Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Túlipa Negra de Alexandre Dumas (pai)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Túlipa Negra de Alexandre Dumas (pai)

Mensagem por Ana em Sab 2 Jun 2007 - 11:24

Estou já a criar o tópico para a apresentação da minha última ficha de leitura para este ano. Penso apresentar o livro entre domingo e segunda, por isso já está quase. Razz
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4024

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: A Túlipa Negra de Alexandre Dumas (pai)

Mensagem por Rute em Sab 2 Jun 2007 - 16:27

Tou a esperaaaaaaa.... Razz
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4031

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Dom 3 Jun 2007 - 14:25

Aqui está a minha apresentação:

Aluna: Ana Filipa Costa nº 1 11ºG

Identificação do livro: A Túlipa Negra
Autor: Alexandre Dumas (pai)
Editora: Livraria Lello & Irmão - editores
Data de Edição: A data de edição não é identificada no livro

[color=black]Motivos da escolha do livro:
[color:6202=black:6202]
Eu sempre tive curiosidade de ler alguma coisa de Alexandre Dumas. Um dos seus livros que realmente gostaria de ler é O Conde de Monte Cristo, mas como não tenho esse livro e encontrei A Túlipa Negra na casa das minhas tias, acabei por decidir começar por ler algo mais pequeno deste autor. Sim, porque O Conde Monte Cristo tem quase 1000 páginas (coisa pequena Razz )
O autor ...

Alexadre Dumas nasceu a 24 de Julho de 1802 em Villers - Cotterêts. Devido à morte de seu pai, quando ainda tinha 4 anos, viveu na pobreza, juntamente com sua mãe. Apesar da falta de condições, o interesse do jovem por livros e por histórias de aventuras e heróis, contadas pela sua mãe acerca das expedições do seu falecido marido, não deixou de aumentar.
Já aos 20 anos, com a restauração da monarquia, é atribuído a Alexandre Dumas, um cargo no Palais Royal, em Paris, estando às ordens do duque d'Orléans.
Começou por escrever artigos para revistas, passando depois para as peças de teatro, tendo alcançado sucesso nessa áerea. Foi através de uma das suas peças, que iniciou o seu percurso na escrita de romances.
Casou em 1840 com Ida Ferrier, mas manteve o seu estilo de vida mulherengo. Teve vários filhos fora do casamento, mas aquele que ficou mais conhecido na História foi Alexandre Dumas filho, também escritor e autor do livro A Dama das Camélias.
Alexandre Dumas pai morreu a 5 de Dezembro de 1870 em Puys.

Esta é apenas uma pequena biografia sobre um dos autores franceses mais lidos. É possível encontrar mais informações sobre ele com uma certa facilidade.

Outras obras do autor:
Arrow O Conde de Monte Cristo;
Arrow Os Três Mosqueteiros;
Arrow O Visconde de Bragelonne;
Arrow Vinte Anos Depois;
Arrow Os romances Valois: Rainha Margot e A Dama de Monsoreau
Arrow etc

Género literário: Romance

[color=black]Síntese do livro:
[color:6202=black:6202]
Este livro começa de uma forma algo violenta, uma vez Cornélio e João de Witt são brutalmente assassinados pela população de Haya, na Holanda. Cornélio encontrava-se preso, acusado de conspiração contra o rei e João era seu irmão.
Mas perguntam-se: qual a relação deste assassínio com o título do livro? Pois bem, Cornélio de Witt tinha um afilhado, Cornélio Van Baerle, um jovem de 28 anos cuja única paixão, eram as túlipas e a quem tinha confiado um pacote importante, mas sem revelar o seu conteúdo ao afilhado. No entanto, este pouca importância lhe deu, uma vez que estava mais concentrado no desafio que tinha sido lançado pela cidade de Harlem, que propunha o seguinte: quem conseguisse criar uma túlipa negra, receberia um prémio de 100 mil libras.
Entretanto Van Baerle é preso, acusado de cumplicidade na conspiração de Cornélio de Witt. É na prisão que consegue criar a sua túlipa e é também onde conhece Rosa, com quem se casa depois de ser liberto.
Por isto, esta é a história não só de uma túlipa negra, mas também de um romance entre Cornélio Van Bearle e Rosa Gryphus.

Curiosidade: Aparentemente, o episódio do assassínio de Cornélio e João de Witt é verídico.

Citações preferidas:

" - Aí está uma rarapriga que provavelmente não sabe ler, que por conseguinte nada tem lido, e que acaba por sintetizar a história do mundo em duas palavras."

Esta é a reflexão de Cornélio de Witt em relação ao comentário feito por Rosa, ao referir-se à agitação da multidão que ignorava tudo o que de bom Cornélio já tinha feito.

" Matar uma túlipa é, aos olhos de um verdadeiro horticultor, um crime tão espantoso! Matar um homem, ainda passava ... "

Máxima do pensamento de Isaac Boxtel, que odiava Cornélio Van Bearle e que foi o responsável pela sua prisão.

" Os sofrimentos de um homem têm às vezes sido tantos, que lhe dão direito de nunca dizer: Sou demasiado feliz. "

É a última frase do livro e também a frase que Cornélio Van Bearle decide inscrever por cima da sua porta.

Opinião sobre o livro:

Devo admitir que no inicio, comecei por não gostar muito do livro. Mas depois das primeiras 30 páginas, achei que o livro estava a torna-se mais interessante.
No final, acabei por gostar muito dele. Para já, acho que o autor escreve muito bem. A sua capacidade de descrição é muito boa; o leitor consegue visualizar e ter uma melhor percepção de tudo o que é descrito: os espaços, o ambiente, as sensações, tudo. Para além disso, a própria história acaba por ser engraçada.

Gostei mesmo muito. Aconselho este livro a todos. É muito fácil de ler e a linguagem é bastante simples, apesar de ser um livro do século XIX.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Ana em Dom 3 Jun 2007 - 14:31

A apresentação ficou estranha por causa dos códigos de cores. Já tentei alterar a situação, mas não consegui.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Jun 2007 - 2:36

Por vezes o código das páginas (html) prega-nos partidas...

175 pontos

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15884

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Qua 13 Jun 2007 - 10:07

Essa é a capa que tens? bem nk pensei que chama-se tanto a atenção Razz
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Rute em Qua 13 Jun 2007 - 10:07

p.s - poissss eu começei o conde de monte cristo! COMEÇEI!
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Ana em Qua 13 Jun 2007 - 11:11

lol

Não, a capa que eu coloquei na apresentação não é a que eu tenho.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Qui 14 Jun 2007 - 6:24

bem me pareceu ....ehehehehe :p
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: