Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Na Margem do rio piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Na Margem do rio piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

Mensagem por Lais em Sex 4 Jul 2008 - 8:11

1. Identificação do Livro

1.1. Título:
Na Margem do Rio Piedra Sentei e Chorei
1.2. Autor(a): Paulo Coelho
1.3. Editora: Rocco
1.4. Data da Edição: 1994

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Acho linda essa historia, não só por terminar com todo mundo feliz, mas a maneira que relata duas maneiras de amar e abrir mão de alguma coisa por esse amor.
Os medos e anseios dela e a certeza dele que tudo ficara bem.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nascido numa família de classe média católica, aos sete anos Paulo Coelho ingressa em um colégio jesuíta da então capital do Brasil.
Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor.
A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do Inferno.
No fim de 2006 o autor lançou seu mais novo livro A Bruxa de Portobello, que figura na lista dos mais vendidos no Brasil desde então. A história é construída apenas por depoimentos das personagens fictícias, respeitando a parcialidade de cada uma.
Paulo Coelho escreve seus livros em um apartamento na Avenida Atlântica, no
Rio de Janeiro, e possui uma casa para retiro na França, na região dos Pireneus.
Em 2007, Paulo Coelho fez uma partipação na novela
Eterna Magia, representando Mago Simon, representação humana do grande Dagda, deus supremo da mitologia celta.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

O diário de um mago (1987)

O Alquimista (1988)

Brida (1990)

O dom supremo (1991)

As valkírias (1992)
Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994)
Onze minutos (2003)
O Gênio e as Rosas (2004)
O Zahir (2005)
A Bruxa de Portobello (2006)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

“Quem ama venceu o mundo, não tem medo de perder nada. O verdadeiro amor é um ato de entrega total. Este livro trata da importância dessa entrega. Pilar e seu companheiro são personagens fictícios, mas símbolos dos muitos conflitos que nos acompanham na busca da Outra Parte. Cedo ou tarde, temos que vencer nossos medos ? já que o caminho espiritual se faz através da experiência diária do amor.”

NA MARGEM DO RIO PIEDRA...
Eu me sentei e chorei.
Conta a lenda que tudo que cai nas águas deste rio - as folhas, os insetos, as penas das aves - se transforma nas pedras do seu leito.
Ah, quem dera eu pudesse arrancar o coração do meu peito e atira-lo na correnteza, e então não haveria mais dor, nem saudade, nem lembranças.
Ás margens do rio Piedra eu me sentei e chorei.
O frio do inverno fez com que eu sentisse as lágrimas em meu rosto, e elas se misturaram com as aguas geladas que correm diante de mim.
Em algum lugar este rio se junta com outro, depois com outro, até que - distante dos meus olhos e do meu coração - todas estas águas se misturam com o mar.
Que as minhas lágrimas corram assim para bem longe, para que meu amor nunca saiba que um dia chorei por ele. Que minhas lágrimas corram para bem longe, e então eu esquecerei do rio Piedra, do mosteiro, da igreja nos Pirineus, da bruma, dos caminhos que percorremos juntos.
Eu esquecerei as estradas, as montanhas, e os campos de meus sonhos - sonhos que eram meus, e que eu não conhecia.''

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“A melhor maneira de servir a Deus é indo ao encontro de seus próprios sonhos. Só quem é feliz pode espalhar felicidade.”

“Deus sempre dá uma segunda chance na vida.”

"O Amor se descobre através da prática de amar e não das palavras."

Numa história de amor estão os mistérios da vida. Pilar e seu companheiro conheceram-se na infância, afastaram-se na adolescência, e - onze anos depois - tornam a se encontrar. Ela, uma mulher que a vida ensinou a ser forte e a não demonstrar seus sentimentos. Ele, um homem capaz de fazer milagres, que busca na religião uma solução para os seus conflitos.
Os dois estão unidos pela vontade de mudar, de seguir os próprios sonhos, de encontrar um caminho diferente. Para isto, é preciso vencer muitos obstáculos interiores: o medo da entrega, a culpa, os preconceitos. Pilar e seu companheiro resolvem viajar até uma pequena aldeia nas montanhas - e trilhar o difícil caminho de reencontro com a própria verdade.

4.4. Opinião sobre o livro

Trata-se de um amor de adolescente, que enfrentam grandes diferenças. Mas o amor que entre eles consegue superar as dificuldades existente entre si.

Se procuramos um livro de aventura, neste existe.Se procuramos um romance, neste existe. Se procuramos uma lição de vida, o personagem principal dá-nos...Este é um livro bastante completo que nos faz acreditar que a podemos sempre dar a volta por cima,e para quem acredita que a vida sem riscos não tem o mesmo sabor, este livro faz com que esta opinião se mantenha.
Lais
Texto
Texto

Número de Mensagens : 92
Pontos : 3429

Leitor Re: Na Margem do rio piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

Mensagem por Rute em Seg 7 Jul 2008 - 13:58

14
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741