Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Anjos e Demónios" de Dan Brown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Anjos e Demónios" de Dan Brown

Mensagem por nairsantospereira em Dom 6 Jan 2008 - 21:46

Título: Anjos e Demónios

Autor: Dan Brown

Editora: Bertrand

Data da edição: 2006

Motivos que me levaram a escolher este livro

Já tendo lidos todos os outros livros de Dan Brown, este era realmente o único que me faltava ler. Tendo outros livros em mente para ler, este foi o último da minha lista a ser lido.

Ia apenas reservar a sua leitura para mais tarde, mas, felizmente, antes dessa altura, foi-me oferecida esta obra. Não pensei em mais nada! Comecei a lê-lo imediatamente e, logo nos primeiros capítulos, percebi o tempo que tinha perdido. Começava a pensar que esta era, sem dúvida, uma das obras que mais apreciara até hoje.

Muitas opiniões de várias pessoas também influenciaram a minha escolha. Sempre me disseram que, além de “O Código Da Vinci”, este era o melhor livro do autor.

Pensei não apresentar esta obra quando a li, pois já consta, no fórum, uma apresentação de “Anjos e Demónios”, mas como acho que as apresentações de livros não se devem anular umas às outras e sim constituírem uma opinião para os alunos, decidi, finalmente, apresentar.

O autor – Dan Brown

Dan Brown, durante muitos anos, leccionou inglês, acabando por realizar o seu sonho: tornar-se escritor

A polémica e os assuntos tratados pelas suas obras são explicados pelo facto de sempre ter vivido rodeado de livros de Filosofia, Religião e Ciência, pois o seu pai era um notável matemático que, nos tempos livros, dedicava-se a ouvir música sacra. Tudo isso contribuiu para que Dan Brown criasse, em si próprio, uma enorme admiração e curiosidade pelos mistérios e ensinamentos da Filosofia, da Religião e da Ciência – enfim, interessou-se por todas as contradições que envolvem estas doutrinas.

Estes factores levaram este autor a escrever obras como: “Anjos e Demónios”; “O Código Da Vinci”; “A Conspiração”; “Fortaleza Digital”.

A obra – “Anjos e Demónios”

Género literário: Suspense/Thriller

Assunto tratado pela obra

Tudo começa com o assassinato de um notável cientista do CERN. A marca gravada no peito da vítima é o factor que chama e atrai Robert Langdon, um jovem professor da Universidade de Harvard. Identificado o símbolo, Vittoria Vetra (cientista do CERN e filha do cientista falecido) e Langdon juntam-se para descobrir o mistério que rodeia a morte do pai de Vittoria. Robert descobre, assim, que a marca no peito da vítima pertence exactamente a uma antiga Irmandade inimiga da Igreja Católica: Iluminatti, que deveria, supostamente, estar extinta há muitos séculos.

Numa trama de acontecimentos no Vaticano, quatro cardeais são raptados enquanto se aguarda a eleição do novo Papa; uma substância, “antimatéria”, está prestes a destruir toda a cidade do Vaticano.

Numa corrida contra o tempo, o professor e a cientista tentam deslindar os maiores mistérios da história que envolve a Irmandade e a Igreja, com vista a salvar o Vaticano de um trágico fim.

Citações preferidas

- Página 92: “O medo incapacita o inimigo mais depressa do que qualquer arma de guerra”.

Esta citação surge na mente de um criminoso, designado, a longo da obra, de “Hashashin”. O inimigo a que o assassino se refere é exactamente a Igreja Católica.

- Página 131: chamavam-lhe o “Delta Brilhante”. Um apelo à mudança esclarecida. O olho significa a capacidade de os Iluminatti se infiltrarem e observarem todas as coisas. E o triângulo é também a letra grega delta, que é o símbolo matemático de mudança. Transição”.

Estas frases são dirigidas de Robert Langdon para Vittoria Vetra. Vittoria perguntou a Langdon qual tinha sido a razão que o fizera interessar-se e conhecer tanto acerca da antiga Irmandade. Robert respondeu tirando um dólar americano do bolso e apontando para o Grande Selo impresso na nota. Então, começou a explicar o que significa o símbolo do selo.

- Página 244: “Do túmulo terreno de Santi com o buraco do Diabo / Os místicos elementos por Roma estão espalhados”.

Os versos citados são da autoria de John Milton, um poeta inglês que fora contemporâneo de Galileu “e um sábio que as teorias da conspiração punham à cabeça da lista de supostos Iluminatti” (página 241).

O poema encontra-se numa das páginas da obra “Diagramma della Verita” (Diagrama da Verdade) de Galileu Galilei, e é uma pista que leva ao encontro da “Igreja da Iluminação” dos Iluminatti (o local onde os membros desta Ordem/Irmandade se reuniam).

A minha opinião sobre o livro

Na minha opinião, “Anjos e Demónios” é, em posição semelhante a “O Código Da Vinci”, a melhor obra de Dan Brown.

Através de uma história envolta em suspense que consegue perfeitamente prender o leitor ao livro, o autor refere interessantes e importantes factos históricos que contribuem para a cultura-geral do leitor.

Confesso que, depois de ler a obra, li imensos documentos acerca de Galileu, Bernini e o que se pensa acerca dos Iluminatti. Sempre me interessei, desde muito nova, e acho que este facto surgiu de herança da minha mãe, sobre os mistérios que envolvem o Vaticano, uma cidade inserta noutra cidade. Esta obra veio aguçar, ainda mais, a minha curiosidade e fez-me ler, ainda mais, acerca do assunto.

Sempre fui da opinião de que os livros nos ensinam imenso e contribuem, assim, para a nossa formação pessoal e para achar muitas respostas para as nossas dúvidas.

Tendo já visitado destinos em que se utiliza o dólar americano como moeda, já tinha olhado para o Grande Selo e ficado algum tempo a pensar no que deveria significar e porque constava justamente na nota. Não pensando mais nisso, vim a descobrir, mais tarde, o que significava este Selo e qual a simbologia que estava por detrás deste, através desta obra. São factos interessantes como este que fazem valer as obras deste autor.

“Anjos e Demónios” redobrou a admiração que sinto por Dan Brown.

nairsantospereira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens: 12
Pontos: 2905

Re: "Anjos e Demónios" de Dan Brown

Mensagem por Ana em Seg 7 Jan 2008 - 15:51

Também gostei deste livro e do Código Da Vinci. Não gostei da Conspiração e nem me dei ao trabalho de ler Fortaleza Digital porque também não me pareceu ser muito interessante.

A nota que me deu para a tua apresentação foi de 17.

Última edição por em Sab 12 Jan 2008 - 20:20, editado 1 vez(es)

Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens: 561
Pontos: 2922

Folha de personagem
Guardião secular:

Re: "Anjos e Demónios" de Dan Brown

Mensagem por Rute em Sab 12 Jan 2008 - 17:22

Muito bem Nair! ai esta a tua grande apresentação ! eu dou 18 =)

kiss

Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens: 741
Pontos: 2929

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: