Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Um Momento Inesquecível - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Um Momento Inesquecível - Nicholas Sparks

Mensagem por x Clau Clau em Seg 24 Nov 2008 - 17:11

1-Identificação do Livro

1.1 Autor do livro:Nicholas Sparks
1.2. Título do livro: Um Momento Inesquecível
1.3. Editora do livro: Editorial Presença
1.4. Data de publicação: Dezembro de 2005

2-Escolha do Livro

2.1. Motivos que levaram á escolha do livro

Comecei a ler o livro “Um momento Inesquecível” de Nicholas Sparks por “incidente”. Apanhada pela curiosidade do que a minha colega estava a ler, acabei por me interessar e envolvi-me na leitura.

3-Contextualização do autor

3.1. Alguns Dados Biográficos

Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia, e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Em 1988 licenciou-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, aspiração de que teve de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica.

3.2. Outras obras do autor

Nicholas Sparks também escreveu:
O Diário da Nossa Paixão;
A Alquimia do Amor;
Corações em Silêncio;
Laços que Perduram;
O Sorriso das Estrelas;
Quem Ama Acredita;
Uma Promessa para toda a Vida;
As Palavras Que Nunca Te Direi.

4-Conteúdo do livro

4.1. Género Literário: Romance/Drama

4.2. Assunto (Breve Síntese)

Landon tem cinquenta e sete anos e conta a sua vida há trinta anos atrás, em Beaufort.
Tudo começou quando a escola onde andava organizou um baile e, como ele não arranjava par, foi obrigado a convidar Jamie. Ela era bondosa, tímida e estava sempre a rezar, mas apesar disso aceitou. Começaram a falar cada vez mais e Landon passou a acompanhá-la a casa regularmente, contudo os seus amigos gozavam com ele.
Numa noite, à entrada da casa de Jamie, beijaram-se. Isto marcou o início de um belíssimo amor.
Dias depois, enquanto passeavam, Landon disse-lhe que a amava. Naquele momento Jamie desata a chorar e confessou-lhe ter leucemia! Landon, destroçado, abraçou-a fortemente.
Ela estava cada vez mais magra e pálida e Landon sentia-se impotente. Como a amava demais pediu-a em casamento, que foi celebrado pouquíssimo tempo depois. Jamie acabou por morrer.
Landon, agora mais velho, continua a amá-la como dantes.

4.3. Citações favoritas“- Amo-te, Jamie – disse-lhe. – És a melhor coisa que já me aconteceu.
Era a primeira vez que dizia aquelas palavras a alguém. Quando imaginava pronunciá-las pensava sempre que iria ser difícil, mas não foi. Nunca antes tivera tanta certeza de qualquer coisa.” (página 124)

"O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não se ufana, não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (página 140)

4.4. Opinião sobre o Livro
Um livro que me fez mudar de opinião, acerca do seu género literário, mostra o verdadeiro amor e felicidade, transmite a crueldade e injustiça que por vezes pode-se tornar a nossa vida, repentinamente. Não apresenta uma história de “contos-de-fadas”, mostra que na vida real existem coisas pelas quais não podemos escolher, e apesar do triste final, por momentos tenho esperança que esta história apenas seja uma história, e que na vida real possamos viver a felicidade que encontramos sem que esta desapareça no instante seguinte.

Cláudia da Silveira
12ºH nº5
2008/2009

x Clau Clau
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Pontos : 3259

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Avaliação

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 26 Nov 2008 - 3:24

18 Valores

Está muito bem! Não esqueças que as citações devem ser contextualizadas, isto é, deves contar um pouco do que está a acontecer no momento citado.

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15850

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: