Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Mensagem por cássio toyonaga em Sex 18 Abr 2008 - 8:23

1-Identificação do Livro.



1.1-Título: O Bom Ladrão.




1.2-Autor: Sabino, Fernando.



1.3-Editora: Ática.



1.4-Data da edição:3ª edição-1992



2-Escolha do livro:


2.1-Motivos que levaram à escolha do livro:

*Escolhemos este livro, pois era um livro conhecido, com um contexto amplo em diversos assuntos da atualidade, como exemplo: O adultério, Cleptomania e entre outros mais.Assim, foi possível compararmos o livro da década anterior com os tempos modernos,Tendo com isso, um conhecimento a mais sobre o assunto complexo dos tempos passados com os atuais.


Última edição por cássio toyonaga em Sex 9 Maio 2008 - 7:54, editado 2 vez(es)
avatar
cássio toyonaga
Romance
Romance

Número de Mensagens : 195
Idade : 26
Localização : brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 3441

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Mensagem por Rute em Sex 18 Abr 2008 - 15:49

ahhh n conheço =X

Mas vou esperar pela apresnetaçãoo!


conselho: utilizem imagem da capa ou do autor para se tornar mais dinamico =D
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 27
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 3968

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Mensagem por cássio toyonaga em Sex 9 Maio 2008 - 7:50

3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

Fernando Tavares Sabino (Belo Horizonte, 12 de outubro de 1923Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2004) foi um escritor e jornalista brasileiro.
Durante a adolescência, foi locutor de programa de rádio e começou a colaborar regularmente com artigos, crônicas e contos em revistas da cidade, conquistando prêmios em concursos.
No início da década de 1940, começou a cursar a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da Folha de Minas. Seu primeiro livro de contos, Os grilos não cantam mais, foi publicado em 1941, no Rio de Janeiro.
Tornou-se colaborador regular do jornal, onde conheceu Vinicius de Moraes, de quem se tornou amigo.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1944. Depois de se formar em Direito na Faculdade Federal do Rio de Janeiro em 1946, viajou com Vinicius de Moraes aos Estados Unidos da América, onde morou por dois anos em Nova Iorque.
O encontro marcado, uma de suas obras mais conhecidas, foi lançada em 1956, ganhando edições até no exterior, além de ser adaptada para o teatro. Sabino decidiu, então (1957), viver exclusivamente como escritor e jornalista. Iniciou uma produção diária de crônicas para o Jornal do Brasil, escrevendo mensalmente também para a revista Senhor.
Em 1960, Fernando Sabino publicou o livro O homem nu, pela Editora do Autor, fundada por ele, Rubem Braga e Walter Acosta. Publicou, em 1962, A mulher do vizinho, que recebeu o Prêmio Cinaglia do Pen Club do Brasil.
Em 1966, fez a cobertura da Copa do Mundo de Futebol para o Jornal do Brasil. Fundou, em 1967, em conjunto com Rubem Braga, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros.
Publicou o romance O grande mentecapto em 1979, iniciado mais de trinta anos antes. A obra, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, e acabaria sendo adaptada para o cinema, com direção de Oswaldo Caldeira, em 1989, e também para o teatro. Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

Faleceu em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado, às vésperas de seu 81º aniversário.


3.2. Outras Obras do Autor(a)

*Faca de dois gumes.
*Martine Seco.
*Os grilos não cantam mais.
*A mulher do vizinho.
*Restos Mortais

e entre outros...

4. Conteúdo do Livro4.1. Gênero Literário

Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

O livro é narrado em 1ª pessoa, ou seja, narrador personagem.Contudo, não há muitos personagens na história; as principais são:Dimas, Isabel e Garcia, onde Dimas é o narrador.

Ele começa sua história ao lembrar de sua ex-esposa (Isabel), relatando principio onde à conheceu.

Diz ele (narrador) que conheceu Isabel no trabalho, quando ela foi postar um anúncio, sobre um aluguel de um quarto.Que por sinal foi alugado por Dimas.A cada dia que passou, o carinho entre Dimas e Isabel aumentou mais.

No decorrer da história acontecem pequenos furtos, porém, ninguém sabe ao certo quem é “O Bom Ladrão”(pelo menos a principio).Acontece que, no meio da história em pleno clímax, é revelado que o ladrão, ninguém mais é do que a Isabel, que apresenta características muito fortes de uma cleptomaníaco(a).

Dimas com o intuito de saber o que se passa na cabeça de Isabel resolve fazer pequenos furtos também, porém não consegue já que não conseguiu continuar roubando por ser um rapaz culto(direito), e percebeu assim que Isabel tinha uma doença compulsiva.

Com o passar do tempo era perceptível que os impulsos iam dominando seus hábitos, até que um dia ela rouba uma bolsa.As conseqüências eram obvias e a policia bateu na porta de Isabel e começou a investigação.

Dimas com amor a Isabel resolve assumir a culpa no lugar dela, assim preso.

Após um tempo preso Dimas percebe que Isabel tinha fugido e nunca mais a viu.Depois de muito tempo, ele já idoso vê uma mulher idosa aparentando pelo menos uns 60 anos acompanhada de um homem calvo; naquele instante ela apontava uma jóia na vitrine e mostrava no sorriso os dentes escuros de nicotina.O narrador concluiu que aquela mulher era nada mais nada menos que Isabel; e ainda observou uma possível traição de Isabel.



(obs:Nesse momento o autor resgata o livro de Machado de Assis”Dom Casmurro” onde ha também uma possível traição de Capitu)

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

-Roubaram a bolsa de uma mulher num bar aqui perto...

(É a fala de Dimas explicando para Galdino sobre o roubo de uma bolsa no momento em que a policia chegou.Onde a principal suspeita era Isabel.)

-Ela não tem nada com isso.Nem sabia.A culpa é toda minha.

(No momento em que Dimas confessa o crime do roubo da bolsa, ocultando a participação de Isabel, assim sendo Dimas vai preso no lugar de Isabel.)

4.4. Opinião sobre o livro.
-O livro O Bom Ladrão conta a história de um homem que faz de tudo pela sua mulher a ponto de se sujeitar a ser preso por seu amor a ela, mas que na realidade ela ,é a culpada; Atualmente isso não acontece normalmente, e dificilmente alguém assumi as responsabilidades dos outros sem ser em prol de seu próprio beneficio.Além disso, é muito dinâmico pois ha pequenas citações de livros famosos como o Dom Casmurro de Machado de Assis, podendo associar a suspeita de traição de Isabel com o enigma de Capitu.



De: Cássio e Alexandre.
avatar
cássio toyonaga
Romance
Romance

Número de Mensagens : 195
Idade : 26
Localização : brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 3441

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Mensagem por Rute em Dom 11 Maio 2008 - 14:03

14,5
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 27
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 3968

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Bom Ladrão.(Fernando Sabino).

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum