Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O terceiro passo - Christopher Priest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Zorro O terceiro passo - Christopher Priest

Mensagem por Rute em Sab 19 Maio 2007 - 11:10

Apresentação do livro " O terceiro passo" Wink

Nome/nº: Rute Ribeiro nº15

Ano/turma: 11º G

Título: O terceiro Passo

Titulo original: The prestige
Autor: Christopher Priest
Editora: Saída de emergência
Data de Edição: Dezembro 2006 / 1º edição

Motivos de escolha do livro:

Li este livro, porque adorei o filme, e gostava de saber mais um pouco da história destas personagens. O livro fascinou-me um pouco por tratar temas como a ilusão e a magia.

Sobre o Autor ..

Christopher Priest nasceu no dia 14 de Junho de 1943. É um escritor inglês, que tem um talento nato e incríveis historias/ contos nos seus livros.

No ano de a983, Priest ganhou um premio, um dos 20 Granta Best of Young British Novelists. Marcando assim, o melhor da sua carreira.

Vive em Hasting com a sua mulher (também escritora, e os seus gémeos ( que lhe deram inspiração para este livro “ O terceiro passo” ).

Os seus livros foram muito baseados no seu escritor preferido H.G.Wells ( conhecido pelo seu controverso livro “ A guerra dos Mundos, também em cinema)

É tão fanático pelo mesmo, que já foi nomeado para ser vice presidente do clube H.G.Wells Society.

Outras obras do autor:

[color=black]- The Separation

- The Quiet Woman

- The Affirmation

- The Glamour

- The Extremes

( nenhum ainda traduzido em Portugal)

Género literário: Romance / Magia

Síntese do livro:

Este livro relata a historia de Andrew Westley e a busca pela sua verdadeira historia familiar ( a vários séculos atrás) assim como a busca pelo seu irmão, que esta constantemente na sua mente. Andrew é um simples jornalista, que num dia parte para a casa dos seus pais adoptivos que lhe dão um diário que pertencera ao seu Bisavô, Alfred Borden, magico e ilusionista do século XIX. Um homem ambicioso que faria tudo pela magia, ninguém sabe como resolver o tão misterioso truque de Borden, O NOVO HOMEM TRANSPORTADO, que consistia em o mesmo desaparecer e reaparece num segundo. O seu truque teve imenso sucesso ate aparecer o seu rival Rupert Angier, um homem que ganhava a vida como cartomante (na realidade era mentira, ele só fazia um truque com as cartas). Rupert, fez de todo para descobrir o segredo de Borden, mas nunca conseguiu, mesmo lendo o seu diário que estava cheio de cifras e mistérios... Apenas chegou a uma conclusão que Borden tinha um irmão gémeo.

Estamos numa época, em que Thomas Eddison inventa a electricidade, onde os aristocratas iam ao teatro, onde a magia prevalecia, e onde as rivalidades levavam a morte....

Andrew descobre que, também ele, tem um irmão gémeo, mas que fora morto por uma das experiências de Angier, e é assim que passado um século, as brigas entre Bordens e Angiers continuam...

Curiosidades:

-[b] No livro podemos ler o diário de Borden e o de Angier

- Existe um filme sobre este livro que tem como nome “ The Prestige ”...

Citações:

“ Nunca consegui localizar o meu irmão, no que diz respeito a registos oficiais, eu nunca tive qualquer espécie de irmão. Muito menos um gémeo. “

( Frase retirada do excerto de Andrew, como ele tenta resolver o caso de sentir sempre a presença do irmão ao seu lado.... )

“ Na Magia existem três regras: o Segredo, a aparição e o pacto.

O segredo é quando o magico nos mostra alguma coisa, algo muito normal, como um lenço. A aparição, é quando o mesmo magico faz desaparecer essa mesmas coisa, mas ainda não oiço os aplausos, porque eu tenho de voltar a fazer aparecer o objecto. E é por isso que o terceiro passo se chama o pacto ( the prestige) “

(excerto retirando do diário de Borden, quando ele explica como se faz verdadeiramente um truque de magia)

“ O erro, foi termos sido pontuais. A nossa cliente e as amigas estavam a nossa espera (...) e quando estávamos a montar ele estava a observar-nos.”

(excerto retirado do diário de Angier. E demonstra, como ele é menos ambicioso e perfeccionista em comparação com o Borden. )

Opinião sobre o livro:

Eu gostei muito. E ao lê-lo reparei que é mais fácil de entender que o próprio filme. Também foi interessante saber mais sobre a magia e como tudo começou. Houve partes do livro que dei por mim a tentar criar o que eles faziam... ( LOL x) )

Para quem não gosta de alguns truques revelados é melhor não ler eheheheh. Mas para quem gosta de um bom mistério, então vão logo ver o filme...ou antes Vão comprar o livro Wink

Links:

Site Official do escritor e seus livros

http://www.christopher-priest.co.uk/

Site oficial do filme:

http://video.movies.go.com/theprestige/

Fotos do Filme... ( com legenda )

( angier mostrando um dos

Seus truques)

( Are you Watching Cosely? - frase dita

por Borden)

( o truque de Borden)

( uma engelhoca de Angier.)

Trailler: http://www.youtube.com/watch?v=bH6CoVlD5xc

[color:69f7=#000000:69f7][/b]
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4031

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Zorro Re: O terceiro passo - Christopher Priest

Mensagem por Ana em Sab 19 Maio 2007 - 13:46

Gostei muito da tua apresentação. Acho que está muito interessante e acho que o facto de teres colocado imagens e mesmo links sobre a adaptação do livro no cinema também foi uma boa ideia.

185 pontos.
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4024

Folha de personagem
Guardião secular:

Zorro Re: O terceiro passo - Christopher Priest

Mensagem por Rute em Dom 20 Maio 2007 - 9:43

eheheheh...ainda bem que gostas-te Wink

Thanks! =)