Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Helena. Machado de Assis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Helena. Machado de Assis

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Seg 19 Nov 2012 - 9:57

1. Identificação do Livro1.1. Título:Helena1.2. Autor(a):Machado de Assis1.3. Editora:Ediouro1.4. Data da Edição:19992. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

A importância do autor para a literatura que dispertou o interesse pelo livro.

Após a leitura do livro3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu na Rua Nova Livramento,Rio de Janeiro em 1839.Filho de Francisco José de Assis,”Mulato pintor”e de Maria Leopoldina de Assis,”portuguesa ilhoa” e,segundo a tradição,lavadeira.

De garoto pobre e alegre Machado de Assis se tornou em 1897 presidente da Academia Brasileira de Letras.

Casou-se em 1869 com D.Carolina Augustina Xavier de Novais e em 1904 ela morreu .Machado de Assis morreu em 1908.

Joaquim Maria Machado de Assis deixou uma personalidade pura que paira pela literatura,como um simbolo de Nobreza do pensamento e do poder do espirito.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Poesias:Crisálidas(1864);Falenas(1870);Americanas(1875);Poesias Completas(1901).

Contos:Contos fluminenses(1870);Historias da Meia-noite(1873);Historias sem data(1884);Varias historias (1896);Reliquias de casa velha (1906).

Romances da fase romântica:Ressurreição(1864);A mão e a luva(1874);Helena(1876);Iaiá Garcia(1878).

Romances da fase realista:Memórias Póstumas de Brás Cubas(1881);Quincas Borba (1891);Dom Casmurro(1899);Esaú e Jacó(1904);Memorial de Aires(1908).

4. Conteúdo do Livro4.1. Género Literário

Romance com partes romanticas e realistas.

4.2. Assunto (breve síntese)

A história começa com a morte do conselheiro Vale em 25 de abril de 1859.E depois do velorio,Camargo pergunta para o filho do Conselheiro que é Estácio se o pai dele tinha deixado algum testamento,mas ele não sabia,mas decidem procurar e acham,e de repente a expressão do Camargo ficou diferente e fala que o Conselheiro tinha cometido um erro,e ele sai da casa,deixando o filho e a irmã do conselheiro,D.Ursula com essa duvida e ficaram pensando em que erro seria esse.

No dia seguinte abrem o testamento e descobrem que o erro que o Camargo tinha falado no dia anterior,era o reconhecimento de uma filha do conselheiro,e isso não agradou muito a D.Ursula,e o Estácio aceitou essa meia irmã.E em poucas semanas Helena foi morar com eles.

No começo quase todo mundo a recebeu com certa hesitação mas aos poucos Helena conseguiu conquistar quase todo mundo,exceto o Camargo e a D.Ursula.

Um dia Estácio viu Helena no jardim lendo uma carta e ele ficou com ciumes.

Dias depois,D.Ursula ficou doente e quem cuidou dela foi Helena que quase não saia de perto dela,quando a tia melhorou,esta agradeceu a Helena por cuidar dela.E Conforme o tempo passava Helena se tornava cada vez mais importante para a familia.

Em um baile que teve Camargo pede a opnião de Helena sobre a relação de Estácio e sua filha,se realmente os dois iriam se casar,e ao conversarem Camargo fala para ela que sabia que ela visitava as 6 da manhã uma casa velha e pobre,e ela ficou livida.

E no começo do ano Helena consegue convencer Estácio de pedir a mão de Eugenia(filha de Camargo) em casamento,e em pouco tempo fariam o casamento.Porem a madrinha de Eugeniaficou doente e os pais decidiram visita-la em Cantagalo,mas Eugenia so iria caso Estácio fosse com ela e depois de muita insistencia Estácio foi viajar junto.E durante os dias que Estácio estava longe de casa,Helena acaba decidindo se casar com Mendonça(amigo de Estácio),quando Estácio soube da noticia volta imediatamente para casa,e tenta convence-la de se casar com outro,mas ela não muda de ideia.

Estácio,o padre Melchior e D.Ursula descobrem depois que Helena não é filha do Conselheiro.Estácio e o padre decidem conversar com pais de Helena que era Salvador,e que conta para eles o seu passado e como o Conselheiro conheceu a Helena.

E Helena pede para eles deixarem ela sair da casa,ja que descobriram o segredo dela,mas eles não deixam,e ela ficou muito triste e doente,e piorou ao saber que o pai biologico dela tinha sumido e desejou até morrer.Durante 7 dias o estado de saúde dela não foi muito estavel, depois desses dia ela acabou morrendo.Todos ficaram triste com a morte dela.

E na casa do Camargo,Eugenia recebeu o terceiro beijo do pai.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

"Minha boa filha. Sei pelo Vicente que alguma coisa aí há que te aflige. Presumo adivinhar o que é. O Estácio esteve comigo, logo depois que daqui saíste a última vez. Entrou desconfiado, e deu como razão ou pretexto a necessidade de curar algumas feridas feitas na mão. Talvez ele próprio as fizesse para entrar aqui em casa. Interrogou-me; respondi conforme pedia o caso. Supondo que ele soubesse de tuas visitas, não lhe ocultei a minha pobreza; era o meio de atribuí-las a um sentimento de caridade. A virtude serviu assim de capa a impulsos da natureza. Não é isso em grande parte o teor da vida humana? Fiquei, entretanto, inquieto; talvez lhe não arrancasse o espinho do coração. Pelo que me disse o Vicente, receio que assim acontecesse. Conta-me o que há, pobre filha do coração; não me escondas nada. Em todo caso, procede com cautela. Não provoques nenhum rompimento. Se for preciso, deixa de vir aqui algumas semanas ou meses. Contentar-me-ia a idéia de saber que vives em paz e feliz. Abençôo-te, Helena, com quanta efusão pode haver no peito do mais venturoso dos pais, a quem a fortuna, tirando tudo, não tirou o gosto de se sentir amado por ti. Adeus. Escreve-me. — Salvador."

"P.S. Recebi o teu bilhete. Pelo amor de Deus, não faças nada; não saias daí; seria um escândalo."

Esse trecho seria a carta que Salvador pai de Helena tinha mandado para ela,e que esta deu para o padre ler,em seguida Estácio e D. Úrsula descobrem que Helena não é filha biológica do conselheiro.

“Ao sentir o braço de Estácio, Helena estremeceu e fez um movimento para arredá-lo de si; mas a fraqueza traiu-lhe o pudor. Ela fitou no moço uns olhos de corça moribunda; as pernas fraquearam, e o corpo esmorecido iria a terra, se lho não sustivessem as mãos de Estácio.

— Deixe-me morrer! murmurou ela.

— Não! bradou o mancebo.”

Esse livro tem um pouco de características românticas e realistas, e pode se perceber neste trecho uma forte característica do romantismo que seria o desejo de morrer.

4.4. Opinião sobre o livro

O livro é facil de ser entendido e a história dele é muito interessante e prende a atenção dos leitores por causa do suspense de cada final de Capitulo.

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Pontos : 2136

Re: Helena. Machado de Assis

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Seg 19 Nov 2012 - 11:04

Nomes: nº

Beatriz 03

Bruna 04

Natalia 18

Beatriz Massami Watanabe