Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Odisséia - Homero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Odisséia - Homero

Mensagem por Leonardo Viegas em Sab 17 Nov 2012 - 12:05

1. Identificação do Livro

1.1. Odisséia
1.2. Homero
1.3. Companhia das letrinhas
1.4. 2002


2. Escolha do livro

2.1. Livros sobre mitologia gregas costumam ser muito interessantes, Odisséia não é diferente.

3. Contextualização do Autor

3.1. Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisséia.
Os gregos antigos geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas estudiosos modernos são céticos: nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica, e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído".
A data da existência de Homero foi controversa na antiguidade e não o é menos hoje. Heródoto disse que Homero viveu 400 anos antes de seu próprio tempo, o que o colocaria em torno de 850 a.C., mas outras fontes antigas deram datas muito mais próximas da suposta época da Guerra de Tróia. A data da Guerra de Tróia foi dada como 1194-1184 a.C. por Erastóstenes, que se esforçou para estabelecer uma cronologia científica dos eventos e esta data tem obtido apoio por causa de pesquisas arqueológicas mais recentes.
Para a ciência moderna, "a data de Homero" refere-se à data de concepção dos poemas tanto quanto à vida de um indivíduo. O consenso dos estudiosos é que "ilíada e a Odisséia datam dos últimos anos do século IX a.C., ou a partir do século VIII a.C., a Ilíada sendo anterior à Odisséia, talvez por algumas décadas", ou seja, um pouco mais cedo do que Hesíodo, e que a Ilíada é o trabalho mais antigo da literatura ocidental. Ao longo das últimas décadas, alguns estudiosos têm defendido uma data do século VII a.C. Aqueles que acreditam que os poemas homéricos desenvolveram-se gradualmente durante um longo período de tempo, entretanto, geralmente dão uma data posterior para os poemas: de acordo com Pausânias, os textos foram compilados na época do tirano ateniense Pisístrato; de acordo com Gregory, tornaram-se textos fixos apenas no século VI a.C.
Alfred Heubeck afirma que a influência formativa dos trabalhos de Homero modelando e influenciando todo o desenvolvimento da cultura grega foi reconhecido por muitos dos próprios gregos, que o consideravam seu instrutor.
Além dessas duas grandes obras, mas sem respaldo histórico ou literário, são a ele atribuídas as obras Margites, poema cômico a respeito de um herói trapalhão; a Batracomiomaquia, paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs, e os Hinos.
Já antes do início do pensamento filosófico, as riquíssimas obras de Homero (Ilíada e Odisséia) tendem a aproximar os deuses dos homens, num movimento de racionalização do divino. Os deuses homéricos, que viviam no Monte Olimpo, possuíam uma série de características antropomórficas.

3.2. Ilíada – poema épico grego, considerado o mais antigo da literatura ocidental. São 15.693 versos que narram os acontecimentos do último ano da Guerra de Tróia (cidade chamada de Ilion pelos gregos).

Odisséia – são 24 cantos que narram a viagem de volta do herói grego Odisseu (Ulisses) da Guerra de Tróia. São 10 anos de aventuras até chegar à Ilha de Ítaca, onde era rei.
4. Conteúdo do Livro

4.1. Mitologia Grega
4.2. O livro odisséia fala sobre a viagem de Ulisses (ou Odisseu) de volta para ítaca após a longa guerra em tróia. Logo após de sair da ilha da ninfa calipso, Ulisses chega à ilha dos feácios, aonde vira amigo do rei, e lhe conta sobre sua jornada após a guerra de tróia, conta como ele chegou à ilha dos ciclopes e cegou um deles, depois conta que chegou a ilha Eólia onde morava Eólo, guardião dos ventos, e sobre sua aventura na ilha de Eélia onde vivia a legendária feiticeira Circe, após ficar um tempo na ilha de Circe, ele vai ao inferno consultar o cego Tirésias para saber sobre seu futuro, logo após sair do inferno passa pela ilha das sereias e pelos rochedos onde viviam os monstros Caríbdes e Cila. E logo após isso perdeu todos os seus homens na ilha do tridente, pois eles desrespeitaram a regra de não ferir nenhum animal na ilha e que logo após isso Ulisses diz que chegou á ilha dos Feácios. Após contar suas aventuras ao rei, Ulisses consegue um barco e retorna para ítaca, no entanto quando chegam lá vários príncipes que pensando que Ulisses estava morto queriam se casar com Penélope (esposa de Ulisses). Como desprezavam Ulisses, ele armou uma emboscada em sua mansão junto com Eumeu, o criador de porcos e Telêmaco (filho de Ulisses). Juntos conseguiram matar todos os pretendentes que tiveram suas levadas para o inferno por Hades. E assim o livro acaba com Ulisses vivendo seus últimos dias ao lado de sua esposa, seu filho e seu povo.
4.3. A parte da emboscada aos pretendentes, ou seja, o clímax do livro
4.4. O livro é muito bom, recomendo para quem gosta de mitologia grega, apesar de ter bem menos ação do que ilíada, as aventuras de Ulisses valem a leitura.

Alunos(N º):Leonardo(15), Silvia(20), Guilherme (12), Bruno(5), Caroline(6).

Leonardo Viegas
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 21
Localização : Mogi das cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1803

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 20 Nov 2012 - 12:05

Parabéns pela apresentação.

Nota 14 (7,0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5207

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por camila alves em Sex 30 Nov 2012 - 4:21

muito bom parabéns


camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1902

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 30 Nov 2012 - 4:22

gostei, parabéns ( :

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1862

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por Matheus Henrique de Souza em Sex 30 Nov 2012 - 4:27

uma das melhores historias desse genêro .E trabalho muito bem discutido

Matheus Henrique de Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1928

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 30 Nov 2012 - 11:44

Parabens pelo trabalho!A apresentação foi muito boa!

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2141

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Odisséia - Homero

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 0:50


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum