Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare

Mensagem por black angel em Ter 1 Jul 2008 - 10:11

Ficha de leitura



1.identificação do livro

1.1 Título Sonhos de uma noite de verão

1.2 Autor: William Shakespeare

1.3 Editora: GLOBAL

1.4 Data de edição: Outubro de 2000



2 Escolha do livro



2.1 Motivos que levaram a escolha do livro

Nós escolhemos esse livro pois além de ser um grande clássico do consagrado Shakespeare, é uma fantástica obra que foge do estilo conceitual de Willian Shakespeare, pois além de acontecer na Grécia, tem participação de seres mitológicos e é uma ótima comédia romântica



3. Contextualização do autor



3.1 alguns dados biográficos:



Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.





3.2 Outras obras do autor:

- Comédias : O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

- Tragédias : Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

- Dramas Históricos : Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.








4-Conteúdo do livro

4.1 gênero literário: Comédia

4.2 assunto:



A obra de Shakespeare Sonho de uma noite de verão é ambientada na Grécia mítica e conta-nos a história de seres élficos e personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão. Teseu, grande herói grego está para se casar com Hipólita, a rainha das amazonas. Nos dias que antecedem esse grande acontecimentoem Atenas, Egeu, um pai aflito busca a orientação de Teseu para forçar sua filha Hérmia a casar-se com o jovem escolhido por ele, Demétrio. Hérmia, como está apaixonada por Lisandro , recusa-se a fazer a vontade do pai e por isso é ameaçada pela morte, conforme a lei ateniense que não dá a mulher direito de escolher o marido e pune com a morte a desobediência. Lisandro então resolve fugir com Hérmia para se casarem longe de Atenas, onde as penas da lei não os alcançarão. Marcam de se encontrarem em um bosque nos arredores de Atenasâ noite. Hérmia, que sabe da paixão de sua amiga Helena por Demétrio, resolve contar sobre a fuga para que a amiga se anime e tente reconquistar Demétrio. Helena conta para Demétrio para provar-lhe sua fidelidade.

Titânia é a rainha das fadas e habita o bosque. Oberon é o rei dos elfos e esposo de Titânia, porém os dois estão em conflito pois Titânia não quer entregar a Oberon um Órfão indiano para lhe servir de pajem. Na mesma noite da fuga, Oberon e Titânia se encontram e discutem no bosque. Nesta mesma noite vem alguns artesãos para ensaiar uma peça de teatro para apresentar no dia do casamento de Teseu.

Oberon pede para que Puck, um elfo, que lhe traga a flor do amor perfeito, pois ele quer pingar o sumo dessa flor em Titânia que dorme para que ela, ao acordar, se apixone pelo primeiro ser que vir. Enquanto isso, Demétrio veio até o bosque para interromper a fuga de Hérmia e Lisandro e foi seguido por Helena que declara-lhe sempre o seu amor. Oberon vê o casal e fica com dó de Helena. Puck traz a flor e Oberon pinga sobre os olhos de Titânia e ainda pede a Puck que encontre o casal ateniense e pingue sobre os olhos do moçoo sumo da flor para que ele se apaixone pela dama que lhe acompanha.

Puck vê os artesãos e se assusta, tranformando um deles em um monstro com cabeça de asno. Quando Titânia acorda vê aquele mosntro e se apaixona por ele. Depois Puck encontra Hérmia e Lisandro dormindo, e pensando serem os atenienses que Oberon falou, espreme-lhe o sumo nos olhos. Helena chega e vê o casal adormecido, é quando Lisandro acorda e vê Helena, se apaixonando por ela e a segue. Hérmia acorda sozinha e de repente chega Demétrio, que lhe declara seu amor.

Oberon percebe que Puck espremeu o sumo no ateniense errado e pede para Puck colocar o sumo da planta nos olhos de Demétrio, e depois de feito ele também se apaixona por Helena. Os dois, Demétrio e Lisandro, ficam brigando pela atenção de Helena que não compreende.

Depois de muitas brigas eles seguem cada um para um lado e adormecem, Puck coloca o sumo nos olhos de Lisandro que acorda e vê Hérmia e volta a se apaixonar por ela.

Titânia é convencida por Oberon que se apaixonou por um asno e resolve entregar a Oberon o menino indiano para que ele desfaça a magia. Nesse momento chegam ao bosque Teseu, Hipólita e Egeu em busca dos casais. Ao encontrá-los, Egeu quer a punição de Lisandro pela fugae que Teseu decrete o casamento de Hérmia com Demétrio, porém Demétrio diz que ama Helena e não quer mais se casar com Hérmia. Então Teseu decide que as núpcias dos casais será no mesmo dia que ele se casará com Hipólita. Oberon e Titânia vão até o palácio de Teseu para abençoar o lugar em que os noivos irão morar. E puck, que foi o que mais se divertiu com as confusões que provocou, diz que tudo não passou de um sonho de uma noite de verão



4.3 Citações favoritas: “-Vá Puck, encontre um rapaz seguido de uma moça e pingue o sumo da planta nos olhos dele, você reconhecerá os dois pelas roupas atenienses” Essa frase dita por Oberon mostra o lado sentimental desse deus que até aquele momento apresentou-se como um personagem impiedoso e cruel, mostrando que em si ele não é mal, e sim egoísta.






4.4 Opinião sobre o livro: O livro é uma grande comédia envolvente e criativa que é engraçada sem ser vulgar. Uma história divertida com cenas envolventes e irreverentes. É uma obra fantástica que é uma leitura obrigatória para quem gosta das obras de Shakespeare.



Trabalho de:
Lincoln e Patrícia
avatar
black angel
Escritor
Escritor

Número de Mensagens : 1177
Idade : 27
Localização : Mogi das Cruzes, SP, Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 4609

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare

Mensagem por Rute em Qua 2 Jul 2008 - 14:13

gostav de ter lido esse livro


17 mt bom Wink
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4110

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare

Mensagem por Ana em Sex 4 Jul 2008 - 10:10

Gostei da tua apresentação. Existe uma adaptação cinematográfica desta obra, não existe?
avatar
Ana
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 561
Idade : 27
Data de inscrição : 19/09/2006
Pontos : 4103

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sonhos de uma noite de verão - William Shakespeare

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum