Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A mão e a luva Machado de Assis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A mão e a luva Machado de Assis

Mensagem por vanessa em Ter 2 Dez 2008 - 6:26

1 Identificação do Livro

1.1. Título

. A mão e a luva
1.2. Autor(a)

. Machado de Assis
1.3. Editora
. Editora Escala
1.4. Data da Edição
. 2ºedição 1907

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
. Pelo titulo ser bem chamativo

Após a leitura do livro
3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
. Machado de Assis (Joaquim Maria M. de A.), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

. Romantismo de Crisálidas (1864)
. Falenas (1870)
. Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, romances .
4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário:
Romance
4.2. Assunto (breve síntese)

Narra a história de Guiomar, moça altiva e segura de si, que procura, com frieza e calculismo, realizar o ambicioso plano de ascender socialmente, compensando a sua modesta origem. Três homens pretendem a mão de Guiomar: Estevão , Jorge e Luis Alves.
O primeiro sincero, porém simplório; o segundo indolente e superficial. Luis Alves, ambicioso e sagaz, acaba sendo o eleito, pois personificava as qualidades que se sintonizavam com o espírito de Guiomar, que, ao escolhê-lo, faz, segundo suas próprias palavras, " a fria eleição do espírito ".
O fragmento que transcrevemos ilustra o caráter do casal GUIOMAR/LUIS ALVES e oferece a justificativa do título: " Um mês depois de casados, como eles estivessem a conversar do que conversam os recém-casados, que é de si mesmos , e a relembrar a curta campanha do namoro. Guiomar confessou ao marido que naquela ocasião lhe conhecera todo o poder de sua vontade.
_Vi que você era homem resoluto, disse a moça a Luis Alves, que assentado, a escutava. _ Resoluto e ambicioso, ampliou Luiz Alves sorrindo: você deve ter percebido que sou uma e outra cousa. _ A ambição não é defeito.
_Pelo contrário, é virtude; eu sinto que a tenho, e que hei de fazê-la vingar. Não me fio só na mocidade e na forçamoral: fio-me também em você, que há de ser para mim uma força nova. _ Oh! Sim! Exclamou Guiomar. E com um modo gracioso continuou:
_ Mas que me dá você em paga? Um lugar na câmara? Uma pasta de ministro? _ O lustre do meu nome, respondeu ela. Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido , e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão.
4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
Quando ela diz “Ela queria um homem que ao pé de um coração”
E o final onde “ela Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão”.

4.4. Opinião sobre o livro
O livro é muito bom onde aprendemos várias coisas sobre a literatura,um livro muito de se ler.

VANESSA......FELIPE SANTANA

vanessa
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 31
Pontos : 3377

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: