Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco

Mensagem por Inês Neves em Dom 18 Mar 2007 - 11:30

Nome do autor: Camilo Castelo Branco
Titulo do livro: Amores de Perdição
Editor: Francisco Lyon de Castro, 5ª edição
Local e data: Lisboa, 2002

Informações sobre o autor:
Teve uma vida atribulada que lhe serviu muitas vezes de inspiração para as suas novelas. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários.O seu carácter instável e irrequieto leva-o a amores tumultuosos.Foi um profissional das letras, multifacetado, cuja obra o posicionou como uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890.

Resumos:
Simão, filho do corregedor Domingos Botelho, apaixona-se por Teresa, filha do fidalgo Tadeu de Albuquerque, sendo correspondido.
O unico problema desse amor é que Domingos Botelho e Tadeu Albuquerque são inimigos, contrariando esse amor.
Tadeu resolve casar Teresa com o seu sobrinho Baltasar, Simaõ sabe da notiçia em Coimbra, onde está a estudar, decide regressar a Viseu secretamente para se encontrar com Teresa, e acaba por ficar hospedado em casa do ferrador João da Cruz que tinha uma filha chamada Mariana.
Simão quando se vai encontrar com Teresa é ferido numa emboscada e acaba por ser tratado por Mariana com muito amor.
Teresa é fechada num convento em Viseu, onde aguarda transferência para o Porto. No dia em que Teresa foi transferida para o convento no Porto, Simão vai esperá-la a saída do convento onde encontra Baltasar e acaba por matá-lo. Simão é preso e enviado para o Porto com Mariana que vai como sua crianda, Teresa e transferida também para o Porto, cida esta onde Simão e Teresa fazem juras de amor eterno.
Tadeu pede para que Teresa seja transferida para Viseu mas esta recusa-se devido ao seu estado de saúde, que vem a melhorar quando sabe que Simão nao vai ser enforcado e que a sua pena diminuiu para 10 anos de ixílio na Índa. No dia de embarque de Simão, Teresa morre e Simão é afectado por uma febre maligna e acaba por morrer também. No dia da entrega do corpo de Simão ao mar, Mariana atira-se á agua e morre abraçada a ele.

Comentário:
História de um amor verdadeiro que acaba em três tragédias mortais, Simão é preso pelo amor de Teresa e Teresa adoeçe pelo amor de Simão, e por ultimo o suicidio de Mariana que nao suporta viver sem Simão por quem sente uma enorme paixão. Esta história tenta transmitir que nem todos os contos de fadas têm finais felizes e que por vezes o amor existe até depois da morte e que nem todos os nossos sonhos se podem realizar, transmite que a vida é nua e crua mas que apesar disso o amor é sempre mais forte.

Inês Neves
Letra
Letra

Número de Mensagens : 7
Idade : 26
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 10/11/2006
Pontos : 3934

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Amor de perdição - Camilo Castelo Branco

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 18 Mar 2007 - 11:39

Registado.

study

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15847

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum