Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks

Mensagem por Inês Neves em Seg 28 Abr 2008 - 12:07

1. Identificação do livro

1.1 O Diário da Nossa Paixão
1.2 Nicholas Sparks
1.3 Editorial Presença
1.4 2001

2. Escolha do livro

2.1 - Este livro foi-me recomendado por um amigo que gosto imenso. Disse que falava de uma história muito interessante capaz de superar qualquer obstáculo.

3. Contextualização do autor

3.1 - Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos na Universidade de Nôtre Dame pelos seus excelentes resultados. Em 1988, licencia-se em economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se na escrita enquanto trabalhava como delegado de informação médica e mais tarde, surge Teresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário da Nossa Paixão», á Warner Books.

3.2 - « As Palavras que Nunca Te Direi»; « Um Momento Inesquécivel»; «Uma Escolha Por Amor».

4. Conteúdo do Livro

4.1 - Romance
4.2 - O Diário da Nossa Paixão mostra-nos um grande amor, uma grande paixão que não acaba com o passar dos anos, mas que enfrenta vários avanços e recuos durante a vida. Tudo começa com Noah, um homem idoso, sabendo que não lhe resta muito tempo para viver devido a uma doença no coração. No entanto, uma das unicas coisas que o faz querer viver é a esperança de que um dia a sua apaixonada que sofre de alzheimer se recorde da grande paixão vivida entre ambos.
Foi no verão de 1940, floresceu uma grande paixão entre dois jovens (Noah e Allie), transformando-se numa linda e grande história amor, entretanto no final do verão os pais da apaixonada convidam o jovem a almoçar com a familia dela, estes começam a ver que o jovem não era aquilo que eles queriam para a sua filha, devido à sua classe social. Reparam que Allie está seriamente apaixonada por Noah e decidem tomar uma decisão drástica, colocar um fim naquele relacionamento.
Com este afastamento o jovem casal é então separado durante alguns anos, mas entretanto Noah desesperado continuou a escrever todos os dias cartas para Allie, durante um ano, mas nunca obteve uma resposta. Finalmente Noah ao fim de um ano de silêncio decidiu esqueçer o assunto e começar uma nova vida. Os anos passaram e cada um seguiu a sua vida. Noah alistou-se no exército enquanto Allie estava no terceiro ano de faculdade, oferecendo-se como auxiliar de enfermeira. Foi nessa altura que Allie encontra um novo amor, Lon Hammond também soldado do exército.
Ele era bonito, inteligente, sofisticado, engraçado, e vinha de uma familia rica do sul. Foram esta factores que levaram os pais de Allie a aceitar esta nova relação e até o noivado. Passados 14 anos tudo corria calmamente nas suas vidas. Por coincidência, Noah vai á cidade e vê Allie na rua. Ele foi atrás dela e quando a alcançou viu-a a beijar o seu noivo. Noah ficou magoado com o que viu e decidiu remodelar a casa que lhe tinha prometido. Ele tornou-se obsessivo que começou a pensar que desta forma Allie voltaria para ele outra vez. Poucos dias antes do seu casamento, por acaso do destino, Allie viu o artigo de jornal com Noah e a casa, agora toda remodelada.
O que eles viveram no passado foi forte, e pelo menos mais uma vez ela terá de ver Noah, para poder continuar com a sua vida. Com tudo isto ela decide finalmenteir ao encontro dele.
O tão esperado encontro corre como se nunca se tivessem separado, falaram do passado e recordaram as histórias vividas um com o outro. Quando Allie decide voltar no dia seguinte a casa de Noah, é então concretezida a verdadeira paixão entre os dois quando se entregam nos braços um do outro e neste momento começava-se a levantar uma grande dúvida em Allie, ficar com Noah ou continuar com Lon que tinha os seus planos futuros de casar. A dificil escolha caiu simplesmente sobre Noah, era impossivel deixar fugir aquilo que les tinha escapado por entre os dedos à alguns anos atrás.
E é isso que ele lhe conta uma vez mais, naquela casa de repouso. Por momentos ela conseguiu apreceber-se que aquela história que ouvia era nem mais nem menos que uma parte do seu passado. Mas não durou muito esse momento, pois logo de seguida surgiram os efeitos da sua doença que lhe tiraram a lucidez, sendo esta a razão do desespero dele.
Depois desse acidente que leva Noah a ser hospitalizado, eles voltam a estar juntos e a relembrar a sua paixão. É nesse momento que se encontram jusntos de novo, unidos pelo sentimento mais doce.

4.3 " A razão porque dói tanto separarmo-nos é porque as nossas almas estão ligadas" . Escolhi este excerto porque penso que tenta expressar o grande sentimento que existe entre Noah e Allie.

4.4 O que mais apreciei no livro foi a grande paixão vivida entre Noah e Allie, devido a sua intensidade e o tempo que esta durou, visto que foi uma paixão que sobreviveu ao "teste" do tempo. É um livro que realmente recomendo a quem gosta deste tipo de género litetário.

Inês Neves
Letra
Letra

Número de Mensagens : 7
Idade : 26
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 10/11/2006
Pontos : 4054

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum