Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Um Momento Inesquecível - Tatiana Martins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um Momento Inesquecível - Tatiana Martins

Mensagem por Tatiana Martins em Dom 30 Set 2007 - 7:32

Identificação do leitor:

Tatiana Martins, nº20

12ºG

Motivos para a escolha do livro: Escolhi este livro porque adoro os livros no Nicholas Sparks.

Titulo: Um Momento Inesquecível

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Editorial presença

Contextualização do autor:

Alguns dados biográficos:

Nascimento: 31/12/1965

Nacionalidade: Estados Unidos da América

Nicholas Sparks é natural de Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão à Warner Books.

Algumas das suas obras:

• Quem ama acredita;
  • Juntos ao luar (o seu mais recente romance).
  • Palavras que nunca te direi

Conteúdo do livro:

Género literário: Romance

Assunto: Em 1958, em Beaufort, na Carolina do Norte a vida da população centrava-se à volta das igrejas. Landon Cárter aprendera que Deus estava sempre a vigiá-lo, mas este não apreendeu isso graças a Hegbert, um padre que queria salvar toda a gente do inferno.

Hegbert todos os anos encenava uma peça de Natal e neste ano, Landon e Jamie (filha de Hegbert) iriam participar.

Jamie era uma boa rapariga e apesar de ser bonita, não atraía Landon, além disso, esta também andava sempre com uma bíblia.

Mais tarde, Landon achou que Jamie tinha um especial encanto, mas abandonou logo essa ideia.

Na escola secundária de Beaufort ia a haver um baile, e Landon ainda não tinha par, por isso resolveu levar Jamie, pois era preferível ir com ela do que ir sozinho ou com a sua mãe. Jamie ficou surpresa, mas aceitou o convite.

No dia seguinte, Landon foi a casa de Jamie e esta convidou-o para fazer de Tom Thornton (personagem principal) na peça de Natal, mas Landon não queria passar todos os dias do próximo mês com ela. Mas Landon acabou por aceitar, depois de saber o significado que esta peça tinha para Hegbert e para Jamie.

Por Landon participar na peça, começaram a surgir boatos sobre ele e Jamie, Landon começou assim a sentir rancor por Jamie e já não ligava nenhuma a peça.

Nos dias seguintes, Landon continuou a levar Landon a casa, mas ele já estava farto e sem aguentar mais, explodiu e disse a Jamie que não queria estar com ela. Ela ficou magoada, mas não lho disse.

Na noite do espectáculo, Landon pediu desculpas a Jamie, ela aceitou.

Mais tarde quando Landon viu Jamie ficou maravilhado, pois ela parecia mesmo um anjo.

O espectáculo foi um sucesso e todos ficaram espantados com Jamie. Landon pela primeira vez desejou que fosse ele a levar Jamie a casa.

Na véspera de Natal, Landon foi ter com Jamie ao orfanato e no fim Ada noite este deu-lhe uma prenda. Jamie também lhe deu uma prenda muito especial, deu-lhe a bíblia dela, a bíblia que a sua mãe lhe tinha dado.

Landon já não conseguia esconder o que sentia por Jamie e acabou por beijá-la.

Passados alguns dias, Landon confessou que amava Jamie, esta começou a chorar e a pedir-lhe desculpas. Por fim, ela acabou por informar Landon que ele não a podia amar, pois ela estava a morrer. Landon nem queria acreditar., pois Jamie tinha leucemia. Dia a dia, Jamie ia piorando.

Ao ler a bíblia enquanto Jamie dormia, Landon soube o que tinha que fazer, foi falar assim, com o reverendo Hegbert.

Por fim, Landon pediu Jamie em casamento e esta aceitou. Ele casou com ela por amor, e não por compaixão. Foi assim que Jamie concretizou o seu único sonho.

Citações preferidas:

“(…) Jamie perguntou se não me importava de a acompanhar a casa. Não sei por razão queria que eu a acompanhasse. Beaufort não era propriamente um foco de criminalidade na altura.”

“Pela primeira vez desde que a conhecera, o seu cabelo cor de mel não estava apanhado (…) era absolutamente espantoso de se ver”

“ Parecia mesmo um anjo.”

“És bela – pronunciei por fim, e penso que toda a gente no auditório, sabia que estava a falar realmente a sério.”

Opinião sobre o livro:

Eu adorei este livro, como adoro sempre todos os livros deste escritor.

Tatiana Martins
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Pontos : 4061

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: Um Momento Inesquecível - Tatiana Martins

Mensagem por Ana em Dom 30 Set 2007 - 10:29

Olá Tatiana! Foste logo a primeira a apresentar livro este ano . lol!

Gostei da tua apresentação, apesar de achar que a tua sintese do livro é grande e se perde em pormenores que não interessam e acho que também podias ter explicado um pouco o contexto em que as citações que escolheste aparecem.

Pessoalmente, não gosto de livros de Nicholas Sparks, tal como já tinha dito em outros tópicos (acho eu lol! ). Por acaso li este livro, mas não gostei. Parece que o autor tem uma espécie de tara qualquer, porque ele acaba sempre por fazer algo de mal às suas personagens (neste caso, ele "mata" a Jamie, noutras histórias as pessoas sofrem de Alzheimer e não se lembram daqueles que outrora amaram, ou são agredidas e vão para ao hospital ou ainda chegam a ser perseguidas por algum maluco que não lide bem com a rejeição Razz ).

Enfim, mas pondo a minha opinião em relação aos seus livros de parte, a nota que me deu para a tua apresentação foi de 12,5.

Bjs

Última edição por em Dom 30 Set 2007 - 10:36, editado 1 vez(es)
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4102

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Ana em Dom 30 Set 2007 - 10:31

Também existe um filme baseado neste livro. Chama-se A Walk to Remember (título original do livro). Se nunca viste e como gostas tanto das histórias do Nicholas Sparks, aconselho-te a vê-lo. Very Happy

Bjs
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Dom 30 Set 2007 - 10:37

LOOOOOL gostei daquela " tara de matar personagens" XD
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4109

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Ana em Dom 30 Set 2007 - 11:41

LOOOOOOL é verdade. lol! Embarassed
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 1 Out 2007 - 3:54

Excelente entrada, Tatiana!

sunny

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15962

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Seg 1 Out 2007 - 11:34

Oi TT!
Ja fiz a avaliação deu 13 Wink
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4109

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 1 Out 2007 - 14:00

Boa Rute! Outra excelente entrada! Isto está a começar a movimentar-se.
Suspect

Professor

Folha de personagem

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 19 Nov 2007 - 7:39

Ana escreveu:Olá Tatiana! Foste logo a primeira a apresentar livro este ano . lol!

Gostei da tua apresentação, apesar de achar que a tua sintese do livro é grande e se perde em pormenores que não interessam e acho que também podias ter explicado um pouco o contexto em que as citações que escolheste aparecem.

Pessoalmente, não gosto de livros de Nicholas Sparks, tal como já tinha dito em outros tópicos (acho eu lol! ). Por acaso li este livro, mas não gostei. Parece que o autor tem uma espécie de tara qualquer, porque ele acaba sempre por fazer algo de mal às suas personagens (neste caso, ele "mata" a Jamie, noutras histórias as pessoas sofrem de Alzheimer e não se lembram daqueles que outrora amaram, ou são agredidas e vão para ao hospital ou ainda chegam a ser perseguidas por algum maluco que não lide bem com a rejeição Razz ).

Enfim, mas pondo a minha opinião em relação aos seus livros de parte, a nota que me deu para a tua apresentação foi de 12,5.

Bjs

"pormenores que não interessam" :que má!

lol! não é ser má What a Face

Professor

Folha de personagem

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 19 Nov 2007 - 7:45

A avaliação será 13,5.
Desta vez desvio-me um pouco da avaliação dos moderadores...

Professor

Folha de personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: