Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"O Perfume"-Karol 11ºD

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor "O Perfume"-Karol 11ºD

Mensagem por karol em Dom 18 Fev 2007 - 7:59

Carolina Paulino
11ºD nº7


1. Identificação do Livro:
1.1 Nome do livro:
"O Perfume – História de um assassino";
1.2 Autor:
Patrick Süskind
1.3 Editora:
Editorial Presença
1.4 Data de Edição: 32ºedição – Lisboa, Outubro, 2006; 1º edição – Lisboa, Dezembro, 1986

2. Escolha do Livro:

2.1 Escolhi este livro porque pois é um livro interessante, visto que narra uma história de um assassino, marcado por uma obsessão desde o seu nascimento…

3. Contextualização do Autor:

3.1 Alguns dados biográficos:



Nacionalidade: Alemanha

Curriculum: Nasceu a 26 de Março de 1949 em Ambach, Starnberger Lake, Baviera. De 1968 a 1974 estudou história medieval e moderna, em Munique e em Aix-en-Provence. Nos anos 80 trabalhou como guionista para o meio televisivo ainda antes de escrever «O Perfume». O seu segundo romance «A Pomba», mais tarde adaptado para teatro subiu ao palco do BAC Teatro (Londres) em Maio de 1993. Foi também autor de «O Contrabaixo», a peça de teatro que teve a sua estreia em 1981, em Munique, tornando-se desde então uma das peças mais representadas na Alemanha, Suíça e Aústria. O seu conto «The Story of Mr Sommer» (1992) atingiu, tal como «O Perfume», um estrondoso sucesso em todo o mundo. Patrick Süskind vive actualmente em Munique.


3.2 Outras Obras da Autora:

SOBRE O AMOR E A MORTE

A POMBA

O PERFUME


4. Conteúdo do Livro:
4.1 Género Literário: Este tipo de literatura é uma narrativa.


[color=darkolivegreen] 4.2 Assunto:[color:8b0f=black:8b0f] O livro conta a história de um homem sem cheiro próprio mas que possui um olfacto extraordinariamente apurado.

A história situa-se no século XVIII, em quatro diferentes cidade de França: Paris, Auvergnr, Montpellier e Grasse. O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a sua mãe, que algumas semanas depois foi executada por infanticídios (pelos homicídios dos seus anteriores bebés), vendia peixe. Grenouille possui duas características excepcionais, a primeira, era que ele não possuía odor, o que assustou a sua ama, que recusou amamenta-lo, e as crianças com quem ele viveu no orfanato, mas que lhe permitiu passar totalmente despercebido. Durante a história, essa ausência de odor, de que ele se dá conta quando já é adulto, será compensada pela criação de perfumes mais ou menos atraentes, que Grenouille utiliza de acordo com as circunstâncias a fim de ser ou não notado pelos outros; a segunda é que ele tinha um olfacto extremamente desenvolvido, o que lhe permitia reconhecer os odores mais imperceptíveis. Conseguia cheirá-los por mais longe que estivessem e armazenava-os todos no seu nariz. Esse olfacto é a sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional.

Durante a sua vida teve vários acidentes e doenças, trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e depois como aprendiz de perfumista e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu várias técnicas para a criação de um perfume.

Grenouille um dia encontrou uma jovem, com um perfume totalmente diferente de todos os outros milhares de perfumes que ele guardava na memória, e acaba por matá-la, com as suas próprias mãos, de tanto desejar apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar (26 jovens a contar com ela), em busca do perfume perfeito, pela morte sucessiva de 25 jovens só em Grasse, é condenado à morte, mas escapa-se pois utiliza a mistura desse 25 odores, provocando nos espectadores emoções de desejo e admiração.

No final da história, Grenouille volta a Paris e é devorado aos bocados por cerca de 30 pessoas devido ao efeito do perfume que tinha posto: um final trágico e inesperado para o protagonista.

A acção divide-se entre o mundo dos perfumes, traduzido pelo título "O Perfume", que servem para encobrir o mundo dos fedores, dos crimes e da hipocrisia que caracterizam a cidade de Paris no século XVIII.

4.3 Citações favoritas:

Não houve nenhuma citação que se destacasse!

4.4 Opinião sobre o livro:

Gostei deste livro porque mostra como pode ser a mente de um assassino sem escrúpulos, Grenouille vivia só com um objectivo, encontrar o perfume perfeito, para ele próprio adquirir odor, sendo o tipo de pessoa que não sente compaixão por ninguém e nem tem remorsos quando mata. Por outro lado, do que me tinha contado parecia muito mais interessante, tenho que dizer que me decepcionou, pois estava à espera de muito mais. Mas apesar de tudo gostei…

Curiosidade: Estreou em 14 de Setembro de 2006 um filme que foi baseado neste livro e com o mesmo nome “O Perfume”, realizado por Tom Tykwer.
avatar
karol
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 27
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 23/09/2006
Pontos : 3986

http://Karol-Sadina.hi5.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: "O Perfume"-Karol 11ºD

Mensagem por Rute em Dom 18 Fev 2007 - 15:05

Eu vi o filme... e digo-te não há coisa mais igualzinhaaaa!! ehehehehe
foi a melhor adaptação para cinema que já vi! O filme esta muito bom e muito fiel!
Razz
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 3997

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: "O Perfume"-Karol 11ºD

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 19 Fev 2007 - 6:15

Registei!

What a Face

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15850

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: "O Perfume"-Karol 11ºD

Mensagem por TiagoF em Seg 19 Fev 2007 - 14:27

li este livro o ano passado, fui motivado a ler este livro... e foi o melhor que já li! foi o primeiro livro que comprei para ler e achei que valeu msm a pena...
o grande poder de descrição que o autor no transmite... imaginamos... e no filme nao podia haver melhor resultado

tanto o livro como o filme gostei muito de ler e de ver!
avatar
TiagoF
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Data de inscrição : 19/09/2006
Pontos : 3990

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: "O Perfume"-Karol 11ºD

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum