Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Os Três Mosqueteiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Bruno Henrique oliveira em Seg 24 Set 2012 - 16:10


1 - Identificação do Livro
1.1. Os Três Mosqueteiros
1.2. Alexandre Dumas
1.3. Editora Scipione
1.4. 1999
2 - Escolha do Livro
2.1. Meu grupo escolheu esse livro por que já tínhamos um pouco de conhecimento da história, mas queríamos saber com detalhes a historia que é um clássico da literatura.
3 - Contextualização do Autor
3.1. O escritor francês consagrado como Alexandre Dumas nasceu no dia 24 de julho de 1802, em Villers-Cotterêts, no território de Aisne, com o nome de Dumas Davy de la Pailleterie. Ele era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma negra, não se sabe bem se escrava ou já liberta, e filho do famoso General Alexandre Davy de la Pailleterie Dumas, membro das forças napoleônicas.
Ele se tornou conhecido por seus livros do gênero capa-e-espada, estilo nascido em solo espanhol no século XVII, inspirado nos romances utópicos e nas desilusões amorosas. Órfão de pai, ele segue para Paris, cidade na qual passa a criar peças teatrais e a publicar artigos em veículos da mídia. Com Henrique III e Sua Corte, apresentada pela Comédie Française, em 1829, ele atinge grande êxito junto ao público. Um ano depois ele leva aos palcos sua segunda obra dramatúrgica, Christine, também um sucesso. Seguindo por esse caminho o autor obtém liberdade financeira suficiente para se dedicar integralmente à literatura.
Alexandre continua a produzir peças teatrais – Napoleão Bonaparte e Antony, ambas lançadas em 1831. Mesmo assim ele encontra tempo para atuar politicamente, participando em 1830 de um levante que depôs o soberano Carlos X de França e levou ao poder o ex-chefe do escritor, o Duque d’Orléans, que reinaria com o título de Luís Filipe de França, conhecido com Rei Cidadão.
Á medida que a situação política francesa vai se acalmando, com a erradicação da censura, e a crescente industrialização do país impulsionando o desenvolvimento econômico, a carreira literária de Alexandre é largamente gratificada. Ele passa a se devotar à publicação de romances e encontra na imprensa um caminho alternativo para cobrir seus gastos excessivos e sua vida excêntrica. Como nesta época, em 1838, tornava-se um hábito a mídia lançar novelas escritas em série, Alexandre converte uma de suas criações para o teatro em sua primeira série, batizada de O Capitão Paulo.
O escritor começa a publicar incessantemente estes romances, assessorado por vários auxiliares, particularmente por August Maquet, criando para esse fim um estúdio que produziu inúmeras narrativas, sempre supervisionadas por ele. 1844 é um marco em sua carreira literária, pois neste ano ele lança o romance Os Três Mosqueteiros, que o torna famoso, e O Conde de Montecristo, que também se torna célebre. O primeiro mescla doses de fantasia amorosa, proezas guerreiras e muito humor. O segundo tem um cunho mais histórico e político.
Ele contrai matrimônio com a atriz Ida Ferrier, em 1840, mas mantém várias relações extraconjugais, através das quais se torna pai de três filhos com outras mulheres. Um deles, batizado com seu nome, também se tornaria escritor, autor de A Dama das Camélias. Autor de pelo menos 177 livros, Alexandre vê sua sorte se reverter quando o rei é deposto, substituído por Napoleão III, que não simpatiza com ele. Não lhe resta alternativa senão deixar a França e seguir, em 1851, para Bruxelas, fugindo para não ter que pagar suas dívidas. Desta cidade ele parte para a Rússia, onde seus romances tornam-se grande sucesso.
Alexandre permanece dois anos neste país antes de iniciar outras jornadas em busca de inspiração para suas obras. Participa, na Itália, do processo de unificação, depois volta para Paris em 1864.
Alexandre Dumas morreu no dia 05 de dezembro de 1870, na cidade de Puys. Ele foi enterrado no mesmo lugar em que nasceu, no cemitério de Villers-Cotterêts. Em 2002 ele foi reconhecido postumamente pelo governo francês, sob o governo de Jacques Chirac. Seu corpo foi retirado do sepulcro, exumado e homenageado em uma cerimônia transmitida pela TV, conduzido por um cortejo até o Panteão de Paris.
3.2. Os Três Mosqueteiros (Les Trois Mousqetaires, 1844); Vinte anos depois (Vingt Ans Après, 1845); Visconde de Bragelonne (Le Vicomte de Bragelonne, ou Dix ans plus tard, 1847, do qual faz parte O homem com a máscara de ferro); O conde de Monte Cristo (1845-1846); A filha do regente (1845); As duas Dianas (1846);Rainha Margot (1845); A dama de Monsoreau (1846); A tulipa negra (1850); O quebra-nozes (1844 – mais tarde adaptada por Tchaikovsky para um balé); Os ladrões de ouro (escrito após 1857); Napoleão; O colar de veludo (L&PM POCKET); Memórias Garibaldi (L&PM POCKET)
4 – Conteúdo do Livro
4.1. Romance Histórico
4.2. A historia começa falando de um jovem D’Artagnan que sonhava em fazer parte dos mosqueteiros, onde seu pai fez parte quando era jovem. Antes de ir para Paris, seu pai deu todas as dicas de como viver em Paris e deu-lhe uma carta para entregar para o Sr. de Tréville dizendo que em nome de sua velha amizade aceita-se seu filho D’Artagnan para ser um dos mosqueteiros. A caminho de Paris ele logo arrumou uma confusão com alguns homens que serviam ao cardeal por que esses homens riram de seu cavalo e D’Artagnan não gostou. Em um duelo com esses homens D’Artagnan teve a sua carta roubada.
Chegado em Paris ele vendeu seu fiel amigo, o seu, cavalo e conseguiu chegar até a mansão do comandante general dos mosqueteiros. Chegando La D’Artagnan disse para o Sr. de Treville que seu sonho é ser um mosqueteiro. O Sr. de Treville disse a ele que para ele se tornar um mosqueteiro, antes ele teria de prestar serviços durante dois anos em outro regimento. D’Artagnan foi embora correndo e sem querer esbarrou em um mosqueteiro que ficou muito irritado esse mosqueteiro era Athos que quis marcar um duelo, logo depois D’Artagnan arrumou uma confusão com Porthos que também quis marcar um duelo para o mesmo dia, depois D’Artagnan arrumou uma confusão com Aramis que quis marcar outro duelo para o mesmo dia.
No dia dos duelos D’Artagnan ficou assustado ao ver os três que eram conhecidos como os Três Mosqueteiros. Os guardas do cardeal chegaram e disseram que era proibido duelar. Começaram a duelar os Três Mosqueteiros,D’Artagnan e os guardas do cardeal. O Sr. de Treville foi informado da briga. D’Artagnan só se envolvera em duelos o que fez com que D’Artagnan e os Três Mosqueteiros se tornassem amigos.
D’Artagnan se envolveu em duelos,salvou vidas,ajudou a rainha,descobriu o segredo de Lady Clark, fez com que ela fosse morta com as provas das coisas que ela tinha feito e no fim de tudo D’Artagnan foi aceito como um mosqueteiro. Seu sonho finalmente se tornou realidade!
Depois de algum tempo Aramis entrou para um mosteiro, onde iria seguir a vida religiosa. Athos continuou ainda por um certo tempo como mosqueteiro depois mudou-se para uma propriedade rural que herdou de seus pais. Porthos casou-se com uma duquesa muito rica. D’Artagnan seguiu no seu posto de oficial dos mosqueteiros. Os outors personagens foram engolidos pela historia.

4.3. “Logo se iniciou um duelo cheio de passos desenvoltos pela estrada, um cruzar de espadas com tinidos angustiantes”.
“Depois de alguns minutos a espada do inimigo saltou longe e D’ Artagnan encostou a ponta de sua espada no peito do vencido”.
“D’ Artagnan desembainhou sua espada e avançou: Defenda-se ou eu terei de feri-lo assim mesmo”.

4.4. O livro é muito legal de se ler por conta uma história de aventura com duelos que são muito legais de se ler por que prende a atenção do leitor. É uma história bem dinâmica que sempre a cada capitulo vai se revelando alguma novidade. É um livro muito bom de se ler!

Bruno Henrique oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1827

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Jessica Suemi em Sex 28 Set 2012 - 7:51

Gostei muito da historia...

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1969

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 28 Set 2012 - 8:02

Eu ainda não li esse livro mas parece ser muito legal!Parabens pelo trabalho.

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2136

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Marianna Espinosa em Sex 28 Set 2012 - 8:11

muito legal Positivo

Marianna Espinosa
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 21
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1866

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 28 Set 2012 - 8:21

GOSTEI DESSA HISTÓRIA....

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por camila alves em Sex 5 Out 2012 - 5:55

muito legal parabens

camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1897

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Douglas Oliveira em Sex 5 Out 2012 - 5:57

Parabéns pelo trabalho

Douglas Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - BR
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1871

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Douglas Oliveira em Sex 5 Out 2012 - 5:58

Parabéns pelo trabalho

Douglas Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - BR
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1871

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Tayna Paula Almeida em Sex 5 Out 2012 - 5:59

Parabéns ao grupo pelo trabalho. A história é muito boa!

Tayna Paula Almeida
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 52
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 18/04/2012
Pontos : 1900

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por thaina santos silva em Sex 5 Out 2012 - 6:17

Gostei muito de fazer esse trabalho e de poder te conhecido essa história! Smile

thaina santos silva
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1817

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por francielly de oliveira em Sex 5 Out 2012 - 7:57

Parabéns muito legal

francielly de oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 20
Localização : brasil-mogi das cruzes
Data de inscrição : 22/06/2012
Pontos : 1732

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 5 Out 2012 - 8:04

Muito bom o trabalho adoreiii

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Lígia O. Teixeira em Sex 19 Out 2012 - 5:58

trabalho maravilhoso... ótima apresentação... parabéns!!!

Lígia O. Teixeira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes SP
Data de inscrição : 20/04/2012
Pontos : 1755

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Caio Gustavo R. da Cruz em Sex 19 Out 2012 - 6:09

Vocês apresentaram muito bem! parabéns

Caio Gustavo R. da Cruz
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 24/02/2012
Pontos : 1863

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Matheus Henrique de Souza em Sex 19 Out 2012 - 6:10

trabalho muito interessante e história muito envolvente

Matheus Henrique de Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1923

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Gabriela Souza em Sex 19 Out 2012 - 8:03

Muitoo Boom' I love you

Gabriela Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 33
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1912

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 26 Out 2012 - 7:27

Essa história é bem interessante... study

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por carlos borges em Sex 9 Nov 2012 - 4:03

bom trabalho

carlos borges
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes -Brasil
Data de inscrição : 24/03/2012
Pontos : 1780

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Douglas Oliveira em Sex 9 Nov 2012 - 4:07

Bem interessante. Curti

Douglas Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - BR
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1871

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 9 Nov 2012 - 4:16

gostei mt de ter apresentado esse livro! recomendo para quem gosta de historias de aventuras! d'artagnan passa por varias aventuras até se tornar um mosqueteiro! hehe

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1857

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por thaina santos silva em Sex 9 Nov 2012 - 4:17

Obrigado galera pelo os elogios !! cheers

thaina santos silva
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1817

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por carlos borges em Sex 30 Nov 2012 - 3:56

boa historia e bom trabalho

carlos borges
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes -Brasil
Data de inscrição : 24/03/2012
Pontos : 1780

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 30 Nov 2012 - 4:05

Gostei muito de ler esse livro, história muito legal! Very Happy

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1857

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Camila mattos em Sex 30 Nov 2012 - 4:18

Muito legal esta historia.

Camila mattos
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Idade : 23
Localização : Mogi das cruzes -Brasil
Data de inscrição : 05/06/2012
Pontos : 1712

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Três Mosqueteiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:51


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum