Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Apresentação de livro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação de livro

Mensagem por paty em Sex 18 Abr 2008 - 8:24

1 Identificação do livro;
1.1 Titulo:Lisbela e o prisioneiro
1.2 Autor:Osman Lins
1.3 Editora:Planeta do Brasil
1.4 Data da edição:2003

2 Escolha do livro;
2.1 Motivo que levou a escolha do livro:Por ser literatura brasileira e por sua comicidade.
paty
Conto
Conto

Número de Mensagens : 64
Pontos : 3581

Re: Apresentação de livro

Mensagem por Rute em Sex 18 Abr 2008 - 15:49

Outro que n conheço...estou pronta para conhecer =)
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4114

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por paty em Sex 9 Maio 2008 - 7:05

Após a leitura

3-Contextualização do autor

3.1-alguns dados biográficos: Osman da Costa Lins nasceu na cidade de Vitória de Santo Antão, a 05 de julho de 1924, filho do alfaiate Teófanes da Costa Lins e de Maria da Paz Melo.
Aos 16 anos de idade, mudou-se para o Recife, onde fez o curso de finanças na Faculdade de Ciências Econômicas de Pernambuco.
Foi também funcionário do Banco do Brasil. Estreou na literatura em 1952, com a publicação do romance "O Visitante". Em 1961, passou um ano na Europa, como bolsista da Aliança Francesa, e, em 1962, fixou residência em São Paulo.
Morreu a 08 de julho de 1978.
Além de contos e romances, também escreveu textos para teatro ("Lisbela e o Prisioneiro", por exemplo) e um ensaio sobre o escritor Lima Barreto, de quem era grande admirador.
3.2Outras obras do autor:
-Rainha do cárcere da Grécia;
-Diabo na noite de natal;
-Nove, noventa: narrativa;
-Ilha no espaço;
-Gestos;
-Fiel e a pedra;
-Lisbela e o prisioneiro;
-Avolovara.

4-Conteúdo do livro
4.1-Gênero literário: Romance urbano
4.2-Assunto: Lisbela era a filha única do tenente da cidade, a garota era apaixonada por cinema e naquela semana acompanhava um romance.Como sempre Lisbela foi ao cinema e lá conheceu Leléu que havia acabado de chegar á cidade, a moça logo se apaixonou, mas mal sabia ela que Leléu estava fugindo de um matador, pois havia se envolvido com a irmã deste, que Leléu nunca havia visto o rosto.
Um certo dia chegou na cidade um homem bem vestido com um terno cor de vinho que, ao passar na praça foi atacado por um boi, o animal foi em sua direção e o homem sem saber o que fazer ficou paralisado, neste instante apareceu Leléu e salvou-lhe a vida.Como pagamento de divida o homem disse a Leléu que mataria um de seus inimigos, o rapaz não aceitou e foi embora.
O noivo de Lisbela descobriu então a paixão repentina da moça e resolveu contratar um matador para acabar com Leléu, Lisbela quando descobriu fez com que o pai prendesse o rapaz para o manter a salvo.Logo aparece na delegacia o homem de quem Leléu salvou a vida, o rapaz descobriu que aquele é o irmão da moça com quem havia se envolvido e o mesmo matador que o noivo de Lisbela contratara.
O pai de Lisbela chega e tenta impedir que o assassinato ocorra ali, porém é capturado e feito refém, Leléu lembra o matador que tem com ele uma divida que não foi saudada e pede para que ele se mate já que ele era seu maior inimigo, o homem diz que o mataria e logo em seguida se mataria.Lisbela desesperada ao ouvir aquilo pega uma arma e atira no matador que cai morto.O pai da garota pede para que ela e Leléu fujam, os dois vão embora.
O tenente tentando acabar com a prova do crime pega a arma e descobre que o tiro que foi disparado era de festim, e que o matador havia morrido de susto.

4.3-Citações:
1ºcitação: Frederico (o matador) faz a proposta a Leléu após ter a vida salva por este:
_Diga o nome, rapaz.Pode ser o juiz, o promotor, me dá o nome, o jeito, e eu saco-lhe a moela. Como é. Diz ou não diz.Vocês têm inimigos?
_Não, não tenho.
_E como é que está metido aí?E agora não me disse que sim?
_Tenho, mas os quero vivos (...).

2ºCitação: (...)_Você prometeu matar meu inimigo.
_Pois é.
_E por que não se mata?
_Ai, minha gente... Ele está endoidando.
_Então você não tem palavra.
_Palavra eu tenho.Mas juramento vale mais do que promessa.Jurei lavar minha honra e vou lavar.Mas pra você não dizer que sou mal agradecido, vou te soltar primeiro.Você não vai morrer numa cadeia.

4.4-Opinião sobre o livro
O livro é muito bom, é cômico e ótimo para quem quer se destrair.

Nomes:Patricia Rodrigues e Ricardo Donizeti
paty
Conto
Conto

Número de Mensagens : 64
Pontos : 3581

Mensagem por Rute em Dom 11 Maio 2008 - 14:09

13
Rute
Trilogia
Trilogia