Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Mar me quer de Mia Couto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mar me quer de Mia Couto

Mensagem por Tatiana Martins em Qui 3 Maio 2007 - 15:26

Identificação do livro:

Titulo: Mar me quer

Autor: Mia Couto

Editora: Caminho

Contextualização do autor:

Alguns dados biográficos: Biólogo e escritor de profissão, nasceu a 5 de Julho de 1955 na cidade da Beira, Província de Sofala. Em 1975, ingressou na actividade jornalística e foi sucessivamente director dos órgãos alguns de comunicação social. Abandonou a carreira jornalística voltando a ingressar na Universidade para, em 1989, terminar o curso de Biologia, especializando-se na área de Ecologia. É o único escritor africano que é membro da Academia Brasileira de Letras. É hoje o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no estrangeiro e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal.

Algumas das suas obras: Raiz de Orvalho (poesia) – 1983; Vozes anoitecidas (contos) – 1987; Cronicando (contos) – 1989; Cada Homem é uma raça (contos) -1990.

Conteúdo do livro:

Género literário: Novela

Assunto: Zeca Perpétuo é um ex-pescador, que tem uma vizinha que se chama Luarmina. Zeca queria Dona Luarmina, mas esta dizia que já era muito velha.

Luarmina pede a Zeca para lhe contar as suas memórias, mas este ñ queria lembrar o passado.

Mais tarde depois de Zeca voltar para sua casa, Luarmina entreteve-se na sua mania: “ Mal me quer, bem me quer”.

Já depois Zeca ñ sabe porque é que Luarmina chorou quando ele contou a história do seu pai. Ele contou que o seu pai tinha olhos de tubarão e que isto lhe aconteceu quando ele saltou do barco para salvar a sua amada.

Todos sabiam que a tal amada do pai de Zeca tinha morrido, menos ele, pois todas as tardes ele levava para o mar cestos com comida.

Mais tarde, Zeca voltou a falar do seu pai, pois este pediu-lhe que ele fosse a meio do mar e que lá deixasse comida. Zeca prometeu-lhe que faria isso. Depois explicou-lhe que a esperança que a sua amada ainda estava viva era a única coisa que lhe dava força para viver.

Zeca contou a Luarmina que já tinha sido casado, mas que a sua mulher era meio maluca e que a tinha empurrado de uma falésia, porque esta o enganava.

A doença de Zeca piora. Dona Luarmina veio visitá-lo e Zeca pediu que ela ficasse junto do seu leito.

Mais tarde Zeca confessou que ñ tinha comprido a promessa. Luarmina disse que ele tinha-a comprido, pois essa mulher tinha sobrevivido e era ela. E Zeca cumpriu a promessa porque tinha tratado dela e tinha-a visitado.

Depois de Luarmina se ir embora, Zeca ficou a escutar o mar e conseguiu adormecer e acabou por morrer.

Opinião sobre o livro: Gostei deste livro, pois é de fácil leitura e é muito engraçado.

Tatiana Martins
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Pontos : 4005

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: Mar me quer de Mia Couto

Mensagem por Rute em Ter 8 Maio 2007 - 13:37

Tatiana... Deu-me 120 pontos Wink
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4053

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por MAX em Sab 12 Maio 2007 - 19:15

Deu-me 110 mas pode ser do sono.... Nunca mais dou notas a estas horas...Sleep

MAX
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 26
Pontos : 4034

Mensagem por Susana em Dom 13 Maio 2007 - 9:14

A mim deu-me 116, acho que te falta algumas coisa que poderia aumentar a nota... fiquei também com algumas dúvidas em relação à história

Smile
Susana
Conto
Conto

Número de Mensagens : 62
Pontos : 4028

Folha de personagem
Guardião secular:

http://susy-12-21.hi5.com

Mensagem por Filipe Azevedo em Sab 19 Maio 2007 - 3:23

110 pontos