Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boa DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Caio Gustavo R. da Cruz em Sab 17 Nov 2012 - 8:40









1.Identificação do Livro
1.1. Título:
Diva
1.2. Autor(a):José de Alencar
1.3. Editora:Livraria José Olympio
1.4. Data da Edição:julho de 1951

2.Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro


O grupo identifica-se com os livros de José de Alencar, e também com o gênero, escolhendo seguidos livros de romances urbanos escritos pelo autor. As características marcantes do autor também facilitaram a escolha do livro, dentre uma grande variedade de exemplares que estão disponíveis dentro a proposta de matéria de literatura.





3.Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:



José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana, perto de Fortaleza, Província do Ceará, no ano de 1829. Ainda na primeira infância, transferiu-se com a família para o Rio, onde o pai desenvolveria a carreira política e onde fez os estudos elementares e alguns preparatórios, tendo retornado à terra natal apenas uma vez, aos doze anos. Apaixonado pela Literatura desde a infância, levava em 1843 esboços de romance para São Paulo; nesta cidade ficou até 1850, terminando os preparatórios e cursando Direito.


Em 1877 morre, cansado, desiludido, sempre magoado na vaidade, tão intensa quanto retraída, embora já então considerado a primeira figura das nossas letras.

]

Equipe TV Escola
Direção de Produção: Antonio Augusto Silva
Coordenação de Programação: Rogério Soares
Coordenação de Material Didático: Vera Maria Arantes

Produção: Marilda Cabral

Vídeo disponível no site Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/






3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)




Romances: Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, As Minhas de Prata, Diva, Iracema, O Gaúcho, A Pata da Gazela, Sonhos d'Ouro, Til, Alfarrábios, A Guerra dos Mascates, Ubirajara, Senhora, O Sertanejo e Encarnação.

Teatro: O Demônio Familiar, Verso e Reverso, As Asas de um Anjo, Mãe, O Jesuíta.

Crônicas e Autobiografia: Ao Correr da Pena, Como e Porque sou Romancista.

Divisão da Obra Alencariana:

Romance Indianista; Romance Histórico; Romance Urbano; Romance regionalista.





4.1. Género Literário:

O romance Diva de José de Alencar pertence ao período do Romantismo, e é classificado como romance urbano, no qual Alencar retrata a vida carioca de sua época. O romance urbano tem como cenário principal a cidade grande, no caso o Rio de Janeiro, e também retrata a vida e os costumes com tipos femininos complicados, problemas do amor e do casamento, conflitos por questões financeiras e por tantos outros temas.


O autor que inaugurou entre nós o gênero de romances urbanos foi Joaquim Manuel de Macedo, com seu romance A Moreninha que garantiu o pioneirismo neste novo gênero literário.



A história narra o romance entre Emília e Augusto. Emília tinha 14 anos quando Augusto a conheceu era uma menina feia, porém tinha o comportamento de uma donzela.

Em uma manhã de 1855, Geraldo (irmão de Emília) apareceu na casa de Augusto, desesperado pedindo que ele fosse ver Emília, pois estava com muita febre. Eles chegaram à casa do Senhor
Duarte (pai de Emília) mais ou menos uma hora da tarde, a família estava aflita, e Emília ardia em febre além de reclamar de fortes dores no coração.


No quarto ao lado de Emília estava D. Leocádia, ela disse a Augusto que se tivesse que examinar a menina aquele era o momento, pois estava dormindo, acordado nada deixaria o Doutor fazer. Augusto mal se aproximou dela, quando ela acordou e fez um escândalo, Augusto se retirou do quarto no mesmo momento e foi conversar com o Sr. Duarte que pedia mil desculpas pelo comportamento da filha, que havia sido educada muito severamente. Mesmo assim Augusto alertou que a menina estava com pneumonia dupla, mas que trataria dela. E assim foram os dias, Augusto entrava no quarto para examinar a garota e ela fazia um verdadeiro escândalo.

Já havia um mês que Augusto lutava contra a doença de Emília, quando decidiu viajar, foi a Europa e lá ficou por cerca de dois anos. Logo depois que retornou ao Brasil, o Sr. Duarte foi visita-lo e o convidou para ir a sua casa, ao chegar viu na sala uma linda moça, era Emília, porém estava tão diferente que Augusto não a reconheceu. Dias após Augusto se encontrou com Geraldo que o convidou para o aniversario de Julinha, porém ele não pode comparecer. Em uma noite de reunião na casa de D. Matilde, D. Leocádia disse para Augusto tirar Emília para dançar, então ele foi, porém Emília recusou o pedido. E os dias passaram-se, Augusto sempre que podia tentava se aproximar de Emília e ela sempre se esquivava, com essa atitude Augusto imagina que Emília apenas quer usá-lo e humilhá-lo. Até que uma noite Emília aceita dançar com Augusto, no entanto no meio da dança, ele sem querer pisa no vestido dela e rasga-o, Emília fica revoltada e vai embora, e assim ela voltou a ignorá-lo. Até que um dia em Mata- Cavalos Augusto foi convidado para um jantar com D. Matilde, lá ele encontrou Emília que foi desculpar-se com ele, pois reconheceu o quanto foi grosseira durante os dias que se passaram. Naquele mesmo dia no meio de uma conversa, Emília confessou que não acreditava no amor e que jamais amaria alguém, porém ela quis preservar a amizade entre ela e Augusto, no entanto ele já estava apaixonado por ela, e lá mesmo sabendo disso demonstrava medo de ama-lo.

Após isso os dois tiveram uma longa conversa e Paulo fica cada vez mais próximo de Emília, e ela pede a ele que a chame de Mila como os mais próximos chamam, e eles conversam por muito tempo e ele acaba confessando novamente que a ama e ela diz em alta voz e muito séria que não o ama , ele então fica triste porem ela diz que não o ama ainda e que precisa contar-lhe porque , ela diz que tinha muito medo de amar alguém e não ser correspondida por isso ela se guardava o máximo possível pois queria dar seu amor por inteiro aquele que merecesse e que tinha medo de amar e de sofrer uma desilusão.

H avia uma grande reunião em mata-cavalos , e ali houve um baile e como sempre Emilia foi muito galanteada mas começou a passar mal e o Dr Chaves tivera uma conversa com ela e concluiu que ela só estava mal disposta. Após isso Augusto tentava fazer com que Emilia o amasse mais rapidamente e ele acabou pressionando Emilia que a cada tentativa de Augusto se esquivava mais ainda , e após uma conversa com Emilia ela disse que o amor que ele sentia por ela foi apenas declarado devido a sucesso econômico de seu pai, Augusto após ouvir aquilo se enfureceu porém concordou, mas disse que o amor adorador que sentia agora tinha sido substituído por uma vontade de possuí-la contra a própria vontade dela.

E sua palavra foi cumprida porem Emilia o desprezou. Quando Augusto tentou-lhe dar um beijo ela se esquivou mas Augusto percebeu que tinha ela aos seus pés porque mesmo depois de tudo que tinha feito ela ainda o aceitará. Vendo a sua ação completamente errada Augusto pede perdão e em troca recebe uma declaração de amor, Augusto totalmente assustado fecha os olhos e corre.

No dia seguinte Emilia manda uma carta á Augusto , nela confessando todo o amor que sentia por Augusto que só agora ela percebeu que sentia, Augusto de uma certa forma tenta resistir porem seu amor não deixa e ele amará ela de uma certa forma que viveram um ao lado do outro casados e completamente apaixonados.


4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

(Página 14)
"Visitando o negociante, ao entrar na sala uma linda moça, que não reconheci. Estava só. De pé no vão da janela cheia de luz, meio reclinada ao peitoril, tinha na mão um livro aberto e lia com atenção. Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil desta estátua de moça. Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém na mesma delicadeza do porte esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade nos relevos".

O trecho refere-se à parte em que Augusto reencontra com Emilia, depois da viagem feita a Europa. E evidente uma das características principais que estão presente nos romances urbanos de José de Alencar: é a Idealização da mulher, que se comprova neste trecho: "Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis que são hastes de lírio para o rosto gentil". O autor valoriza os traços femininos, destacando minuciosamente todos os detalhes.


4.4. Opinião sobre o livro

Assim como todos os livros de José de Alencar, Diva apresenta uma riqueza de detalhes, que prende a atenção do leitor, e tornam a leitura mais agradável; fazendo com que o leitor acompanhe a história e imagine as cenas dos citados encontros, reuniões e bailes, que eram sempre voltadas ao luxo e ao conforto.

Diva faz uma referência a um perfil de mulher muito cobiçada na sociedade da época, esta que sofreu grandes transformações tanto físicas quanto psicológicas. Característica do período literário, que destaca a instabilidade de personalidade apresentada na personagem do romance.










Caio Gustavo R. da Cruz
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes Brasil
Data de inscrição : 24/02/2012
Pontos : 1869

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 20 Nov 2012 - 12:41

Excelente trabalho. Parabéns.

Nota 20 (10,0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5208

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 23 Nov 2012 - 11:48

Parabens pelo Trabalho!Esta otimo.

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2142

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por nilse martinez em Dom 25 Nov 2012 - 6:35

Parabéns! Fecharam o ano com chave de ouro, tanto aqui no fórum quanto na apresentação em classe. Isto mostra que tudo valeu muito a pena, que vocês saem preparadíssimos para enfrentar a difícil concorrência que há lá fora e que certamente se sairão muito bem, pois competência vocês têm de sobra! Very Happy

nilse martinez
Professora

Número de Mensagens : 240
Idade : 59
Localização : Brasil
Data de inscrição : 04/05/2007
Pontos : 3685

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Camila mattos em Sex 30 Nov 2012 - 3:47

Parabéns pelo trabalho!!!

Camila mattos
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Idade : 23
Localização : Mogi das cruzes -Brasil
Data de inscrição : 05/06/2012
Pontos : 1718

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por camila alves em Sex 30 Nov 2012 - 4:01

muito bom parabéns

camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1903

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por leticia santos em Sex 30 Nov 2012 - 4:04

obrigado, adorei apresentar esse trabalho pois alem de conhecer novas histórias aprendemos mais do passado da nossa literatura, infelizmente é o ultimo Smile

leticia santos
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 18
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes SP
Data de inscrição : 31/03/2012
Pontos : 1792

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Matheus Henrique de Souza em Sex 30 Nov 2012 - 4:09

O trabalho excelente e muito bem exposto

Matheus Henrique de Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1929

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Karina Oliveira em Sex 30 Nov 2012 - 4:14

Um bom trabalho que é aquele preparado por um grupo que trabalha junto...
Muito legal ter apresentado diversos livros ao longo desses anos.. Very Happy

Karina Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes-Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1874

Voltar ao Topo Ir em baixo

Boa Re: DIVA - DE JOSÉ DE ALENCAR

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum