Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Como água para chocolate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Elfo Como água para chocolate

Mensagem por Ana em Dom 7 Jan 2007 - 5:29

O livro que escolhi para apresentar agora chama-se Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel. Eu já li este livro há algum tempo, por isso a apresentação será feita em breve.

Eu escolhi este livro porque as pessoas que eu conheço que já o tinham lido, diziam muito bem dele. Por isso resolvi lê-lo. Very Happy
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4102

Folha de personagem
Guardião secular:

Elfo Re: Como água para chocolate

Mensagem por Ana em Dom 7 Jan 2007 - 15:04

Aqui está a apresentação

Nome: Ana Costa
Nº, Ano e Turma: nº 1, 11ºG

Motivos de escolha do livro:

Apesar de já ter escrito anteriomente os motivos que me levaram à escolha deste livro, vou repetir aqui.
Eu escolhi este livro porque as pessoas que eu conheço que já o tinham lido, diziam muito bem dele. Por isso resolvi lê-lo.

Título: Como Água para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
Editora: Edições Asa
Data de edição: 1ª edição em Maio de 1993; 26ª edição em Abril de 2004
Curiosidades: Existe a adaptação cinematográfica deste livro e o seu guião foi escrito pela própria autora e o filme realizado pelo seu primeiro marido, Alfonso Arau. Este filme teve muito sucesso, tendo recebido vários prémios e nomeações, entre elas uma nomeação para os Globos de Ouro americanos na categoria de melhor filme estrangeiro.

Laura Esquivel

Biografia

Nasceu a a 30 de Setembro de 1950 na Cidade do México. Iniciou a sua vida profissional como educadora de infância, passando depois a escritora e argumentista. Escreveu o guião de Chico Guán, El Tacos de Oro, com o qual obteve a nomeação para o prémio Ariel da Academia de Cinema do México e escreveu também o guião da adaptação cinematográfica do seu livro Como Água para Chocolate. Este foi o seu primeiro romance, publicado no México em 1989.
Hoje em dia, é casada com um dentista e divide o seu tempo entre Nova York e a Cidade do México, onde vive e está a ponderar uma nova parceria profissional com o seu ex-marido, Alfonso Arau, para outro projecto cinematográfico.
Laura Esquivel é uma das escritoras sul americanas de maior sucesso na actualidade.

Outras obras:
- A lei do amor;
- Tão veloz como o desejo;
- Malinche;
- A pequena estrela do mar (fábula);
- Intimas suculências (Tratado filosófico de cozinha) (não romanceado);
- O livro das emoções (não romanceado)

Como Água para Chocolate

Género: Romance

Assunto:

Esta é a história de Tita de la Garza, filha de Elena e irmã de Gertrudis e Rosaura.
Tita é um jovem mexicana que sonha vir a casar-se com Pedro Muzniz. No entanto, quando este pede a Elena a mão da sua filha, esta diz que não; como Tita é a irmã mais nova, deve abdicar do matrimónio para ficar a cuidar dos seus pais. Pedro, mesmo assim e apesar de relutantemente, acaba por se casar com umas das irmãs de la Garza: Rosaura. Contudo, é Tita quem ele ama e o facto de estar casado com Rosaura não o impede de por vezes, se encontrar com a sua amada às escondidas.
Ao longo da história, vão surgindo novas personagens: Roberto, filho de Pedro e Rosaura e que morre ainda em criança pequena quando os seus pais se mudam para os EUA e cuja morte afecta muito Tita; Dr. Jonh Brown, que é quem trata de Tita quando esta sofre o seu choque com a morte de Roberto e que e apaixona por ela; Esperanza, segunda filha de Pedro e Rosaura e que em adulta se casa com o filho de Jonh Brown, Alex.
No fim, quando já a mãe Elena e Rosaura morreram, Tita e Pedro podem finalmente viver a sua paixão sem quaisquer barreiras. No entanto, Pedro morre de repente e Tita tenta suicidar-se ao engolir uma série de fósforos. Nesse momento, o rancho começa a arder e ela morre junto de Pedro.
A história é narrada pela sua sobrinha-neta, filha de Esperanza e de Alex.

Citações preferidas:

"Ah,e sugiro que para a próxima vez que se apaixonar não seja tão cobarde." (Tita a discutir com Pedro)

"Que diferença entre esta e a infeliz boda de Pedro e Rosaura, quando todos os convidados acabaram intoxicados. Agora, pelo contrário, ao provarem os chiles em nogado, em vez de sentirem uma grande nostalgia e frustação, todos tinham uma sensação parecida com a de Gertrudis quando comeu as codernizes em pétalas de rosas."

Opinião sobre o livro:

Como Água para chocolate é um livro diferente. Há uma grande ligação com o mundo da culinária. O próprio livro está dividido de uma forma que não é muito usual: existem doze capitulos, cada um com o nome de um mês do ano e também com o nome de uma receita tipicamente mexicana e ao longo desse capítulo, não só é discrita a maneira como a receita deve ser preparada, como também vemos a forma como se encontra relacionada com os personagens.
Neste livro, a comida tem um papel muito importante. Quase que pode ser considerada como uma personagem da história, já que é através de si que todas as emoções se tornam mais claras. Este fenómeno deve-se ao facto de a comida adquirir um gosto especial em função do estado de Tita quando as prepara, fazendo com que as pessoas que estão a saborear a comida, experimentem diversas emoções. É um pouco dificil explicar esta parte, daí que talvez eu não esteja a ser muito clara. Acho que só mesmo lendo o livro é que seria entendido melhor este fenómeno.
Para além disso, penso que este livro demonstra bem o tipo de mentalidade da altura: mostra como as pessoas podiam ser muito tradicionalistas, conservadoras e castradoras.
Aconselho este livro a todos, especialmente a quem gosta de romances deste género. É um livro pequeno, que se lê muito bem e cuja linguagem é acessivel. Por vezes surgem alguns termos que não conhecemos; por isso mesmo, o livro tem no final um pequeno glossário onde explica o significado dessas palavras.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Seg 8 Jan 2007 - 12:30

Oláaa Ana! Very Happy
eu não sei se tenho esse livro aqui em casa mas o titulo nunca me foi estranho!cyclops
Gostei da apresnetação;) mas a historia é muito tragica ....lol Razz

BeijO Like a Star @ heaven
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4109

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Seg 8 Jan 2007 - 13:28

lol, sim, é verdade: a história é um pouco trágica. Mas mesmo assim, tem momentos muito engraçados.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Linda Oliveira em Seg 8 Jan 2007 - 14:20

eu gostei da tua apresentação. e parece ser interessante vou ver se leio algum livro dessa escritora.
Linda Oliveira
"Best Seller"

Número de Mensagens : 348
Pontos : 4101

Mensagem por Ana em Seg 8 Jan 2007 - 14:27

Por acaso, desta escritora, ainda só li este livro. Talvez qualquer dia leia outro.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Ter 9 Jan 2007 - 11:59

Ana escreveu:lol, sim, é verdade: a história é um pouco trágica. Mas mesmo assim, tem momentos muito engraçados.

Não digo que não... Razz aquele bocadinho que eu e a Linda lemos antes de entrar para aaula ate paraceu engraçadito tongue
E a prof de Geo a ler as receitas... eeehehehehe Very Happy

beijinhO
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4109

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Ter 9 Jan 2007 - 12:40

lol, pois, é verdade.