Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Eragon" de Christopher Paolini

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por SaraJ. em Seg 19 Fev 2007 - 4:16

Professor estou a acabar de fazer a minha ficha de leitura sobre o livro Eragon, ja conclui a leitura e brevemente apresentarei a ficha!

Obrigado Smile

SaraJ.
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 18
Pontos : 4086

Re: "Eragon" de Christopher Paolini

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 19 Fev 2007 - 6:19

Está muito bem.

Podias já ter colocado aqui a primeira parte da ficha que é a identificação do livro...

Ficamos à espera que nos dês a tua opinião do livro!

cheers

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15967

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por SaraJ. em Seg 19 Fev 2007 - 10:49

Eu sei professor, só nao o fiz porque li o livro da biblioteca e depois de o ler entreguei-o e esquecime de tirar a editora e a data de edição por isso vou ver na quinta e depois ja tenho a ficha completa meto aqui logo tudo!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por SaraJ. em Qui 22 Fev 2007 - 17:02

“Eragon” de Christopher Paolini

Ficha de Leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Eragon
1.2. Autor(a): Christopher Paolini
1.3. Editora: Edições Gailivro, lda
1.4. Data da Edição: 2ª edição, Setembro de 2004

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro: Escolhi este livro porque umas amigas que já tinham lido me disseram que era muito bom e que tinha aspectos relacionados com a fantasia como os livros do Harry Potter e O senhor dos anéis, livros que gostei muito de ler.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nacionalidade: Estados Unidos da América
Nascimento: 17 de Novembro de 1983

Christopher Paolini nasceu no dia 17 de Novembro de 1983 no sul da Califórnia, é um jovem autor, apaixonado por fantasia e ficção científica.
Excepto alguns anos em Achorage, no Alasca, passou a vida inteira no Paradise Valley, em Montana, onde ainda reside. Vive com os pais e a sua irmã mais nova, Angela, numa rústica casa de fazenda de dois andares nas margens do rio Yellowstone. A fantástica paisagem natural que este escritor tem em sua casa contribuiu para o ambiente de Eragon. Christopher foi educado pelos seus pais e frequentemente escrevia pequenas histórias e poemas, fazendo visitas à biblioteca e lendo muito.
Curiosidades: Christopher Paolini começou a escrever Eragon aos 15 anos, quando terminou o ensino médio. Christopher cresceu ouvindo muita variedade musical, mas a clássica influenciou a sua imaginação e ajudou-o a escrever. Ele ouvia frequentemente Mahler, Beethoven e Wagner enquanto escrevia Eragon. A batalha final de Eragon foi escrita a ouvir Carmina Burana, por Carl Orff.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
“Eragon” é o primeiro romance deste autor e é o primeiro volume da Trilogia da Herança, o segundo volume desta trilogia também já foi lançado e denomina-se “Eldest”, o terceiro volume consta que está já a ser escrito pelo autor e irá provavelmente denominar-se “Empire”.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
Eragon é um jovem rapaz de quinze anos que fica chocado ao encontrar uma pedra azul polida nas montanhas conhecidas por Espinha. Pensando que a podia trocar por dinheiro Eragon leva a pedra para a quinta onde mora com o seu tio, Garrow, e o seu primo, Roran. Garrow e a sua falecida mulher, Marian, criaram Eragon. Nada se sabe do seu pai e a mãe, Selena, era irmã de Garrow e desde o nascimento de Eragon que se deixou de saber dela.
Um dia a pedra racha e dela emerge uma cria de dragão, a pedra era então um ovo de dragão. Quando Eragon lhe toca, surge uma marca prateada na sua palma e é forjado um laço inquebrável entre as suas mentes, tornando Eragon num dos lendários Cavaleiros do Dragão. Com medo que o seu tio não o deixasse tratar de Saphira (era este o nome que ele dá ao dragão), Eragon decide cuidar dela às escondidas.
De um dia para o outro, Eragon, vê a sua vida mudar radicalmente, vê-se é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Brom, que lhe ensinara muito. Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei, Galbatorix, que utilizou o seu poder para conquistar Alagäesia e cuja maldade não conhece fronteiras.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
Não houve nenhuma citação que me despertar-se particularmente o interesse.

4.4. Opinião sobre o livro
Gostei muito de ler este livro, tem uma história muito envolvente e é para mim um livro fácil de ler, devido ao modo como me prendeu á história, ao seu seguimento e á fantasia que reina em torno dela. È um livro que aborda o mundo da fantasia e de coisas que aparentemente não existem, por isso é muito giro ler o livro e tentar imaginar as coisas no real. Tive oportunidade de ver também, posteriormente á leitura, o filme e na minha opinião o filme corta algumas coisas do livro que têm relevo mas mesmo assim está também muito bem feito.

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 22 Fev 2007 - 18:21

Registei Exclamation

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15967

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Sex 23 Fev 2007 - 13:46

Eu não gostei do filme... mas gosto muito do livro ( alias dos livros...) o Eldest ( não vou contar nada =X ) deixa-te assim um pouco ansiosa para ler o proximo porque lá mais no fim acontece coisas muito estranhas... ehehehehe!!
Gostei da apresentação... podias ter falado no outro personagem amigo dele... o murthang ( ele vai ser muito importante em Eldest.... muhahahahah e mais n digo =X Razz )

study
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4114

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Sab 24 Fev 2007 - 7:05

Nunca tive curiosidade de ler este livro e continuo a não ter. Pertence a um género literário que não faz muito o meu estilo Razz
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4107

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por SaraJ. em Dom 25 Fev 2007 - 16:17

Quero começar a ler o Eldest rapidamente acho que tambem deve ser muito giro..e agora tou curiosa Razz!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por Rute em Seg 26 Fev 2007 - 13:34

SaraJ. escreveu:Quero começar a ler o Eldest rapidamente acho que tambem deve ser muito giro..e agora tou curiosa Razz!

O pior mesmo é ter de esperar pelo Empire... eheheheheh
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4114

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo