Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Jane Eyre - Charlotte Brönte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jane Eyre - Charlotte Brönte

Mensagem por Rute em Ter 1 Abr 2008 - 11:35

Proximo livro a ser apresentado =)

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

Titulo: Jane Eyre

Autor: Charlotte Brönte
Editora: Difel
Data de edição: 1º edição - 2004

Capa:

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
escolhi apresentar este livro porque me foi oferecido e, alem disso, uma das minhas amigas já tinha lido e aconselhou-me vivamente já que gosto muito do género e já tinha anteriormente apresentado o “ Rebecca” que é parecido.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Biografia
Charlotte Brontë (1816-1855).Filha de um pastor irlandês, e as irmãs, Emily e Anne, partilham a infância entre o sinistro presbitério de Haworth, de onde só avistavam o cemitério, onde as duas irmãs mais novas viriam a morrer.Depois de um ano em Bruxelas, as irmãs Brontë tentaram fundar uma escola, mas não encontraram alunos devido à conduta escandalosa do irmão. Decidiram-se então pela escrita como forma de sobrevivência.

3.2. Outras Obras da Autora

Jane Eyre

Shirley

Villette

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário:

Romance dramático

4.2. Assunto:

O livro conta a historia de uma órfã de nome Jane Eyre que vive com a sua tia que a detesta e com os primos que lhe tratam mal, depois de muitos castigos, Jane confronta a tia e esta manda-a para um colégio interno onde Jane passa toda a sua juventude.

Após seis anos como aluna e mais dois como professora ( dezoito anos), decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle e menina-dos-olhos de Edward Rochester, um homem que herdou todas as propriedades da sua família e em torno do qual se ocultam factos tenebrosos acerca do seu passado.

A verdade é que a medida que Jane se começa a apaixonar por Rochester vem a descobrir que aquela casa traz algo de sobrenatural, ouvem-se gritos, sons que não existem e ate tentativas de homicídio por alguém que ele quer ocultar.

Jane descobre, no dia do seu próprio casamento, que Rochester já era casado, com uma mulher chamada Bertha que entretanto enlouquecera e para que ninguém soubesse, ele mantinha-a escondida no sótão.

Perante isto Jane decide fugir.

Passou três dias na miséria e á fome e foi apenas no quarto dia que foi recolhida por St John e suas irmãs. Mais tarde vem a descobrir que não só herdou dinheiro de um tio, como os seus anfitriões são na realidade também seus primos direitos. St John decidido a partir como missionário para a Índia convida Jane a casar-se com ele e a levar a prima consigo. Jane hesita e resolve descobrir o que se passara com Rochester, pois nenhuma das suas cartas tinham tido resposta.

Vem a encontrá-lo cego e ao cuidado de dois criados fieis, pois Thornfield Hall ardera num incêndio provocado pela louca, e ele perdera a vista ao tentar salvar todos que lá viviam. Como Bertha( a sua antiga mulher) morrera, Jane decide assim casar finalmente com ele.

4.3. Citações favoritas

“ era um riso estranho, distinto, formal e como sem alegria (...) o riso voltou para acabar num estranho murmúrio...”

( a primeira vez que Jane Eyre ouve as tais vozes misteriosas na mansão)

“ « Sofia – chamei – que esta ai a fazer?» ninguém me respondeu, mas uma forma humana surgiu, uam desconhecida pegou na vela, ergueu-a ao alto e examinou o vestido...”

( a aparição de Bertha e a tentativa de matar Jane com o incêndio que mais tarde no fim iria provocar destruição a mansão)

“ E, leitor, pensas que eu temia a sua ferocidade de cego? Se assim pensas, conheces-me mal...”

( muitas vezes a autora/ personagem fala connosco situando-nos ou esclarecendo-nos os mistérios e as nossas duvidas, aqui jane via o seu amo cego)

4.4. Opinião sobre o livro

Gostei muito do livro. Existe vários filmes e uma miniserie que eu ainda não vi mas que vou ter de agendar para ver. Porque a historia prende-nos muito. È um clássico da literatura inglesa que vale a pena ler. A sua irmã Emily Brönte escreveu o Monte dos vendavais que também já esta na minha lista de livros é considerado por alguns uma autobiografia.

Curiosidades

Poster do Filme:

Poster da serie:

( nomeada para o emmy de 2008)

trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=HbYzv6hc5U4&feature=related

Última edição por Rute em Qua 9 Abr 2008 - 7:05, editado 2 vez(es)
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4054

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: Jane Eyre - Charlotte Brönte

Mensagem por Ana em Qua 2 Abr 2008 - 12:40

Um dia, quando tiver mais tempo e menos livros acumulados Razz , irei ler esse livro Very Happy
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Pontos : 4047

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Rute em Ter 8 Abr 2008 - 15:09

ai esta a apresentação
pos tudo junto para ficar mais bonitinho x)
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4054

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares