Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

mia couto- mar me quer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

mia couto- mar me quer

Mensagem por Linda Oliveira em Seg 7 Maio 2007 - 17:03

Ficha de leitura

Livro: Mar me quer

Autor: Mia Couto

Data de edição: Fevereiro de 2001

Editora: caminho SA

Género: romance/novela

Escolhi este livro porque me foi recomendado por umas amigas e também por já tinha lido mais livros sobre o autor e este despertou-me mais o interesse para também o ler.

Biografia do autor: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mia_Couto); Mia Couto (1955- ) é o nome literário de um dos escritores moçambicanos mais conhecidos no estrangeiro. António Emílio Leite Couto ganhou o nome Mia do irmãozinho que não conseguia dizer "Emílio". Segundo o próprio autor a utilização deste apelido tem a ver com sua paixão pelos gatos e desde pequeno dizia a sua família que queria ser um deles. Nasceu na Beira, a segunda cidade de Moçambique, em 1955. Ele disse uma vez que não tinha uma "terra-mãe" - tinha uma "água-mãe", referindo-se à tendência daquela cidade baixa e localizada à beira do Oceano Índico para ficar inundada. Iniciou o curso de Medicina ao mesmo tempo que se iniciava no jornalismo e abandonou aquele curso para se dedicar a tempo inteiro à segunda ocupação. Foi director da Agência de Informação de Moçambique e mais tarde tirou o curso de Biologia, profissão que exerce até agora.

Bibliografia do autor:

· Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

· A varanda do frangipani

· Os sete sapatos sujos

· Vinte e zinco

· Vozes anoitecidas

· Cada homem é uma raça

· O gato e o escuro

Resumo:

Este livro retrata a história de Zeca Perpetuo e da Dona Luarmina. Zeca era então um homem já de certa idade, doente e apaixonado por Luarmina, esta por sua vez era uma velha gorda e feia e que não correspondia ao amor de Zeca apesar de sempre o tratar como um grande e bom amigo. A acção é passada numa aldeia em Moçambique muito perto do mar, e pode-se dizer que é aqui, no mar, que toda a história começa. Ou seja Zeca prometeu ao pai a quando a sua morte que iria todos os dias ao mar cuidar da sua amada supostamente morta, mais tarde Zeca descobre que essa mulher não morreu e que se trata de Luarmina mas até lá esta história passa por todas as histórias de Zeca em quanto pescador. Ao longo dos anos de paixão por Dona Luarmina a doença de Zeca agrava-se, acabando livro com a sua morte.

Citações favoritas:

· Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção de alma que nunca chegou a falecer;

· A vida é tão simples que ninguém a entende;

· Lançamos o barco, sonhamos a viagem: quem viaja é sempre o mar;

Opinião pessoal:

Eu adorei o livro e acho que se tornou um dos meus preferidos. Achei que era um livro muito rico em história e sentimentos o que lhe dava um toque muito humano e emocional. Aconselho a leitura a todos os que gostem de cultura africana.

Linda Oliveira
"Best Seller"

Número de Mensagens : 348
Pontos : 3989

Re: mia couto- mar me quer

Mensagem por Ana em Seg 14 Maio 2007 - 4:29

Olá.

Gostei muito das citações que apresentaste. 155 pontos.
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 3990

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: mia couto- mar me quer

Mensagem por Márcia em Sex 18 Maio 2007 - 16:55

145 pontos
Márcia
Frase simples