Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A mão e a luva - Machado de Assis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A mão e a luva - Machado de Assis

Mensagem por angélica em Seg 7 Jul 2008 - 11:11

1. Identificação

1.1 Título: A mão e a luva

1.2 Autor: Machado de Assis

1.3 Editora: Ática

1.4 Data da Edição: 1991





2. Escolha do Livro



2.1 Motivos que levaram a escolha do livro

Escolhemos esse livro, pois Machado de Assis é um autor de grande personalidade e muito detalhista em suas obras, sendo um dos maiores escritores da língua portuguesa. Completando esse ano 100 anos de sua morte.





3. Contextualização do Autor



3.1 Alguns dados biográficos


Era filho do mulato Francisco José de Assis, pintor de paredes e descendente de escravosalforriados, e de Maria Leopoldina Machado, uma portuguesa da Ilha de São Miguel. Machado de Assis, que era canhoto passou a infância na chácara de D. Maria José Barroso Pereira, viúva do senador Bento Barroso Pereira, na Ladeira Nova do Livramento, onde sua família morava como agregada, no Rio de Janeiro. Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou escola regular, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é provável que tenha assistido às aulas quando não estava trabalhando.
De origem humilde, Machado de Assis iniciou sua carreira trabalhando como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Oficial, cujo diretor era o romancista Manuel Antônio de Almeida. Em 1855, aos quinze anos, estreou na literatura, com a publicação do poema "Ela" na revista Marmota Fluminense. Continuou colaborando intensamente nos jornais, como cronista, contista, poeta e crítico literário, tornando-se respeitado como intelectual antes mesmo de se firmar como grande romancista. Machado conquistou a admiração e a amizade do romancista José de Alencar, principal escritor da época.

3.2 Outras obras do autor
Dom Casmurro
Helena
Memorial de Aires
O Alienista
Ressurreição


4. Conteúdo do livro

4.1 Gênero literário: Romance

4.2 Assunto




Afilhada de uma rica baronesa, pela qual era sustentada em um colégio para professores, Guiomar era uma moça simples que ficou órfã logo cedo, mas tinha com sigo uma força de lutar pelo que pretendia. Usava a razão para controlar seu coração. Tendo uma beleza e um jeito de ser atrativo, despertou interesse de três homens Estevão, Jorge e Luís Alves.

Estevão era um homem muito sentimental, ingênuo, superficial, inseguro, porém sincero. Amaria qualquer mulher que despertasse algum interesse nele. Não dava nenhum valor a si mesmo e por isso mereceu a preferência de Guiomar, ou seja, ele merecia o amor dela.Os dois chegaram a ficar juntos por algum tempo, até que ele vai estudar Ciências Jurídicas e Sociais em São Paulo, neste período ele sofreu muito pensou até em se matar, e após um devido tempo já em São Paulo achou que iria esquecer-se de Guiomar, foi onde se enganou.

Após ter se formado, voltou e ficou na casa de Luís Alves, seu amigo, na qual trabalhavam juntos no mesmo escritório.Certa manhã os dois se reconhecem e trocam algumas palavras. Mas o destino não pertencia a ele.

Jorge era fraco de caráter,egoísta e orgulhoso de si mesmo. Era sobrinho da madrinha de Guiomar. As vantagens econômicas lhe atraiam a ela.Guiomar era muito ambiciosa por causa de sua origem.

Luís Alves este homem era frio e fechado não falava de seus sentimentos e vontades para ninguém, era calculista esperava o momento certo para dar uma cartada. Era amigo de Estevão e vizinho de Guiomar. Ele decide lutar por Guiomar, mas apenas quando tem certeza que não vai ser descartado de que ela não vai, mas o desprezar.Os dois se casam.Depois de muitos conflitos neste jogo deste triangulo amoroso.

Embora nitidamente romântica a mão e a luva é um romance sóbrio.
O romance giro em torno de um caso complicado - mas de solução simples e previsível de namoro dentro dos mais rigorosos esquemas burgueses.
O nome do livro se dá devido ao casamento de Guiomar e Luís Alves que se encaixam como uma mão dentro de uma luva, sendo um feito especialmente para o outro.

4.3 Sitações

“Ao mesmo tempo que ia provando os sentimentos de seu coração,revelava a moça, não menos, a plena harmonia de seus instintos com a sociedade.”

- Guiomar era muito sofrida por causa de sua infância e quase sempre se confrontava com a sociedade atual e seus sentimentos era para ela algo que se batia de frente com o mundo,ao passo que ela ia sentindo seus sentimentos e os ia transferindo como sendo algo natural,instintivo.

“Ninguém adivinharia nas maneiras finamente elegantes daquela moça, a origem mediana que ela tivera; a borboleta fazia esquecer a cristálida”.
-claramente se refere a formosura da moça que teve origem mediana e que não aparenta por sua elegância.

nomes:Angélica
Bianca
katia

angélica
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Idade : 26
Localização : Estrada do Nagao km 10
Data de inscrição : 29/02/2008
Pontos : 3579

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A mão e a luva - Machado de Assis

Mensagem por Rute em Seg 7 Jul 2008 - 13:51

esqueceram-se de colocar a opinião.

ate agora vai em 13 Wink
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4114

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum