Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Apresentação do Livro: A Estrela de Joana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação do Livro: A Estrela de Joana

Mensagem por Patricia Ascenso em Dom 24 Fev 2008 - 7:38

Ficha De Leitura

Titulo:
A Estrela De Joana
Autor:
Paulo Pereira Cristóvão
Editora:
Editorial Presença
Data de Edição
: Lisboa Setembro 2007

Escolha do Livro:

Escolhi este livro por ser uma história que aconteceu na realidade infelizmente.
Dados Biográficos:

Paulo Pereira Cristóvão nasceu em Lisboa em Julho de 1969. Em Novembro de 1990 entrou para os quadros da Polícia Judiciária de onde saiu no início de 2007 para fundar uma empresa de Consultoria e Investigação.
Durante o tempo que foi PJ, foram lhe atribuídos alguns dos preocessos mais mediáticos da Direcção Central de Combate ao Banditismo, sendo " Joana " mais um dos processos em que manteve um processo relevante. Destacou se em váris investigações cujo objectivo ia desde o Tráfico de Seres Humanos, passando por processos de Terrorismo até as máfias do Leste.

Género literário:

Literário
Assunto:

Joana uma criança com apenas 8 anos de idade, residente em Portimão, ao que tudo indica ( investigação policial ) foi morta pela sua propria mãe Leonor e pelo seu tio João Cipriano.
Tudo se passou no dia 12 de Setembro de 2004, quando a pequena Joana saiu pra ir ao café proximo de sua casa e quando regressou a casa nunca mais foi vista. Após o desaparecimento da pequena foram chamados para tomar conta da investigação Paulo Cristovão, Marques Bom e Leonel membros da PJ de Lisboa. No decorrer da investigação foram realizados vários interrogatórios a Leonor e a João, num de tantos interrogatórios Leonor e João confessam ter morto a pequena Joana por esta os ter surpreendido num acto sexual e ameaçado de contar ao padrasto. Mataram com espancamento, esquartejaram no chão da sala e esconderam os pedaços de corpo na arca frigorifica. Durante uma investigação a casa onde ocorreu o crime foram encontradas várias provas " indices " que leva ops inspectores a querer que Joana foi violada pelo tio e em seguida morta. Leonor confrontada com a realidade tenta o o suicídio dentro das instalações da PJ evitado pelos inspectores presentes. Na prisão, onde regressa, depois de observada no Hospital, é instruída e instigada pela directora do estabelecimento a apresentar queixa por abuso de autoridade e agressão nos interrogatórios.
Ilibados em acariação com Leonor por não terem sido identificados como os presumiveís agressores, Cristovão e os seus 2 colegas são retirados do caso, não tendo tempo de recuperar o corpo da menina.
Já afastados da PJ por opção própria na sequência desde caso, em Junho de 2007 são acusados pelo Ministério Público de torturar Leonor através de terceiros não identificados.

Citações preferidas:

( ... )" Eu disse á Leonor que queria fazr coiso com ela e ela disse que não lhe apetecia, mas eu disse lhe que queria mesmo que me estava a apetecer e pronto... ela foi meter os pequenos no quarto deles e veio para o sofá onde eu estava, tirou as calças de fato treino e começamos a fazer o coiso ( ... )"
( ... )" Leonor deu lhe uma chapada. Depois, e como ela não se calava eu dei lhe outra e ela foi bater contra a parede ( ... )"
( ... )" Eu cortei a menina aos pedaços ( ... )"
( ... )" Áte sempre grande Joana... Áte sempre ( ... )"

Opinião do Livro:

Adorei ler este livro, por nos mostrar um pouco da nossa sociedade e porque da nos a conhecer o trabalho da policia, que tantas vezes e nos desconhecido.

Patricia Ascenso
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Pontos : 4100

Re: Apresentação do Livro: A Estrela de Joana

Mensagem por Rute em Seg 25 Fev 2008 - 6:33

14 =)
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741