Maitê Henrique de Faria
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 35
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1953

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Análise: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum