Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Tenho 13 anos, fui vendida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Tenho 13 anos, fui vendida

Mensagem por XxAndréxX em Dom 14 Dez 2008 - 14:39

. Identificação do Livro

1.1. Título

Tenho 13 anos, fui vendida

1.2. Autor(a)

Patricia McCormick

1.3. Editora

Editorial Presença

1.4. Data da Edição

2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Bom vou ser sincero... Não foi bem escolha pois este livro ofereceram-me e só o comecei a ler porque o titulo do livro chamou-me a atenção

3.1. Alguns dados biográficos

Patricia McCormick é uma autora de livros para jovens e tambem jornalista, os seus livros ganharam vários prémios, incluindo o famoso National Book Award onde foi finalista em 2006 e o seu livro booklist foi considerado, em 2006, "Editor's Choice Award" (algo como: prémio de preferido das editoras). Esta ganhou um MS da "Columbia University Graduate School of Journalism" e vive em Nova Iorque com o seu marido, filho e os seus dois gatos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
My Brother's Keeper
Cut

4.1. Género Literário
história veridica(??)

4.2. Assunto (breve síntese)
O livro fala de uma rapariga de 13 que vive numa aldeia no Nepal em que embora esta seja bastante pobre vive feliz a cultivar a horta, brincar com a irma etc... O seu maior desejo é poder ajudar e comprar um telhado de zinco para a sua mãe que esta doente, o padrasto desta rapariga não trabalha e é viciado no jogo e convence Lakshmi, a rapariga, a ir trabalhar para a cidade numa casa de uns senhores ricos para ganhar dinheiro, mas verdadeiramente este vende a rapariga para ser escrava sexual na cidade de Calcutá, pois estava a aproximar-se o inverno e era "mais uma boca para alimentar" e não havia dinheiro. Esta rapidamente descobre que a casa, chamada Casa Da Felicidade, de feliz nao tem nada porque trata-se de uma casa de prostituição. Algumas vezes Lakshmi farta dos abusos decide recusar fazer aquilo e Mumtaz, que é quem manda no bordel, droga-a e os homens que la passam simplesmente abusam da rapariga. Mas um dia Mumtaz diz-lhe que esta poderá partir assim que lhe pagar o que lhe deve, o preço a que este a comprou, apos o periodo em que esta é vendida como "virgem" esta é posta como as outras raparigas e mulheres que lá estavam "a venda" onde esta ganha mais liberdade e acaba por fazer amigas: Anita cuja cara esta desfigurada devido as vezes que era encontrada a tentar fugir e depois era espancada brutalmente, Sashnna que é simpatica para Lakshmi, e Pupshpa que devido as violações já tem 2 filhos, um dos filhos desta ensina hindu e ingles a Lakshmi. Uma noite como as outras um americano dá a rapariga um cartão e pergunta-lhe várias coisas, a rapariga acaba por nao responder porque é muito tímida mas aceita o cartão então esta mantem as visitas do americano secretas pois ela nao quer ser espancada pelo dono do bordel. Quando aparece outro americano Lakshmi conta-lhe do seu amigo americano que um dia a irá salvar. Então aparece uma rusga da policia no bordel e as raparigas escondem-se, Lakshmi reconhece a voz de um americano e corre para este para ser salva. Penso que esta tudo
jocolor

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
Vou apenas dizer uma pois se fosse por as favoritas nao saia daqui hoje
jocolor (tambem nao é bem uma citação mas sim uma passagem de texto)"A Ama e eu bem tentamos proteger as paredes com trapos, mas estas, a cada dia que passa, esboroam-se um pouco mais" isto mostra como a vida para algumas pessoas é tão dura que nem uma casa como a maior parte das pessoas tem, em que não presisam de proteger as paredes para estas não cairem

4.4. Opinião sobre o livro
Penso que este livro tem muito peso na actualidade e na nossa sociedade e aconselho este livro a todas as pessoas pois faz-nos pensar muito bem da maneira como vivemos e do fazemos diariamente sem pensar neste tipo de pessoas. Obrigo(quase) as pessoas futeis a ler este livro pode ser que deixem de o ser após lerem este livro
Very Happy

Espero ter conseguido responder a todas as "questões" propostas pelo stor
André B.
10º B 2008/2009

XxAndréxX
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 3208

Leitor Re: Tenho 13 anos, fui vendida

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 15 Dez 2008 - 12:07

16 valores

Respondeste e fizeste-o de uma maneira personalizada, o que é muito bom. Deves melhorar a secção das citações (passagens do texto) e da opinião final (um pouco mais desenvolvida, não necessariamente extensa).

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15762

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: