Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Mensagem por nairsantospereira em Qui 12 Abr 2007 - 3:31

O AUTOR

Para começar, acho essencial falar um pouco acerca do autor deste policial. Luís Filipe da Costa Pires nasceu no ano de 1976, em Moçambique. Foi dirigente estudantil e é, actualmente, bolseiro do Posto de Informação Juvenil das Caldas da Rainha. Também é repórter do Jornal das Caldas, onde exerce, além disso, as funções de fotógrafo e paginador.
Só a título de curiosidade e espanto, este autor licenciou-se em gestão de empresas, mas os seus interesses profissionais penderam, sempre para o jornalismo!
A RAINHA DE COPAS

"A rainha de copas" é um policial.
Tudo começa com a morte de um deputado (Pedro Matos de Sousa), num carro armadilhado. Este inesperado acontecimento desencadeia a investigação de um detective particular (Frank Brewster) contratado por alguém que não conhece e que não se identificou. Frank começa a tentar resolver o caso, pensando na elevada quantia de dinheiro que irá receber se o fizer realmente.
Brewster é um tipo perturbado com o passado (pois o seu pai foi morto por contrabandistas), e tenta amenizar a dor que o atormenta encharcando-se em álcool e charutos. Uma noite, num bar, o detective conhece uma mulher morena, de olhos azuis, e extremamente sedutora. Chamava-se Sónia. Esta oferece-lhe uma bebida vermelha, preparada por ela e extremamente alcoólica, a qual se chamava “Rainha de Copas”.
Desenvolvidos interrogatórios e visitados muitos sítios, o detective toma conhecimento de que o falecido era um amante de baralhos de cartas, tendo, até, uma sala exclusiva só para guardar os seus baralhos. No último baralho em que o deputado tinha mexido, faltava uma carta: a rainha de copas.
Frank Brewster apaixona-se por Sónia e estes passam uma noite juntos, em casa dela. Passadas umas horas de Frank ter saído da casa de Sónia, decide voltar. Por espanto, encontra Sónia aterrorizada na cama envolvida pelos lençóis, com o filho do falecido deputado (Ricardo Avilar de Sousa) a apontar-lhe uma arma. Logo nessa altura, Frank desvenda o caso, pois Ricardo Avilar de Sousa acaba por confessar muitas coisas. Descobre-se que Sónia era namorada de Ricardo Avilar de Sousa, sendo, ao mesmo tempo, amante do pai deste. A rainha de copas que faltava no baralho do deputado, era a carta que este ia oferecer a Sónia, conhecida pela “rainha de copas” devido à sua exótica bebida. Ricardo envolvia a namorada em “jogos sujos”, de maneira a que esta se envolvesse minimamente com os seus inimigos, para poder fotografar as carícias entre Sónia e os alvos, fazendo, depois, chantagem com as fotografias. Além disso, o filho do deputado era muito ciumento e obcecado por Sónia. Esta devia trocar algumas carícias, mas nunca ir mais além disso. Por azar, a rainha de copas um dia foi mais além e acabou por se envolver com Pedro Matos de Sousa. Ricardo, louco de ciúmes e com raiva, contratou um bombista para armadilhar o carro do deputado, não sabendo que estaria a matar o próprio pai!
Frank descobre que quem o contratara era um contrabandista muito perigoso. Acaba por ir receber a avultada quantia de dinheiro, chamando, depois, a polícia para o prender.

O desvendar deste caso, consegue curar Frank Brewster das visões que este possuía em relação ao seu passado. A fim de começar uma nova vida, vai viver para Boston. Sem querer entregar a morena à polícia, leva-a com ele. O amor foi mais forte que a profissão…
CITAÇÃO PREFERIDA

Afinal o tempo não brinca em serviço. É verdade que nem sempre acontecem as coisas como nós queremos, mas no final de contas, o tempo arranja sempre uma maneira de corrigir o que está mal. Das maneiras mais estranhas. Mas arranja.
E a felicidade não é nada que devamos temer. É verdade que a qualquer momento pode acabar, mas não é por isso que devemos viver assustados e sempre com receio que cada momento de felicidade seja o último. Devemos ser conscientes (…) mas ser também um pouco espontâneos (…). E dessa maneira, quando o nosso tempo chegar, estaremos conscientes de que fizemos tudo o que podíamos fazer. Morreremos com glória, pois teremos a certeza de que enfrentámos o destino (…). De cabeça erguida. E de preferência sem grandes loucuras.”

OPINIÃO SOBRE O LIVRO
Apesar de estar habituada a leituras mais extensas e policiais bem mais elaborados, gostei imenso deste livro. Não só pela história, mas também pelo mistério em que nos envolve ao longo do livro e porque nos dá uma grande lição de vida sobre saber viver e o que é, realmente, a felicidade.

nairsantospereira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/10/2006
Pontos : 4028

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Mensagem por Rute em Sex 13 Abr 2007 - 14:03

Oláaaa! Nair esqueçes.t de colocar muita coisa! é melhor dares um salto a avaliação das çeituras para ver o que te falta!

Deu-me 13.5 a tua apresentação! se quiseres modificar a apresentação tou cá para subir a nota ehehehehe
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4052

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Mensagem por Ana em Sab 14 Abr 2007 - 3:32

Oi

Eu gostei da tua apresentação, mas é pena não teres posto mais coisas. A nota a que cheguei em relação à tua apresentação foi 12.
avatar
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Idade : 27
Data de inscrição : 19/09/2006
Pontos : 4045

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 2 Maio 2007 - 5:52

130 pontos

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15905

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "A rainha de copas" - Luís Filipe da Costa Pires

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum