Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Em Busca do Carneiro Selvagem - Haruki Murakami

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Busca do Carneiro Selvagem - Haruki Murakami

Mensagem por Rute em Sex 18 Abr 2008 - 15:58

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro
Titulo: Em busca do Carneiro Selvagem

Titulo Brasil: Caçando Carniros
Titulo Original: The wild sheep Chase
Autor: Haruki Murakami
Editora: casa das letras

Data da Edição: 1 edição, abril 2007

2. Escolha do livro

Motivos que levaram à escolha do livro: Gosto muito do autor e de ler coisas sobre a cultura Japonesa. Os seus livros trazem sempre um grande misterio ( alias desde o titulo / capa etc...) este foi-me oferecido e foi o 2º que li do autor....

Capa:

Portuguesa:

Brasiliera:

Original:
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 3999

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Re: Em Busca do Carneiro Selvagem - Haruki Murakami

Mensagem por Rute em Dom 27 Abr 2008 - 7:06

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

Alguns dados biográficos:

Um dos mais populares escritores japoneses, Haruki Murakami nasceu em Kyoto em 1949. Cresceu em Kobe, cidade portuária que lhe rendeu uma visão de mundo cosmopolita, um dos pilares de sua obra. Seus dias de universidade foram caóticos e intensos, incluindo uma participação ativa nos protestos contra a guerra do Vietnã. Formou-se em dramaturgia clássica no Departamento de Literatura da Universidade de Waseda. Pouco depois, montou um bar em Kokubunji, Tóquio (1974 a 1981), sobre o qual diria mais tarde: “Tudo que preciso saber na vida aprendi no meu bar de jazz.”

Outras Obras do Autor:
A Rapariga que inventou um sonho
Dança, Dança, Dança
kafka à beira-mar

Stupink meu amor.
Crónica do Pássaro de Corda
Norwegian Wood

4. Conteúdo do Livro

Género Literário: Romance / Fantasia / Misterio

Assunto:

Um jornalista divorciado é contratado por um homem que lhe mostra uma fotográfia de uma grande vale cheio de carnéiros.
No meio destes animais existe um, que o homem tenciona encontrar, um carnéiro com uma história sobrenatural e que, alem disso, difere dos outros, tem uma estrela vermelha gravada no dorso.
É no Hotel Golfinho que este se depara com um tal porfessor carnéiro que diz que este animal tem uma grande missão na terra mas que para isso muitas vezes destroi o humano em que o animal ocupa, como um espirito que possuiu um corpo de um humano. É um animal que pode mudar o rumo da hisoria.
Na sua caminhada até as mais altas montanhas de Junitaki ( região do Japão) encontra uma pequena cabana que pertencera a um dos seus melhores amigos, Rat, é lá que um homem misterioso vestido de carneiro se dá a conhecer e desenvolve a historia do misterioso carnéiro selvagem. Mas o jornalista começa a desconfiar de algo sobre esta personagem quando ao olhar para o espelho, não ve o seu reflexo, e corajoso pergunta-lhe o porque disso.
O jovem Homem carneiro explica-lhe que se ele tivesse chegado a cabana uma semana antes presenciaria o seu suicídio, enforcameto na cozinha da cabana porque sentiu o carneiro dentro de si e já não aguentava mais matando-se assim e se possivel ao espirito que dentro dele o atormentava.
O jornalista decidi sair daquela jornada e entregar tudo o que sabia ao inicial contratante. Não chegando a saber quase nada sobre qual seria a missão do ser sobrenatural mas tendo a pecepção das imensas historias verdadeiras que uma região rural pode precensiar. Deixando tudo o misterio em aberto a ser resolvido pelas endidas mais altas que ele...

Citações favoritas:

" Andava eu a inspeccionar pastagens, quando por mero acaso, fui ter a uma gruta onde dicidi passar a noite, em sonhos, apareceu-me um carneiro que me perguntou se podi entrar dentro de mim..."

( a tentativa do professor carneiro de contar a historia sobre a sua possessão ao jornalista)

" Se isso sim, que ele tinha em mente algo de importante. Um projecto grandioso destinado a transformar radicalmente a Humanidade e o mundo inteiro"

( mais uma vez a explicação do professor carneiro á missão que o animal estaria a fazer aqui na terra)

" - Estas morto não estas?
- è verdade- respondeu - eu já morri"

(ao não ver o misterioso homem reflectido no espelho pergunta-lhe sobre a sua existência)

Opinião sobre o livro: gosto muito da escrita de Murakami mas aredito que os livros dele possam levar " uma pessoa a loucua", com isto quero dizer que ele arranja tantos pormenores, começa com tantas perguntas e no fim quase não existe respostas deixando para a pessoa que está a ler um sentido de imaginação. Este livro não é excepção quando no titulo remete-nos para a caça de um animal sobrenatural, chega-se ao fim sem o animal, sem respostas sem nada. Mas ele deixa-nos qualquer coisa no ar que nos faz ler outra vez uma passagem, ou a mesma linha para ver se estaremos mesmo a ler o que ele esta a querer dizer.
Um livro muito bom, confuso, para quem não está habituao ao método de escrita do autor.
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Rute em Dom 27 Abr 2008 - 7:10

p.s - peço desculpa pela ausencia e nomes das personagens. Mas no livro não aparece nenhum. o autor normalmente trata-as por J ou R ou M x')
Rute
Trilogia
Trilogia

Folha de personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares