Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crónica: Natal Excêntrico [por Ricardo Marques]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crónica: Natal Excêntrico [por Ricardo Marques]

Mensagem por RicMarques em Qua 3 Dez 2008 - 7:07

Crónica: Natal Excêntrico

Depois de um período de “relativa” harmonia em relação ao consumismo, eis que a época natalícia vai começando a espreitar ao virar da esquina, ainda que bastante subtilmente, esperando o momento certo para invadir as casas portuguesas (e de todo o mundo) com lufadas de publicidade excessiva já típica nos tempos que correm.

Começam a surgir os primeiros panfletos, os primeiros anúncios na TV, e aos poucos a mente da miudagem vai sendo moldada ao bel-prazer desses tubarões do marketing que se escondem por detrás das Barbies e dos Action Men.

Dirão eles que se esforçam, contribuindo para oferecer brinquedos feitos para as crianças, com todos os lucros a irem também para as crianças. Algo que soa adorável aos ouvidos dos mais ingénuos, mas qualquer pessoa mais atenta facilmente repara na hipocrisia dessas palavras. No fundo, é verdade que quem acaba por lucrar são obviamente as crianças, mas também não é mentira que todos nós, sem excepção, somos a criança de alguém…

E entretanto lá vão eles enchendo os bolsos à custa de meia dúzia de trocadilhos, e do dinheiro do povo, que cai e volta a cair no mesmo buraco todos os anos.

Começa a existir a necessidade de beber o leite na tigela do Ronaldo e de usar a mochila da Hello Kitty. E os pais incentivam e colaboram nesta dependência, tão bem que ficariam no papel de “dealers”. Por que não até perdurar estes momentos e oferecer, como prenda dos dezoito anos, um estojo dos Power Rangers para dar sorte ao menino na Universidade? Triste, mas talvez seja para o que caminhamos.

Fica, contudo, a esperança do bom senso que (ainda) penso existir na cabeça das pessoas (que, normalmente e por sinal, são as mesmas que se queixam de não ter dinheiro suficiente para comer mas que fazem as maiores extravagâncias no Natal). A pressão social talvez seja, em parte, responsável, mas não servirá nunca como desculpa, e é obrigação de qualquer um gerir o dinheiro que possui.

Está então a chegar mais uma época natalícia e seria bom reparar que haverá mais mesas com peru e bacalhau nas noites de 24 e 25, do que embrulhos “fingidos”, comprados a sacrifício e induzidos por uma mera folha de papel.

A maior das necessidades passará por não sermos controlados pela Publicidade e viver o Natal com um sorriso sincero…

-------------

Sinceramente, espero ter encontrado o sítio correcto para postar esta crónica... não encontrei local melhor até agora portanto lá foi! xD
(Até porque a descrição desta secção é: Apresentação e comentários de livros E LEITURAS...)

Esta crónica faz parte do meu blog pessoal, onde se encontram muitas outras mais, e cujo o link é www.ricardomarques.pt.vc.
Espero que gostem e visitem
cheers

RicMarques
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 24
Localização : Esmoriz
Data de inscrição : 03/12/2008
Pontos : 3296

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crónica: Natal Excêntrico [por Ricardo Marques]

Mensagem por Filipe Azevedo em Sex 5 Dez 2008 - 14:26

E foi uma boa interpretação desta secção do fórum. Apesar de não ser um fórum pensado originalmente para os próprios autores... Fica a ideia a desenvolver. Este ano temos alguns escritores entre nós e acredito que ainda vamos assistir a alguma edição.

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15962

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum