Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Doidinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Doidinho

Mensagem por Deejay EiDi xD~ em Qui 10 Jul 2008 - 19:12


  1. Identificação do Livro




1.1 Título – Doidinho

1.2 Autor – José Lins do Rego

1.3 Editora – José Olympio

1.4 Data da Edição – 41º edição – 2006



  1. Escolha do Livro




2.1 Motivos que Levaram a Escolher o livro .



Porque narra a vida de um menino que após ficar numa escola rígida aprende a dar valor a muitas coisas, sentimental, falando na vida das pessoas do Paraíba.



  1. Contextualização do Autor




3.1 Alguns Dados Biográficos



José Lins do Rego nasceu em 1901, na Paraíba. A sua Obra teve início de inspiração do Século XX na época do engenhos. Publicou o “Menino do Engenho” em 1932, após conhecer outros escritores que tornaram amigos, e não parou mais de escrever, e o segundo Livro foi o “Doidinho” (1933). Publicou 12 romances, em 1935 passou a morar no Rio de Janeiro. Em 1955 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 1957.



3.2 Outras Obras



Menino do Engenho (1932)

Doidinho (1933)

Bangüê (1934)

O moleque Ricardo (1935)



  1. Conteúdo do Livro




4.1 Gênero Literário – Romance Brasileiro

4.2 Assunto



Doidinho um menino travesso que vivia em liberdade no Engenho Santa Rosa do avô José Paulino foi levado pelo avô ao colégio interno.

Ao ver a partida do avô, chorou, pois era primeira vez que ficava longe de família. O senhor Maciel que és o dono do colégio, ao tomar lição do Carlos Melo (Doidinho), viu que não sabia quase nada e por isso ficou na turma do senhor Maciel. Por errar nas lições era levado bolo (apanhava) nas mãos que chegava a deixar hematomas.

Após um mês de aprendizado e levar muito bolo, o Carlos Melo ficava nervoso, impaciência mórbida de não parar em lugar, aos choros inexplicáveis recebeu o apelido de “Doidinho”.

Num dia desses por levar muitos bolos na mão, pediu ao colega Coruja escrever a carta para o avô pedindo para vir buscar. O avô ao receber a carta foi tomar satisfações com o dono do colégio que explicou o motivo. O diretor Maciel ao descobrir o erro 0cometido por Doidinho foi procurar saber quem foi q escrever a carta, pois ele mal escrevia. Por não contar quem escreveu levou vários bolos até que não agüentou e acabou confessando que foi o seu amigo Coruja, que por sua vez não desmentiu e também levou vários bolos do diretor. Por aí o Doidinho viu que o Coruja não se importou de levar bolo confessando o pedido do amigo. Daí em diante viu em Coruja um amigo fiel.

Ao receber o sorriso e olhares encantou se por uma menina chamada Maria Luíza que ali morava, ia para a sua casa após as aulas.

Os alunos estavam estudando Religião para fazer a comunhão na Igreja. Para fazer a primeira comunhão precisaria confessar, pensou ele o que seria seu pecado? Ao lembrar das travessuras que cometeu, o padre mandou rezar 5 Pai – Nosso e 5 Ave – Maria.

No colégio o Doidinho ficara sabendo das vidas dos Pais dos seus amigos, das fofocas dos vizinhos, e cada vez q aprontava levava bolo. Ficou triste quando seu melhor amigo Coruja precisaria sair do colégio para ajudar o seu pai. No feriado da Quaresma o seus colegas cada um indo para as suas casa e ele ficou no colégio, triste. Nesses dias sozinho, o colégio ficou em silêncio, até o diretor estava mais manco e indo conversar com ele. As aventuras que Doidinho teve com a cozinheira Paula e assim passou o feriado.

Todos voltando com as novidades, e um deles, disse que pai de Doidinho matara sua mãe, isto o entristeceu muito, pois já não tinha os pais para ter atenção, ainda saber dessa tragédia deixou oprimido. Chegou o mês de junho, das Festas Padroeiras, quando o avô prometera a vir buscar, estava ansioso. De volta ao seu lar, começou as suas travessuras matando a saudade. Ao mesmo tempo sentiu que tinha aprendido muitas coisas, sentiu se superiores aos seus amigos que não freqüentavam a escola. Aproveitara a suas Férias.

De volta ao colégio o Doidinho já não levava mais bolo do diretor e seu amigo Coruja volta ao colégio, agora como ajudante do diretor, ficava de olho os demais, levando ao diretor aqueles que desobedecer as normas. Doidinho fica triste com a distância do amigo Coruja, mais entende a situação, pois o pai dele não poderia pagar o colégio, Maria Luiza o amor da sua vida foi embora para outra cidade, mas já nem pensava muito nela.

Começou o treino de marcha militar no colégio para apresentar no dia 7 de setembro. O nervosismo de Doidinho não deixava fazer as obrigações e levava muitos bolos. A revolta começa a crescer por dentro querendo ir embora do colégio por que achava que era injusto ser a gozação da turma.

No dia da marcha inventou que estava doente e ficou no colégio, de repente passa pela cabeça de fugir do colégio, e assim na oportunidade consegue subir no trem rumo ao seu lar no Engenho da Santa Rosa do seu avô.



4.3 Citações Favoritas



“...Coruja fizera uma coisa que eu lhe pedira. E por isso sofrera a maior humilhação, o castigo brutal que por todos os meios evitava.”



Interpretação da frase

Coruja por ser um amigo fiel realizou um pedido de Doidinho, mostrando ser um verdadeiro amigo. Pois amigos de verdades independentemente da situação sempre estará ao seu lado.













4.4 Opinião Sobre o Livro



Ao ler o livro percebi que antigamente os internos apanhavam por qualquer erro e a revolta se dava aos alunos, mais calava – se. E aventura e lições de vida aprendendo com o convívio de outras pessoas.


nome: Jhony Eidi
Rafael Luiz
avatar
Deejay EiDi xD~
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 28/02/2008
Pontos : 3520

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Doidinho

Mensagem por Rute em Sab 19 Jul 2008 - 14:39

14
avatar
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Idade : 28
Localização : Setubal - Portugal
Data de inscrição : 24/09/2006
Pontos : 4054

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum