Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Madalena - Cristiane Dantas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Madalena - Cristiane Dantas

Mensagem por Jessica Suemi em Seg 19 Nov 2012 - 16:46

1. Identificação do Livro

1.1. Madalena

1.2. Cristiane Dantas
1.3. Editora Brasil do Ministerio da Educação
1.4. novembro de 2006


2. Escolha do livro

2.1
. pelas pequena sinopse que se encontra no livro, nos interessou por ser uma historia romatica como se fosse amor a primeira vista, onde a Madalena enfrenta diversos desafios na sua vida. E a historia traz momentos em que membram da realidade.

[b]3. Contextualização do Autor


3.1.
Cristiane Dantas é uma escritora carioca, novata nos livros, mas veterana no da leitura e da escrita. Desde pequena gostava de historias em quadrinhos. E aos 9 anos gostava de brincar de escritora.[/b]


E seu primeiro livro conta uma comovente historia, repleta de lições de vida, superações e de humaidade.




4. Conteúdo do Livro



Nelson juntamente com Manuel observava o por do sol que se caía atraz do morro em seu terreno. Conversavam sobre a proposta feita por Maneco (Manuel), que se tratava da troca de terreno pela mão de Madalena. Nelson com excelente proposta aceitou pois iria sauir no lucro. Mas sua familia achou um absurdo por ele aceitar esta proposta para entregar a mao de sua propria filha a uma pessoa bem mais velha e que vivia bebendo.

João sendo irmao de Madá, se sentiu na obrigação de protege-la, tendando defender com suas argumentações em que Maneco não é um bom homem a Madá, mas Nelson logo se irrita por sua voz ser mansa e ofende-o dizendo que João nao serve pra nada, nem mesmo pra cuidar da fazendo e sendo uma pessoa sem utilidade não havia nada a falar para defender Madá.

Rubina sendo mãe de Madá, não houve escolha, teve que aceitar a decisão de Nelson. Pois ele nao era homem de voltar atraz com suas palavras por mais que Madá disse a ele que nao queria casar com ele porque Maneco nao prestava. Mas mesmo assim ela respeitou a ordem de seu pai mas pediu uma condição de fazer seu curso em Salvador. Seu pai aceita esta condição pois ele percebeu que Madá precisava viver um pouco de sua vida antes de se casar.

Apos um tempo, Madá teve seu primeiro filho que se chama Francisco (bebê Chiquinho), a um certo dia foi ate a casa de sua mae em que torrava castanha de caju no fundo da casa tranquilamente quando derrepende Madá chega e conta sobre o ocorrido em sua casa, em que Maneco tentava sufocar seu propro filho com um travesseiro, desde entao Madá resolve sai de sua casa imediatamente. Fez suas malas na casa de sua mae e se mudu para casa de João.

Conforme o tempo foi se passando Francisco não se passava a se chamar mais de Chiquinho, e Madá foi ficando mais velha. E Francisco chegou a um certo ponto em que naoaguentava mais sua mae, porque ela sempre perguntava perguntando se ele estava bem, e dizia tambem que estava preocupada.

Madá com sua idade avançada, fazia as coisas da casa e ate entao resolveu mudar as coisas da casa, onde a televisao caiu sobre ela. Apos isso Mada correu ate o quarto de seu filho chmando-o de Chiquinho, Francisco achou que ela estava passando dos limites pelas sua preocupações e internou em um asilo. Depois de quinze anos Madá foi encontrada morta na cama em uma situação muito feia, e depois de seu interro Francisco ficou deprimido se sentindo um pouco de culpa e ao se deitar chorou pensando em sua mae Madalena.




4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

Quinze dias depois, uma segunda feira, o telefone tocou na casa de Francisco antes da seis da manhã: Madalena tinha sido encontrada morta na cama. Foi enterrada com o corpo arqueado; seu rosto se contorcia e os olhos que já tinham sido azuis estavam entreabertos numa expressão de dor.


4.4. Opinião sobre o livro

O livro interessante onde todos os componentes do grupo gostou, porque a historia trata da realidade onde mostra o machismo da sociedade.





Andressa Morais

Erika Biasotti

Jessica Suemi

Sergio Akira

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1975

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madalena - Cristiane Dantas

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 20 Nov 2012 - 11:26

Parabéns pela apresentação.

Nota 13 (6,5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5208

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madalena - Cristiane Dantas

Mensagem por camila alves em Sex 30 Nov 2012 - 4:18

muito bom parabéns

camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1903

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Madalena - Cristiane Dantas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum