Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Dom Casmurro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dom Casmurro

Mensagem por Bruna Aparecida Biasotti em Sex 25 Abr 2008 - 8:35





1.1 Título : Dom Casmurro

1.2 Autor : Machado de Assis

1.3 Editora : Abril

1.4 Data de Edição : 1978



2 Escolha do Livro

2.1 Motivos que levaram a escolha do livro:

Sempre ouvimos que se trata de uma ótima história, além de ser um clássico da literatura brasileira.



3. Contextualização do autor

3.1 Dados biográficos

Joaquim Maria Machado de Assis, geralmente considerado maior escritor brasileiro, nasceu a 21 de junho de 1839 mo Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade, a 29de setembro de 1908.Seu pai, o mulato Joaquim, era pintor de paredes;sua mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, lavadeira.

Machado passou sua infância entre a chácara de Livramento(de propriedade de sua madrinha)e a casa pobre dos pais, percebendo desde muito cedo os desníveis sociais recebendo as primeiras impressões do ambiente descrito em suas obras. A pobreza, a cor, a timidez e a gagueira reforçaram seu isolamento.O menino já sentia umas “coisas esquisitas”, como desmaios ou crises nervosas, prenúncios da epilepsia que se manifestaria alguns anos mais tarde.Depois da morte da mãe(1849), o pai casou-se novamente.Maria Inês, a madrasta, ensinou ao menino as primeiras letras e criou-o com carinho após a morte do pai(1851).Ela empregou-se como cozinheira nas horas livres fazia balas, que o garoto vendia nas ruas da cidade.Em suas andanças, o jovem baleiro conheceu a senhora Gallot, francesa dona de uma padaria que lhe ensinou seu idioma.Em 1855, ele consegue o emprego como aprendiz de tipógrafo na oficina do jornalista Francisco de Paula Brito.Logo em seguida estréia no jornal A Marmota, com os versos de amor Meu Anjo.

No Ano seguinte, trabalhando na Imprensa Nacional torna-se amigo de Manuel Antonio de Almeida, seu protetor durante muito tempo.A partir de 1858, Machado de Assis passou a escrever regularmente no Correio Mercantil e em outros jornais cariocas.Em 1869 casou-se com Carolina Xavier de Novais, em 1870, publicou Contos Fluminenses volume que inaugurou sua longa carreira de escritor.



3.2 Outras obras do autor

-Memórias Póstumas de Braz Cubas(1881)

-Quincas Borba(1891)

-Esaú e Jacó(1904)

-Papéis Avulsos(1882)

-Histórias Sem Data(1882)

- Relíquias da Casa Velha(1906)



4. Conteúdo do Livro



4.1 Gênero: Romance, narrado em 1° pessoa



4.2 Assunto:

Bento Santiago, um advogado de meia idade vive sozinho em uma boa casa, no Rio de Janeiro, onde é conhecido por Dom Casmurro – por ser calado e metido consigo.

Para preencher a vida pacata de viúvo sem filhos, resolve contar suas lembranças,isto é, resolve atar as duas pontas da vida: a adolescência e a maturidade.

Quando adolescente, Bentinho descobre- se apaixonado por sua vizinha Capitu, e é correspondido nesse amor, porém são impedidos de ficarem juntos, já que ele é obrigado a ir para um seminário, para cumprir uma promessa de sua mãe(Dona Glória).

Bentinho faz de tudo para tentar evitar sua ida, mas a única coisa que consegue é a “incerteza” da ajuda de José Dias(agregado que morava com a família de Bentinho).

Capitu faz o juramento de que só se casará com Bentinho, e ele faz a mesma coisa, dizendo também que só se casará com ela.

O rapaz vai então para o seminário, e lá conhece Escobar que acaba tornado-se seu melhor amigo.Capitu continua a esperar por Bentinho.

Três anos se passam, José Dias finalmente consegue tirar Bentinho do seminário, convencendo Dona Glória a adotar um outro garoto e coloca-lo no convento no lugar de Bentinho.Fazendo isso não deixaria de cumprir sua promessa que era de “entregar” a Deus um padre.

Bentinho então resolve direcionar a sua vida aos estudos, tornando-se aos 22 anos advogado.Cumpre a promessa que fez, casando-se com Capitu.

Seu amigo Escobar casa-se com a melhor amiga de Capitu, Sancha, com quem tem uma filha.A mulher de Bentinho também fica grávida, dando a luz a um menino a quem dão o nome de Ezequiel.

Com o passar dos anos, Bentinho vai percebendo que cada vez mais a semelhança entre seu suposto filho e o amigo Escobar, e aí nasce uma ponta de desconfiança.Bentinho sente a confirmação dessa desconfiança quando Escobar morre, e durante o enterro flagra Capitu olhando o amigo de uma forma diferente, como se quisesse ter morrido junto a Escobar.A partir daí, a vida de Bentinho transforma-se num inferno, pois cada vez mais a idéia de ter sido traído pelo seu melhor amigo vinha atormenta-lo.

Ele resolve dar um fim nisso, planejando suicidar-se tomando veneno, porém, na hora do ato, Ezequiel aparece.Bentinho então tem um impulso e quase da o veneno para o menino, mas fica sem coragem e desiste de tudo, e diz para Ezequiel que não é pai dele.Nisso entra Capitu e tem uma discussão feia com Bentinho, que resulta na separação.Ela e o menino(Ezequiel) vão para a Suíça, e lá Capitu fica até o fim de sua vida.

Anos depois, Ezequiel já crescido volta para o Brasil e procura seu suposto pai.Ele e Bentinho têm uma breve conversa, e depois disso Ezequiel viaja para Palestina, onde morre de febre tifóide.



4.3 Citações:

-“Não consultes dicionários.Casmurro não está aqui no sentido que lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo.Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.Tudo por estar cochilando!Também não achei melhor titulo para minha narração;se não tiver outro daqui ate o fim do livro vai este mesmo...”

-“Agora, por que é que nem uma dessas caprichosas me fez esquecer a minha primeira amada do meu coração?Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana obliqua e dissimulada.Mas não é este propriamente o resto de livro.O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.”



4.4Opinião

Gostamos muito do livro pois é uma historia contagiante que prende o leitor ate a ultima página.



Nomes:Bruna Aparecida Biasotti

Felipe Akira Okamuro
avatar
Bruna Aparecida Biasotti
Livro
Livro

Número de Mensagens : 103
Idade : 26
Localização : Mogi das cruzes - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 3470

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Ana em Sab 26 Abr 2008 - 5:17

Olá Very Happy

Tenho este livro, mas ainda não tiove a oportunidade de o ler. Gostei da tua apresentação. Dou-lhe 13,5.

Bjs
avatar
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Idade : 27
Data de inscrição : 19/09/2006
Pontos : 3990

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Rute em Dom 27 Abr 2008 - 6:16

15

Muito bomn Wink


Tbm tenho o livro...!
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 3997

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dom Casmurro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum