Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Memórias de um sargento de milícias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Memórias de um sargento de milícias

Mensagem por Sergio Fernando De Souza em Sex 9 Maio 2008 - 8:20

1.identificação do livro

1.1Titulo:Memórias de um sargento de milícias

1.2 Autor:Manuel Antônio de Almeida

1.3 Editora:Ática

1.4 Data de edição:1980



2.Escolha do livro

2.1 Motivos da escolha do livro:indicação de um amigo que já tinha lido e gostou então me indicou.


3. Contextualização do autor



3.1 Alguns dados biográficos: Manuel Antônio de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 17 de novembro de 1830 e morreu num naufrágio, perto de Macaé, estado do Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 1861.

Doutorou-se em medicina no Rio de Janeiro em 1855.Embora não tivesse chegado a exercer a profissão. Foi funcionário publico, nos cargos de administrador da Tipografia Nacional e de oficial do Ministério da Fazenda. Como jornalista, colaborou no correio mercantil nos anos de 1854 a 1856.

Manuel Antônio de Almeida é o patrono da cadeira N.428 da Academia Brasileira de Letras.

3.2 Outras obras do autor:Escreveu crônicas, críticas, artigos, etc., no entanto, somente a peça de teatro que escreveu, Dois Amores, além do livro que escreveu, teve fama. A peça Dois Amores foi apresentada após sua morte.



4.Conteúdo do livro
4.1 Gênero Literário: romance urbano.
[/size]4.2.Assunto:O romance se passa no início do século 19 .Em uma viagem de navio,Leonardo Pataca conhece Maria-das-Hortaliças.Na viagem,os dois se apaixonam e ,chegando no Brasil,Maria descobre que está grávida e os dois vão morar juntos.Desse relacionamento nasce um filho:Leonardo.porém,anos depois ,Leonardo Pataca descobre que Maria o está traindo.Eles brigam e Maria foge de casa com o capitão de um navio .com a separação ,Leonardo Pataca sai de casa e leva seu filho para ser criado pelo padrinho .O padrinho de Leonardo era barbeiro que queria que o mesmo fosse padre,mas o menino não tinha a menor vocação,ao contrário ele era muito travesso.O tempo passa e Leonardo se torna um típico malandro carioca:não possuía emprego e ficava vadiando.Porém,a sua vida muda quando conhece Luisinha ,sobrinha de D.Maria,uma amiga do padrinho.


Última edição por Sergio Fernando De Souza em Dom 11 Maio 2008 - 10:07, editado 2 vez(es)
avatar
Sergio Fernando De Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Idade : 28
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 3524

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memórias de um sargento de milícias

Mensagem por Sergio Fernando De Souza em Dom 11 Maio 2008 - 10:04



Ele se apaixona por Luisinha, porém tem um rival, José Manuel, que está interessado na herança da moça. Com a ajuda da sua madrinha, uma parteira, eles afastam José Manuel de Luisinha. Entretanto, o padrinho de Leonardo morre e ele tem que voltar a viver com o pai (acaba não se dando bem com sua nova madrasta, e após uma discussão, foge de casa). Leonardo vai viver com um amigo em uma casa bastante agitada e com muita gente. Acaba se apaixonando por Vidinha e o amor é recíproco. Porém, esse namoro não agrada aos dois primos de Vidinha, que têm intenções de casar-se com ela, Para tirar Leonardo do caminho, eles vão até major Vidigal, o chefe de policia, e acusam Leonardo de vadiagem. Vidigal prende Leonardo quando ele, Vidinha e seus dois primos saem para um passeio noturno. Mas, no caminho até a casa de guarda, ele consegue fugir. Mais tarde, Leonardo arruma um emprego na Ucharia Real. Dessa forma, Vidigal não poderia prendê-lo. Mas ele se envolve com a mulher do “toma-largura” e é demitido e preso. Enquanto isso, José Manuel e Luisinha se casam, porém ele a trata muito mal. Vidinha, com ciúmes de Leonardo, vai tomar satisfações com a muler de “toma-largura”. Mas o que acaba acontecendo é que o “toma-largura” acaba se interessando por Vidinha. Enquanto isso, por saber muito sobre a vida marginal, Leonardo acaba virando policial (granadeiro). Porém, pelo seu gosto por travessuras, e muitas vezes pelo seu bom coração, acaba protegendo e ajudando os bandidos. Vidigal o prende. A comadre (madrinha), em desespero, tenta de todas as formas conseguir a liberdade de Leonardo, mas não a obtém até conhecer Maria-Ragalada, velho amor de Vidigal. Juntas, não só conseguem a libertação de Leonardo, como sua promoção a sargento e isso e tudo vem em boa hora, já que com a morte de José Manuel, Luisinha, agora viúva, se casa com Leonardo (após se transferir para Sargento de Milícias) e tudo termina com um final feliz, como0 nos padrões românticos da época.



4.3 Citações Favoritas.

“Quando saltaram em terra, começou a Maria a sentir certos enojos: foram os dois morar juntos e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão, sete meses depois teve a Maria um filho.”

Escolhi essa citação por que fala da gravidez de Maria.



4.4. Opinião sobre o livro.



O livro é muito interessante, pois é uma das poucas obras da época ( Brasil colonial) que retrata a classe média baixa. Nele está apresentada a pressão da época entre ordem e desordem. Ordem, apresentada pela figura do major Vidigal e a desordem está representada no malandro Leonardo.

Então, essa obra pode ser considerada um “romance malandro” de cunho satírico e com elementos da fábula.




NOMES:
Sérgio Fernando de Souza Martins
Rafael Luíz de Souza.
avatar
Sergio Fernando De Souza
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Idade : 28
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 3524

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memórias de um sargento de milícias

Mensagem por Rute em Dom 11 Maio 2008 - 13:58

15

bom trabalho Wink
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4052

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Memórias de um sargento de milícias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum