Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Livro: A lua de Joana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Livro: A lua de Joana

Mensagem por ana luisa em Sab 9 Dez 2006 - 0:29

Titulo do livro: A Lua de Joana

Autor: Maria Teresa Gonzales

Editora: Verbo

Sobre o autor:
Maria Teresa Maia Gonzalez é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Co-autora da colecção “O Clube das Chaves”, da qual já se publicaram 21 volumes, é autora de inúmeras outras obras, incluíndo vários títulos premiados. “A Lua de Joana”, o seu maior sucesso editorial, já conta com 17 edições e 220 000 exemplares vendidos. Os seus livros, como por exemplo, “O Pai no Tecto”, tem sido igualmente bem recebido pelos jovens leitores e professores. Recentemente também começou a escrever uma fantástica colecção de peças de teatro, chamada “Um Palco na Escola”, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país.

Desenvolvimento do Livro:
A melhor amiga da Joana, Marta, morreu devido ao consumo de drogas, e a Joana, depois da sua morte decidiu começar a escrever cartas à sua amiga. A Joana tinha uma relação dificil com os pai e o irmão, sendo a sua avó a única pessoa que mantinha uma relação saudável. Joana era uma aluna exemplar. Quando começaram as aulas, a o lugar da Marta estava vazio, ninguém se quis sentar lá , o que fez com que a Joana se sentisse ainda pior. Quando a mãe da Joana quis modificar a casa, a Joana pediu-lhe um baloiço em forma de lua para pendurar no tecto do seu quarto branco, onde ela escreve as cartas à sua amiga. A Joana não entendia como a Marta foi tão parva ao ponto de se drogar. Mais tarde, o irmão de Marta, Diogo, desenvolve uma amizade com Rita, a que vendia a droga a Marta. Ele mesmo começa então a drogar-se. Marta faz amor com ele, perdendo a sua virgindade. Para ela foi estranho, sentia-se envergonhada e ainda pior do que já estava. Entretanto a avó de Joana, o seu único apoio após a morte de Marta, morre. Joana conhece então Rita que a leva a entrar também no mundo da droga, pois Joana pensa que mé um refúgio para a sua dor. Com o efeito da droga tatua um relogio no pulso. Após admitir que é drogada, Joana entra num programa de desintoxicação.

Opinião:
Foi o mehor livro que já li. É de fácil compreensão e interessante. Li-o em três dias. Recomendo-o a toda a gente, adolescentes e adultos.O livro retrata um problema muito comum na actualidade, as drogas, as amizades que no fim não valem nada, a morte, a falta de tempo dos pais e as consequências. No fim do livro não consigo entender se a Joana morre também ou fica curada. Passo a citar : "Querida Marta,
Esta noite tive o pesadelo mais incrível de sempre!...Eu estava sozinha num lugar que parecia o céu, mas não era... Comecei a subir as escadas e, quando cheguei quase o cimo, vi que estava alguém à minha espera. Era uma espécie de anjo, com um manto escuro, mas não tinha cara... percebi que tinha de segui-lo...
Que é isso? (perguntou a mãe ao pai)
São cartas... da Joana...
Encolheu as pernas lentamente e fixou os olhos inchados naquele baloiço estranho suspenso no tecto em forma de lua.
Desapertou a correia do relógio e pousou-o devagar sobre a mesinha. Agora, tinha todo o tempo do mundo. para quê?"
Question
Reparei também que ao longo do tempo, conforme Joana ia perdendo a sua inocência, ia enchendo as paredes do seu quarto, inicialmente brancas (que simboliza a inocência, a pureza) de posters de cores variadas.

ana luisa
Letra
Letra

Número de Mensagens: 7
Pontos: 2894

Leitor continuação da ficha de leitura

Mensagem por ana luisa em Sab 9 Dez 2006 - 1:19

esqueci-me de colocar alguns tópicos na ficha de leitura. Vou colocá-los agora lol!

Data de Edição: Outubro de 1994

Motivos que levaram à escolha do livro: Escolhi este livro porque ouvi falar muito bem dele. Apesar disso tenho de admitir que também me cativou o facto de não ser muito extenso, os livroos extensos não me dão vontade de os ler até ao fim.

Género Literário: Não sei bem, talvez algo dramático

Citações favoritas:
"Querida Marta,
Fui ter com um amigo da Rita e mandei fazer uma tatuagem no pulso: um relógio... Agora tenho um relógio eternamente parado nas zero horas.
Pelo menos este não poderei vender... a minha mãe teve uma crise de nervos quando me viu o braço e deu-me uma estalada. Não senti a dor, porque já tudo me doía.
Quando o meu pai chegou a casa, depois do jantar, deu-me uma fúria, e, por momentos, senti uma enorme vontade de levantar o braço, pôr-lhe em frente da cara e berrar com toda a força "Agora sei sempre a que horas vais chegar, Pai! Este relógio é o único que tem as tuas horas! Estás contente?!"

ana luisa
Letra
Letra

Número de Mensagens: 7
Pontos: 2894

Leitor Re: Livro: A lua de Joana

Mensagem por Ana em Sab 9 Dez 2006 - 10:59

Olá Ana Luísa.

Eu também já li o livro e apesar de não o considerar como um dos melhores que já li, gostei muito dele.

A Joana morre mesmo no fim. Se gostaste deste livro, podias ler "Os herdeiros da Lua de Joana". É uma continução da "lua de Joana", mas em forma de peça de teatro. Relata os efeitos da morte de Joana naqueles que a conheciam.

Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens: 561
Pontos: 2895

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Dom 10 Dez 2006 - 0:21

Eu nunca li o 2º esse que é estilo peça de teatro, mas a lua de joana foi um dos livros que li quando era mais nova tbm li o "guarda da praia" acho que é da mesma escritora ( n tenho a certeza )

Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens: 741
Pontos: 2902

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Dom 10 Dez 2006 - 11:19

Sim, é uma peça de teatro

Também li o "Guarda da praia". Também gotei desse livro. E sim, é da mesma autora.

Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens: 561
Pontos: 2895

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 11 Dez 2006 - 23:36

Leitura registada!

study

Filipe Azevedo