Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

I’M IN LOVE WITH A POP STAR de Margarida Rebelo Pinto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

I’M IN LOVE WITH A POP STAR de Margarida Rebelo Pinto

Mensagem por Ana Rita Carpinteiro em Seg 8 Dez 2008 - 9:13

I’M IN LOVE WITH A POP STAR

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: I’m in love with a pop star
1.2. Autora: Margarida Rebelo Pinto
1.3. Editora: Oficina do Livro
1.4. Data da Edição: Outubro de 2003

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro.

O livro despertou a minha curiosidade pela capa vanguardista, com técnicas de marketing que me suscitaram interesse imediatamente. O facto de ser uma autora portuguesa e de ser um tema jovial facilitou a minha escolha.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:

Margarida Rebelo Pinto nasceu a 7 de Junho 1965 em Lisboa revelando desde cedo uma enorme paixão pela escrita. Estou direito mas licenciou-se em Letras e desde cedo colaborou com vários órgãos da comunicação social, trabalhou como copy-writer e escreve guiões para cinema e televisão. Em 1999 foi vencedora do prémio literário Fnac 1999.

3.2. Outras Obras da Autora:

“Sei lá”-1999

“Artista de circo” 2002

“Pessoas como nós” 2005

“Vou contar-te um segredo” 2006

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance

4.2. Assunto (breve síntese):

A história do livro “I’m in love with a pop star” é contada na primeira pessoa por Pam, uma adolescente de 16 anos que vive com a mãe.

Mãe de Pam era uma mulher moderna, mística e um pouco ingénua que se apaixonou por Nuno, homem resmungão e com bastante mau feitio. Nuno tinha um filho chamado Pedro. Pedro era o irmão mais velho que Pam não teve, era o rapaz que partilhava a posição de melhor amigo com Joana, uma rapariga imatura, pouco inteligente mas muito querida.

Mas a verdadeira aventura começa quando a mãe de Pam comprou um DVD do Peter Franks pois Pam ao ver aquele rapaz giro ficou completamente apaixonada. Foi então que decidiu ir até Londres conhecer o primeiro e derradeiro amor da sua vida com total apoio da mãe e com a desaprovação do seu melhor amigo.

A viagem a Londres concretizou-se e o sonho cuja realização era quase impossível, conhecer Peter, também. Peter e Pam passaram uma noite no hotel a falar e acabaram por se tornar confidentes e grandes amigos.

Nesta mesma noite Pam descobre que o amor da sua vida afinal está em Portugal e confessa a Peter que esta apaixonada por Pedro, apesar do constante desentendimento entre eles.

De volta a Portugal, Pam encontra Pedro à sua espera no aeroporto e confessa-lhe os seus sentimentos.

4.3. Citações favoritas

“- Não te cansas de viver assim, como se fosses um peixe, fechado num aquário?”

Esta citação foi dita por Pam a meio da conversa com Peter. Eu gostei desta frase porque qualquer ser vive deve poder expandir-se e ter o direito à sua própria vida.

“Deve ser para verem a vida do lado direito. Ou o lado direito da vida.”

Esta frase fez-me mais uma vez pensar que todos nós devemos ver o lado bom e positivo da vida. Ver o lado direito da vida significa, para mim, ver as coisas como são sem as complicar.

“ O meu estado de felicidade é de tal ordem que me sinto a levitar, ou a nadar num coral tranquilo e muito bonito.”

Escolhi esta frase porque considero que o nosso propósito de vida é ser feliz, a felicidade é um estado de desenvolvimento espiritual tão grande que nos dá um conforto e uma leveza extraordinário.

4.4. Opinião sobre o livro

A escrita ligth permitiu-me a rápida leitura deste livro, no entanto o seu conteúdo não me absorveu na totalidade. É um livro sobre a capacidade de sonhar e que retrata os desejos de qualquer adolescente de 16 anos. Embora eu seja uma jovem adolescente não me identifiquei com o livro. Sou igualmente sonhadora mas com ambições diferentes.

Ana Rita Carpinteiro
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 3393

Re: I’M IN LOVE WITH A POP STAR de Margarida Rebelo Pinto

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 15 Dez 2008 - 11:47

16 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15945

Folha de personagem