Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Ana Terra autor Erico Verissimo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ana Terra autor Erico Verissimo

Mensagem por pamela em Sex 4 Jul 2008 - 12:25


  • Identificação do Livro

    1.1. Título


Ana Terra
1.2. Autor(a)

Erico Verissimo
1.3. Editora

Globo
1.4. Data da Edição
1996

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
porque é fácil de compreender e é muito interessante.

Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Erico Veríssimo nasceu em Cruz Alta RS, EM 1905, E FALECEU em Porto Alegre, em 1975.Na juventude,foi bancário e sócio de uma farmácia.Em 1931 casou-se com Mafalda Halfem Von Volpe, com quem teve os filhos Clarissa e Luís Fernando.Sua estréia foi na revista globo, com o ‘ladâo de gado’. Depois, foi secretário do Departamento Editorial da livraria do globo e também conselheiro editorial, até o fim da vida.
3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
Clarissa,Um lugar ao sol,As mãos de meu filho,Solo de clarineta,Música ao longe e O senhor embaixador.
4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance.
4.2. Assunto (breve síntese)

A família de Ana Terra, formada por Maneco Terra, Dona Henriqueta e seus filhos Antônio, Horácio e a própria Ana, vivia em uma estância praticamente isolada no interior do Rio Grande do Sul, no século XVIII.

A vida para eles era dura, pois enfrentavam um trabalho pesado na roça e ainda tinham que conviver com a constante ameaça de invasão dos castelhanos, que saqueavam suas casas e violentavam as mulheres.

A vida de Ana Terra foi marcada por uma série de tragédias que começam quando ela encontra um homem ferido, com traços indígenas, ao lado de um riacho. Era Pedro Missioneiro, um homem criado em uma missão jesuíta e membro das forças de Rafael Pinto Bandeira. Em meio à vida rústica que a família Terra levava, Pedro se destacava pelo fato de ser culto e ter conhecimento musical.

Após algum tempo de convivência, Ana se apaixona por Pedro e se entrega a ele. Ana engravida e tenta esconder o fato da família, porém o segredo acaba sendo revelado. O pai e os irmãos, seguindo a tradição de que “a honra se lava com sangue”, matam Pedro e passam a rejeitar Ana, que só conta um pouco com o apoio da mãe. O tempo passa e nasce o filho de Ana, Pedro Terra. D. Henriqueta morre, livrando-se assim de sua sina de passar os dias trabalhando.

Até que os castelhanos invadem a casa da família Terra e matam todos os homens. Ana é violentada, mas sobrevive, assim como sobrevivem sua cunhada e as crianças. Com a plantação destruída e a casa saqueada, não há mais o que fazer ali.

Sentindo-se livre de toda a rejeição e sofrimento que a acompanharam por tanto tempo, Ana vai em busca de uma nova vida na vila de Santa Fé, fundada nas terras do coronel Ricardo Amaral. Lá, seu filho Pedro cresce e forma uma família, lutando também em guerras contra os castelhanos. Parte para a luta com o compromisso de voltar vivo para cuidar de sua família. Enquanto isso Ana, parteira do povoado, espera pelo filho.

4.3.Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)



1.A vida para eles era dura, pois enfrentava um trabalho pesado na roça e ainda tinha que conviver com a constante ameaça de invasão dos castelianos, que saqueavam suas casas e violentava as mulheres.

2. Quando Ana vai em busca de uma nova vida na vila de Santa fé em quanto isso Ana parteira do povo, espera pelo filho.

3.Quando Ana se apaixona por Pedro e se entrega á ele.Ana engravida e tenta esconder o fato da família, porém o segredo acaba sendo revelado. O seu pai e seus irmãos seguiam a tradição,de que ‘ a honra se lava com sangue’, matam Pedro e passam a rejeitar ela, que só conta um pouco com o apoio da mãe.


4.4. Opinião sobre o livro

Esse livro é um romance que nos relata a história de uma menina que sofre um pouco quando seu marido morre e só pode contar com a ajuda da mãe para ajudar a criar seu filho porque seu pai começou a rejeitar ela. É um livro muito interessante principalmente na parte em que ela vai atrás de sua felicidade em busca de uma nova vida seu filho cresce e forma uma família lutando também em guerra contra os castelhanos.







Pamela 33

Tatiane 30

pamela
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 27
Localização : Mogi das Cruzes, Brasil
Data de inscrição : 06/03/2008
Pontos : 3511

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ana Terra autor Erico Verissimo

Mensagem por Rute em Seg 7 Jul 2008 - 13:55

15 =)
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4053

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum