Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Os Miseráveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Miseráveis

Mensagem por stefanymelo27 em Qui 18 Abr 2013 - 16:49

1. Identificação do Livro

1.1. Os Miseráveis
1.2. Victor Hugo
1.3. Cecilliany Alves
1.4. 1º edição

2. Motivos que levaram à escolha do livro
Entre os vários livros vistos, achamos este interessante pelo tema que ele aborda onde são relatados desde atitudes mesquinhas a grandes gestos de desprendimento e bondade e por conter histórias de fugas, trapaças e amor.

3. Contextualização do Autor

3.1. Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802 e faleceu em 1885, em Besaçom, na França. Seu pai era um general de Napoleão. Em 1812 foi para Paris com sua mãe, quando aos catorze anos começou a escrever poemas e um ano depois ganhou um prêmio da Academia Francesa. Em 1822 era conhecido como líder do movimento romântico da França. Em 1848 se exilou na companhia de amigos e de sua amada, a atriz Juliette Drouct, o que inspirou um de seus maiores livros. É considerado o principal nome do romantismo francês, e escreveu muitos poemas e romances lembrados até hoje. Sua obra supera seu tempo, pois retrata com profundidade a condição humana e todos os níveis da sociedade, dos nobres aos excluídos.

3.2. Outras Obras do Autor
• O corcunda de Notre Dame
• Os trabalhadores do mar
• O homem que ri
• Noventa e três
• As vozes internas

4. Conteúdo do Livro

4.1. Romance brasileiro
4.2. Jean Valjean um ex condenado das Gales, após passar 19 anos preso, foi pedir ajuda na casa do bispo Monsenhor Bemvindo, após o jantar ele roubou os talheres da casa, porém foi encontrado mais tarde pelos policiais onde o levaram até o bispo que mentiu dizendo que ele havia dado os talheres. Então Jean foi embora da cidade aparentando fugir.
Nessa época vivia em Paris uma costureira chamada Fantine que procurava alguém para cuidar de sua filha Cossete e encontrou o casal Thenádier, onde enviava dinheiro como forma de pagamento. Mas logo a fábrica que ela trabalhava a mandou embora e sem ter o que fazer ela começou a se prostituir para pagar continuar pagando o casal, o que não adiantou quase nada, pois logo veio a falecer. Com isso, Madelene que era outra identidade de Jean Valjean resolveu cuidar de Cossete conforme Fantine havia pedido , então ele comprou a menina e em uma de suas fugas acabou morando em um convento com ela, sempre demonstrando muito amor e carinho pela menina. Porém logo foi descoberto, por mudar muito de identidade, temendo o que poderia acontecer decidiu mudar para a Inglaterra porém pensando bem sobre isso, decidiu ficar e batalhar com Marius, sendo um dos poucos sobreviventes da barricada. Após Marius se recuperar dos ferimentos pediu a Cossete em casamento, algo que Jean não queria mas acabou deixando. Um tempo depois Marius quis que Jean se afastasse de Cossete por causa dos crimes que ele cometia, mas Thenardier lhe contou a história verdadeira da vida de Jean, um homem que passou a vida inteira cheia de sofrimentos e que salvou Marius de uma morte certa na batalha. Sabendo desses fatos, Marius resolveu se reconciliar com Jean e ambos se perdoaram. Porém Jean Valjean estava mal de saúde, onde veio a falecer e feio enterrado em uma cova rasa, longe de todos os mausoléus, como ele queria não havia nada escrito em seu túmulo.

4.3. Citação favorita
“Ele dorme. Embora a sorte lhe tenha sido adversa
Ele viveu. Morreu quando perdeu seu anjo;
Partiu com a mesma simplicidade
Como a chegada da noite após o dia”
(pág. 124)

4.4. Opinião sobre o livro
O livro é um dos melhores que já lemos, pois é de fácil entendimento e nos faz refletir e entender sobre os valores, como por exemplo, que por pior que uma pessoa pode ser, sempre há bondade e consciência no coração.

Nomes: Helen, Janaína, Stefany e Wellington

stefanymelo27
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Idade : 20
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 29/03/2013
Pontos : 1363

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Miseráveis

Mensagem por Larissa Cristina Raimundo em Dom 21 Abr 2013 - 12:50

Gosto muito desse livro, pois também acho de fácil entendimento. Além de que, a história prende o leitor, nos fazendo refletir.... I love you

Larissa Cristina Raimundo
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 20
Localização : Mogi das Cruzes - SP
Data de inscrição : 16/03/2013
Pontos : 1424

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum