Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Sul, Miguel Sousa Tavares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boa Sul, Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Ana Filipa em Sab 2 Jun 2007 - 12:51

Identificação do livro

Título: Sul – Viagens

Autor: Miguel Sousa Tavares

Editora: Cruz Quebrada, Oficina do Livro

Data de edição: 2004 / 9ªedição

Escolha do livro

Uma amiga já me tinha falado deste livro, mas não me interessou muito. Depois mais tarde recebi um email, uma “newsletter”, em que aparecia este livro e resolvi ir saber mais coisas sobre ele. Pareceu-me ser muito giro, já que se tratavam de viagens e tinha muitas imagens, o que acho muito bom, porque torna o livro muito mais cativante.

Contextualização do autor

Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, nasceu no Porto em 1952.
Começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária.
Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crónicas de viagens e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance Equador, um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005.
Colunista do jornal Público e comentarista no Jornal da Noite.
Jornalista famoso e debatido, é dono de opiniões fortes, trava polémicas em vários campos: política, literatura, desporto e outros.

“O que faz a força da democracia é o facto de ela ser o único sistema político em que o povo pode livremente votar contra si próprio.”

“É próprio dos que calam e consentem exigir aos outros tudo aquilo de que não são capazes e nunca ficarem satisfeitos. Como se assim pudessem ser desculpados.”
Miguel Sousa Tavares, in Público

Outras obras do autor:

Equador
Anos Perdidos
Não te Deixarei Morrer, David Crockett
Sahara – A república da areia
O Segredo do Rio
Um Nómada no Oásis
O Dia dos Prodígios

Conteúdo do livro

Género literário: Romance

Assunto

Sul, livro de viagens em que Miguel Sousa Tavares, como contador de histórias que se intitula, conta o que viu.

Nesta colectânea de dezasseis pequenas crónicas – cada uma com o seu respectivo sítio (Guadalupe; Amazónia; Veneza; Egipto; África; Goa; Cabo Verde; S. Tomé e Príncipe; Tunísia; Alentejo…) -, o autor conta apenas a parte boa daquilo que viveu, a parte possível de partilhar com os outros: fotografias, relatos, mapas, instruções de viagens. Mas grande parte das suas vivências apenas pode ser memorizada por si: os cheiros, os sabores, os sons, os sentimentos.

Este é um livro ilustrado com dezenas de fotos dos sítios e gentes que viu, para que o leitor melhor entenda todo este “sul”.
Sul, porque apesar de não ter apenas viajado para sul, nada de tão espectacular viu, como o sul.

Citações favoritas

“Quando morrermos, se nos tivermos portado bem na Terra, vamos para o Paraíso.
Antes mesmo de lá chegarmos, logo à direita do Paraíso, ficam duas ilhas, pegadas, em forma de borboleta.
É a Guadalupe descoberta por Colombo, colonizada por franceses, cobiçada por todos.”

Esta é umas das citações mais lindas que achei ao longo do livro. Trata-se de uma breve introdução da crónica na viagem a Guadalupe. O autor trata esta terra como se fosse a coisa mais linda que existisse.

“O Sul é uma porta de avião que se abre e um cheirinho inebriante a verde que nos suga, o calor, a humidade colada à pele, os risos das pessoas, o ruído, a confusão no terminal das bagagens, um excesso de tudo que nos engole e arrasta como uma vaga gigantesca.”

Esta citação não faz parte concretamente do livro, é uma espécie de introdução que vem no princípio do livro. Achei espectacular, ele diz que vai contar o que viu, e que o que mais gostou de tudo o que viu, foi o Sul.

Opinião sobre o livro

Na generalidade gostei bastante desta colectânea, acho que os locais aqui incluídos estão bastante bem escolhidos, por serem tão diferentes uns dos outros, com origens, histórias, costumes e culturas, gentes diferentes, mas que estão aqui tão próximos.

Esta é uma obra verdadeiramente interessante, porque através dos relatos e descrições de alguém com uma capacidade de descrição gigantesca, acompanhada das excelentes imagens incluídas ao longo de todo o livro, podemos entrar neste sul de pequenos mundos de beleza.

A crónica que mais gozo me deu foi a de Guadalupe, a ilha de domínio francês. Foi uma surpresa. Nunca tinha ouvido falar desta pequena porção de terra de origem vulcânica, por isso foi fascinante descobrir a sua história e a sua beleza. Este foi sem dúvida o texto que mais me marcou e este é sítio com que mais vontade de conhecer fiquei.

Mas esta obra foi de certa forma uma desilusão, talvez por ter uma expectativa demasiado elevada.

Estava á espera de textos mais ilustrativos, com um maior poder descritivo, não tanto histórico. Esperava uma maior aproximação do autor ao leitor, um relato de alguém que experimentou aquelas sensações, que viu aquelas paisagens, esperava uma riqueza de pormenores íntimos do autor, uma maior marca dos sítios que visitou, dicas de lugares a visitar numa possível viagem do leitor aos locais mencionados.

Enfim, ansiava um relato próprio de viagem, menos baseado em suportes históricos.

Ana Filipa
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens: 13
Pontos: 2986

Boa Re: Sul, Miguel Sousa Tavares

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Jun 2007 - 2:32

130 pontos

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens: 1229
Pontos: 14875

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Susana em Ter 5 Jun 2007 - 14:30

Deu-me 17,1

Acho que te falta um resumo de pelo menos uma das histórias. Mas de resto gostei

Cool Razz

Susana
Conto
Conto

Número de Mensagens: 62
Pontos: 2997

Folha de personagem
Guardião secular:

http://susy-12-21.hi5.com

Mensagem por Ana Filipa em Ter 5 Jun 2007 - 16:10

Pois tava na dúvida se fazia ou não... mas depois achei que ficava muito grande e que podia desvalorizar. Afinal enganei-me! LOL
Fiquei foi muito triste com a nota do stor... fogo! Crying or Very sad
Eu acho que coloquei tudo, a não ser aquela parte que a Susana disse! Mas gostava de saber a opinião do stor... em que é que falhei!

Ana Filipa
Ditongo
Ditongo

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 6 Jun 2007 - 3:32

Penso que o principal aspecto que mereceu desvalorização foi não haver uma personalização nos campos do "Conteúdo". Ficou claramente expresso na "Avaliação das fichas de leitura" que essa é uma das áreas essenciais para mostrar que há uma leitura personalizada e não baseada apenas no que há na internet ou noutra fonte qualquer. Repara que no "Assunto" o texto não é teu e devia ser...
É claro que também há subjectividade quando avaliamos coisas como "originalidade", "opinião", "envolvimento" e outros aspectos desses que devem ser considerados na avaliação. Reconheço que também tens produção tua na apresentação da ficha - e de qualidade! Talvez no momento em que avaliei estivesse a ser demasiado exigente... alien

É por isso que pedi a um painel de moderadores para também fazer a sua avaliação. Tomarei todas as opiniões em consideração, é claro. king

Filipe Azevedo
Professor

Folha de personagem

Mensagem por Ana Filipa em Qua 6 Jun 2007 - 15:08

Suspect Acho que o stor está a ser um bocadinho injusto, pois esta-me a acusar de uma coisa que não é verdade, tirou as suas conclusões sem sequer falar comigo, uma falta de consideração. Fiquei desiludida, no mínimo poderia ter-me questionado pessoalmente sobre as suas dúvidas em relação ao meu desempenho. Lá por ter uma linguagem mais cuidada, não significa que não tenha sido eu a escrever, posso adiantar que depois de ter escrito pedi que corrigissem, na esperança de ter uma melhor nota.

Ana Filipa
Ditongo
Ditongo

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 6 Jun 2007 - 16:47

Ainda bem que achas que é só "um bocadinho". Não estou a habituado a injustiças maiores que essa. E a falar contigo estou eu, não é?

Eu também tive esperança que durante todo ano mantivesses a actividade que estás a ter agora... Razz

Mas repara que só tentei responder publicamente ao que me perguntavas publicamente. Qualquer questão pessoal reservo sempre para uma resposta igualmente pessoal. Além disso também temos a área reservada da turma para questões privadas do interesse da turma. Certo?

Não precisas de exprimir essa desilusão toda... pirat

Filipe Azevedo
Professor

Folha de personagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: