Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Uma viagem espiritual" de Nicholas Sparks e Billy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por SaraJ. em Qui 19 Out 2006 - 12:41

Escolhi este livro porque gosto muito da maneira como Nicholas Sparks escreve e porque a minha mae ja leu o livro e me disse que era mesmo muito bom! O titulo também me atraiu! Já vou avançada na leitura e estou realmente a gostar muito.

SaraJ.
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 18
Pontos : 3969

Mensagem por SaraJ. em Qua 8 Nov 2006 - 13:04

Professor kria dizerlhe que ja acabei a leitura do meu livro e tenho já praticamente tudo pronto para publicar aqui a apresentação, este atraso só se deve ao facto de eu ter emprestado o livro á minha tia e ela ainda nao ter tido disponibilidade para mo devolver e eu necessito das citaçoes k registei para colocar aki!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Re: "Uma viagem espiritual" de Nicholas Sparks e Billy

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 8 Nov 2006 - 15:18

Tudo bem Sara!

Não há problema. Quando fizeres a apresentação, vai ao tópico que abriste em primeiro lugar, sobre este livro, abre-o e escolhe "Post Reply". Depois, preenche a mensagem com os dados que estão indicados na "Ficha de Leitura" que está nas mensagens "fixas" deste fórum.

Aguardamos o teu trabalho!

Smile

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15850

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por SaraJ. em Ter 14 Nov 2006 - 15:07

Obrigado pela compreensão professor..eu vou fazer a apresentação o mais breve possivel e logo de seguida anunciares o novo livro que ja estou a ler!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por SaraJ. em Ter 14 Nov 2006 - 15:07

anunciarei*

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Nov 2006 - 15:14

Wink

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15850

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por SaraJ. em Sab 9 Dez 2006 - 8:29

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Uma Viagem Espiritual
1.2. Autor(a): Nicholas Sparks e Billy Mills
1.3. Editora: Editorial Presença
1.4. Data da Edição: 11ª edição, Lisboa, Outubro, 2003

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro: Escolhi este livro porque gosto muito da maneira como Nicholas Sparks escreve e porque a minha mãe já leu o livro e me disse que era mesmo muito bom! O título também me atraiu, remete para algo no mundo da espiritualidade e isso fascina-me!

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nacionalidade: Estados Unidos da América
Nascimento: 1965/12/31

Nicholas Sparks é natural de Omaha, Nebraska. cresceu e viveu a sua juventude em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Trabalhou durante algum tempo como delegado de informação médica e foi ai que se iniciou a escrever até que surgiu Theresa Park, agente literária, que decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. É um autor consagrado internacionalmente pelo público. Em Portugal é um imbatível líder de vendas.

Co-autoria: Billy Mills À cerca de Billy Mills apenas conseguir constatar através da capa do livro que é mundialmente conhecido a partir das Olimpíadas de 1964, e foi ele próprio tema inspirador de um filme que ficou célebre “Running Brave”.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
• O Diário da Nossa Paixão
• As Palavras Que Nunca Te Direi
• Um Momento Inesquecível
• Corações em Silêncio
• Uma Promessa Para Toda a Vida
• O Sorriso das Estrelas
• Laços Que Perduram
• Quem ama acredita
• A Alquimia do Amor
• Três Semanas Com O Meu Irmão
• À primeira vista
• O milagre
• Juntos ao luar

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Apesar de os romances serem o género literário característico de Nicholas Sparks, este livro na minha opinião não é um romance, é uma narrativa inspirada na cultura dos índios Lakota.

4.2. Assunto (breve síntese)
Este livro fala-nos de um jovem índio Lakota chamado David, que vive no Dakota do Sul e para o qual a vida deixa de fazer sentido no momento em que perde a sua irmã mais velha, que era desde a morte da mãe que ocorrera três anos antes, quando ele tinha apenas onze anos, a sua melhor amiga e a fonte da sua alegria de viver, ela havia-lhe ensinado tudo pois ajudou o pai a criar os mais novos após a morte da mãe. David mergulha após a morte da irmã num desespero sombrio, numa enorme depressão, e fica sem saber como irá conseguir encontrar de novo a felicidade e coragem para enfrentar a vida, é então que procura a ajuda do pai dizendo-lhe que quer que este o ajude a ser feliz de novo, pois não sabe como faze-lo, o pai que então começara a inquietar-se com o desespero do filho, pois sabia o poder destrutivo desse sentimento e o qual, sabia que apesar de todos aqueles anos duros em que aquela família índia havia sido discriminada pelos novos Americanos, ainda lhes restava as suas tradições ancestrais entrega então a David um pergaminho de papel pintado á mão e gasto pelos anos. Neste pergaminho David pode ver imagens e símbolos dos quais emana um poder misterioso. È então apenas com este pergaminho e com duvidas sobre o seu significado, que David parte numa estranha viagem em que ira conhecer Tunkasila Paha Sapa, o homem das montanhas, que o ira guiar pelas montanhas e ajudar a perceber a essência da vida e como encontrar a felicidade e paz que tanto procura. Viagem que muda para sempre a vida de David.
Nota: Tunkasila – A presença de Deus através da sabedoria. O avô sábio de todas as coisas vivas.
Paha Sapa – As montanhas negras do Dakota do Sul. A essência de tudo o que existe. È um local profundamente sagrado para a cultura Sioux Lakota.
(Palavras traduzidas do dialecto Lakota e que se encontram no glossário do livro junto com muitas outras.)

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
“É verdade, ele sabia que ela estava morta, no entanto…alturas havia em que a sentia com ele, viva e cheia de energia. Não sabia se estaria a imaginar, mas, de qualquer maneira, não deixava de prestar a máxima atenção aquele sentimento, que era, pura e simplesmente, demasiado profundo para ser ignorado.”
“Bem, não é preciso ser feliz para viver, mas a felicidade melhora todos os aspectos da nossa vida.”
“E, se de facto for verdade e for o meu último dia, terei vivido o melhor dia da minha vida. Terei vivido cada minuto com a minha mais ardente dedicação. Terei amado até ao limite máximo do meu coração. Cada minuto terá sido o mais feliz de toda a minha vida. E se estiver enganado e não for o meu último dia, levantarei as minhas mãos em sinal de vitória e agradecerei a Wakantanka por me ter concedido mais uma oportunidade para ser feliz.”
Nota: Wakantanka – Deus. O pai do céu. O criador do mundo (Palavra traduzida do dialecto Lakota e que se encontra no glossário do livro junto com muitas outras.)

4.4. Opinião sobre o livro

Para mim este livro foi fascinante, leva-nos a entrar num mundo em que nada é real mas tudo faz sentido, a experiência de vida da personagem principal e as conclusões a que ele chega ao longo da sua viagem espiritual fazem todo o sentido na nossa vida e mostra-nos como ás vezes damos valor a coisas tão insignificantes e desprezamos aquilo que realmente importa. Ajuda-nos a perceber a importância da vida e sobretudo a importância de que, aconteça o que acontecer, devemos sempre tentar ser feliz porque é algo que só depende de nós e não dos factores externos da vida como a perda de alguém especial. Para mim Nicholas Sparks é realmente um grande escritor que sabe transmitir aos leitores através dos seus livros os sentimentos mais profundos da vida, o seu significado e descreve-los de uma maneira perfeita.

Espero que esteja boa a apresentação professor Very Happy!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por SaraJ. em Sab 9 Dez 2006 - 8:31

Desculpe estar tudo da mesma cor professor nao sei o que se passou eu nao coloquei assim mas foi assim que apareceu!

SaraJ.
Palavra
Palavra

Mensagem por Rute em Sab 9 Dez 2006 - 17:18

por acaso esse é um dos livros do Sparks que nunca me deu curiosidade para ler...

Mas n fazia ideia que era assim!!

santa
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 3997

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 11 Dez 2006 - 16:33

Leitura registada!