Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Expiação - Ian McEwan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Expiação - Ian McEwan

Mensagem por Rute em Qui 7 Fev 2008 - 14:00

Proxima apresentação: " Expiação" de Ian McEwan
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4088

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: Expiação - Ian McEwan

Mensagem por Ana em Sex 8 Fev 2008 - 5:44

Ah Ah lol

Já sabia que ias apresentar esse livro Razz
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4081

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Sex 8 Fev 2008 - 8:28

miii como comecei a ler! x)

Por acaso n era para ser este! x)
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Rute em Sab 16 Fev 2008 - 17:22

Antes da Leitura:

Titulo: Expiação

Titulo Original: Atonement

Editora: Gradiva, 4ºedição, janeiro 2008

Motivos que me levaram a ler este livro: Por ter sido um dos filmes nomeados para os oscares fui vê-lo! Depois de ter adorado corri a uma livraria e fui comprar o livro. Muito bom e algo diferente.

Capa:

Depois da leitura:

O autor:

Ian McEwan nasceu na Inglaterra, em 1948, mas passou a maior parte de sua infância fora do país, na Alemanha e no norte da África. De volta a Londres – onde vive até hoje – estudou na Sussex University preparando-se para se dedicar à literatura. Seu primeiro livro, a colectânea de contos Primeiro Amor, Último Sacramento & Entre Lençóis (1975), lhe valeu o Somerset Maugham Award. Com estilo e tramas fortes, muitas vezes envolvendo crianças, continuou impressionando a crítica nos livros seguintes,

McEwan também já escreveu para teatro, TV e teve obras adaptadas para o cinema, entre elas The Comfort of Strangers. No momento, ele está produzindo um novo romance.

Outros romances:

O Jardim de Cimento (1978)

A Criança no Tempo (1987)

O Inocente (1990)

Cães Negros (1992).

Amsterdão (1998)...

EXPIAÇÃO

Género: Romance / Guerra

A historia passa-se em 1935, a jovem Briony Tallis é uma rapariga de 13 anos que sonha em ser escritora. Dedica as suas tardes a escrever uma peça de teatro para apresentar ao irmão que vem do norte com um dos seus amigos Paul Marshall.

Enquanto escreve, Briony expia a irmã que esta a reagir de uma maneira muito estranha com Robbie Turner, o filho da mulher a dias, e começa a interpretar as reacções dos dois jovens de uma maneira diferente daquilo que na verdade é.

Robbie e Cecilia Tallis estão apaixonados. Mas a mente de escritora de Briony leva-a a cometer um terrível crime.

Na mesma noite em que os seus primos chegam resolvem fugir de casa, pensando serem um peso para a família Tallis, Lola na tentativa da sua fuga é violada mas não vê por quem e Briony acusa injustamente Robbie do crime, fazendo com que este vá para a prisão e seja separado de Cecília.

È lá que lhe fazem a derradeira pergunta passar o resto dos dias na prisão ou juntar-se ao exercito para combater os Alemães.

Robbie vai para a guerra tendo sempre na sua cabeça Cecília e sabendo que fora culpado pelo crime que não cometera.

Enquanto os anos passam, são poucas as vezes que Cecília, que renunciou a sua família, se junta com o seu amado, entretanto Briony também cresce, e segue para uma enfermaria, procurando entre os soldados feridos Robbie, ela também o amava.

Briony encontra a irmã e Robbie instalados numa casa que não tem nada a ver com os seus antigos costumes e pede desculpas mas de nada serve. Confirma ali que fora Marshall a violar Lola e que para esconder-se do seu próprio crime se casara com ela.

Briony promete a Robbie que vai desmascarar Marshall...

O livro acaba aqui, seguindo para o ano de 1999, onde Briony, já com os seus 77 anos, vê a nova geração representar a peça de teatro que ela escrevera a tantos anos atras. Briony confessa ai que tinha acabo o seu ultimo livro, era sobre uma rapariga que tinha visto uma coisa mas que não entendia o que era. Briony explica também que Robbie não sobreviveu a guerra e que Cecília morrera num bombardeamento. As suas desculpas foram inventadas e escritas apenas no seu livro onde a irmã e o amado poderiam ter um final feliz.

Citaçoes preferidas:

“ Na meia hora seguinte, Briony cometeria o seu crime”

( escrito por ela Briony, sabendo que cometera um crime e que já não poderia voltar a tras com a sua palavra, quando ve Lola a ser violada por Marshall)

“ Nunca tinha visto homens a chorar. Ao principio ficou chocada, mas passado algum tempo já estava habituada”

( esta frase marcou-me porque estava a imaginar um hospital cheio de pessoas a gritar e cheias de dores)

“ Sentiu as recordações (...) Lola a aparecer no seu quarto lavada em lagrimas, com os pulsos feridos e nódoas negras, os arronhos de Lola e na cara de Marshall”

( os verdadeiros factos do crime)

“ Houve um crime. Mas tambem houve amantes. Os amantes, e o final feliz da sua historia estiveram na minha mete toda a noite”

( as ultimas frases do livro e Briony a lembrar-se do seu livro)

Opinião Pessoal: Gostei do livro. Há partes, especialmente do ponto de vista de Robbie, que são um pouco puxadas, quando digo isso é que as descrições da guerra e das mortes são todas salientadas. Apesar de Briony ser a “vila” ela é um das minha personagens preferidas, porque sabendo o que cometeu e sabendo que era tão cobarde para dizer que estava errada conseguiu apenas num livro manter a memória daqueles a que fez mal.
Um livro muito bom e um filme que me marcou e que, na minha opinião mereceu os prémios que ate agora tem ganho. Só falta os oscares.

Para ver coisas sobre o filme: http://vertentes.realbb.net/cinema-f10/expiacao-atonement-t656.htm

Vão ao tópico de cinema que esta tudo. Trailers etc...

IMAGENS:

Cecilia e Briony(deitada)

Robbie na guerra

O fim do livro de Briony onde tudo acaba bem!

FIM!

Última edição por em Dom 17 Fev 2008 - 7:09, editado 1 vez(es)
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Ana em Dom 17 Fev 2008 - 5:12

Não escreveste a tua opinião sobre o livro
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Dom 17 Fev 2008 - 7:09

obrigado por avisares. Esqueci.me de copiar essa parte do word! uf ainda bem que guardei Razz
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Ana em Qua 20 Fev 2008 - 14:47

Olá.

Apresentação gira. O livro parece ser interesante.

A minha nota para a tua apresentação é de 16,5.
Ana
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: