Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Quem ama acredita, Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem ama acredita, Nicholas Sparks

Mensagem por Daniela Santos em Sab 20 Dez 2008 - 13:27

Antes de ler o livro

1. Identificação do livro

1.1. Título – Quem ama acredita

1.2. Auto(a) – Nicholas Sparks

1.3. Editora – Editorial Presença

1.4. Data de edição – Novembro de 2005

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Escolhi este livro porque me informaram que era uma boa opção de leitura. Contudo, como me falaram muito bem a respeito desta obra e como desconhecia por completo o modo de escrita do autor decidi escolhê-lo.



Após a leitura do livro

3. Contextualização do autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nicholas Charles Sparks nasceu no dia 31 de Dezembro de 1965, tendo actualmente 43 anos de idade, em Omaha – Nebraska. Nicholas é o segundo filho de Patrick Michael e Jill Emma Marie. Até aos seus 8 anos de idade viveu em Minnesota – Los Angeles, mudando-se, mais tarde, para Fair Oaks – Carolina do Norte, onde reside actualmente.

Na Universidade de Notre Dame recebeu uma bolsa de estudo e, em 1988 licencia-se em Economia. Após sair da Universidade, conheceu a sua mulher Catherine nas férias de Verão, e em Julho de 1989 concedeu-se o matrimónio. Além de se casar, após sair da faculdade realizou vários tipos de trabalho: empregado de mesa; delegado de informação médica, entre outros. Nesta altura redige o seu primeiro romance. Theresa Park, uma agente literária local surge e propõe-se a representar Nicholas, vendendo os direitos de autor do seu primeiro romance “O diário da nossa paixão” a Warner Books. Este livro é publicado em 1996, sendo adaptado para cinema no ano de 2004. Seguidamente, escreveu o romance “As palavras que nunca te direi”, editado no ano de 1998 e adaptado para cinema em 1999. Além destes dois escreveu cerca de mais 10 livros.

Nicholas teve cinco filhos com Catherine – Miles, Ryan, Landon, Lexie e Savannah.

O escritor conhece quatro línguas distintas, entre as quais Inglês, Alemão e Irlandês.

Os seus hobbies favoritos são: correr diariamente; exercer Tae Kwon Do e ler, afirmando que lê cerca de 125 livros por ano. Considera-se uma pessoa religiosa e contribuiu para várias obras de caridade no interior e exterior dos Estados Unidos da América.



3.2. Outras obras do autor

Nicholas Sparks redigiu e editou cerca de 15 livros:

ô Diário da nossa Paixão – The notebook (título original);

ô As palavras que nunca te direi – Message in a Bottle (Título original);

ô Um momento inesquecivel – A walk to remember (título original);

ô Corações em silêncio – The rescue (título original);

ô Uma viagem espiritual;

ô Uma promessa para toda a vida – A bend in the road (título original;

ô O sorriso das estrelas;

ô Laços que perduram;

ô A alquimia do amor;

ô Três semanas com o meu irmão – Three weeks with my brother (título original):

ô Quem ama acredita – True believer (título original);

ô Á primeira vista – At first sight (título original);

ô Juntos ao luar – Dear John (título original);

ô Uma escolha por amor – The choice (título orginal);

ô Um homem com sorte – The lucky one (título original).



4. Conteúdo do livro

4.1. Género literário – Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

Este romance narra a história de um famoso jornalista oriundo de Nova Iorque que viaja até Boone Creek, uma pequena vila de Carolina do Norte, com o objectivo de descobrir um misterioso fenómeno sobrenatural que decorre no cemitério desta localidade. Jeremy Marsh é um homem encantador, charmoso, confiante e, que acabara de se divorciar.

Jeremy ao tentar descobrir o mistério das luzes que surgem no cemitério de Boone Creek, começa por investigar a sua história na biblioteca. Aqui, trabalha uma bela, jovem e enigmática mulher, Lexie, por quem se perde de amores. Este romance é considerado um amor impossível, visto que Jeremy, após descobrir o mistério das luzes no cemitério, regressará para Nova Iorque – um dos maiores receios e percalços para a estabilidade do romance, impostos por Lexie, que se envolvera, anteriormente, com dois visitantes da aldeia que acabaram por a deixar.

O jornalista de fenómenos paranormais descobre que as luzes do cemitério eram uma vigarice concretizada pelo Presidente da Câmara, que tinha como finalidade aumentar o interesse dos turistas e, por conseguinte os lucros da vila.

Ao terminar a sua tarefa, Jeremy regressa a Nova Iorque, contudo Doris – a avó de Lexie, dirige-se ao rapaz e fá-lo entender que ao partir de Boone Creek deixou uma das coisas mais significativas da sua vida – Lexie. Desta forma, Jeremy retorna à vila e confessa a Lexie que viverá com ela naquele local. Esta conta-lhe que está grávida dele, o que faz o rapaz acreditar que esta é realmente a mulher da sua vida, visto que Jeremy tinha sido considerado estéril – causa do seu divórcio.



4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“O amor poderia despertar num período curto, mas o verdadeiro amor precisava de tempo bastante para se transformar num sentimento forte e duradouro. O amor, era acima de tudo, entrega, dedicação e a certeza de que passar anos em companhia de uma certa pessoa daria origem a algo superior ao que ambos poderiam conseguir se continuassem separados. Contudo, só o tempo poderia mostrar se a escolha tinha sido a mais ajustada.” (págs.175 e 176)



Estas citações contextualizam-se no momento em que Jeremy se apercebe de que ama Lexie, embora sinta dúvidas e receios tal como ela. Jeremy acredita que o verdadeiro amor não se sente num ápice, mas sim ao fim de algum tempo passado e desfrutado com a pessoa que se ama. O amor é uma escolha, porque todos nós tomamos a opção de ter alguém e escolher esse alguém a quem nos entregar, dedicar e partilhar a nossa vida. O tempo é um amigo e cúmplice do amor, mostrando a todas as pessoas se a sua escolha foi a melhor ou a menos acertada.



“Na sua nova fase de vida, mais madura, adoptara a ideia de que a maturidade implicava calcular os riscos muito antes de ponderar a recompensa, que o sucesso e a felicidade tinham tanto a ver com a necessidade de evitar os erros como com a certeza de deixar a marca na vida.” (pág.185)

Lexie pensa na noite anterior em que recusara o beijo de Jeremy. Considera que não devemos agir sem pensar, devemos, sim, premeditar o que se sucederá após as acções que temos. O facto de adquirirmos sucesso e felicidade não só se relaciona com o facto de premeditarmos as nossas acções, de modo a não cometermos erros, mas também com o facto de que todas as escolhas que fazemos na vida deixam marca que, muitas vezes é difícil de sarar e ocultar.

Além de fazermos escolhas, também temos sentimentos e pensamentos de antemão que nos avisam se haverá perigo ou não. No entanto, o que sentimos e pensamos nem sempre pode ser o que realmente sucederá, deixando-nos, muitas vezes, inseguros e com receio do que o futuro nos trará.



4.4. Opinião sobre o livro



Gostei muito da história do livro, embora a minha opinião acerca da escrita de Nicholas Sparks seja um pouco distinta da da maioria das pessoas. Fiquei um pouco desiludida com o modo de escrita do autor, pois, embora eu goste de autores descritivos, deste não consigo apreciar grande coisa. Gosto da história em si, apesar de ao longo do livro, começar por desgostar da personagem Lexie por esta se demonstrar um tanto egocêntrica e insensível para com Jeremy.

Mesmo assim, aconselho a leitura deste livro não só pela história como também a aquisição do método de escrita, que embora seja descritivo muitas pessoas o admiram.






Daniela Santos
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Idade : 27
Localização : palmela
Data de inscrição : 20/09/2008
Pontos : 3296

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Quem ama acredita, Nicholas Sparks

Mensagem por Daniela Santos em Sab 20 Dez 2008 - 13:30

Esta publicação contem um erro na data de edição do livro "Quem ama acredita" de Nicholas Sparks. Este livro foi editado em Julho de 2005 e não em Novembro.

Daniela Santos
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Idade : 27
Localização : palmela
Data de inscrição : 20/09/2008
Pontos : 3296

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Opinar um pouco

Mensagem por x Clau Clau em Qua 7 Jan 2009 - 13:57

HII !! cheers

Este foi o primeiro livro de Nicholas Sparks que li, e tal como tu também me desiludi, pois o que me contavam sobre o autor não foi de encontro com a leitura do livro. No entanto não desisti de tentar saber o porquê de toda a "celebridade" em roda deste autor e arrisquei em ler um outro livro dele - "Um Momento Inesquecível". Esse sim, foi um dos livros que mais gostei até hoje, e então pude ver a boa escrita do autor.

Daniela Santos escreveu:
Gosto da história em si, apesar de ao longo do livro, começar por desgostar da personagem Lexie por esta se demonstrar um tanto egocêntrica e insensível para com Jeremy.

Em relação á personagem, penso que todos temos os nossos desgostos e Lexie foi uma dessas pessoas, e as suas atitudes reflectiam isso mesmo, embora que Jeremy não merecesse tal insensibilidade, Lexie apenas tentava proteger-se.
Acho também que não tenha sido egocêntrica, pois ela simplesmente pensou na sua familia, na avó e nas suas raizes, e não as quiz desprezar, deixar para trás, por um amor que á partida não era seguro. Contudo o que interessa é que as coisas acabem com o merecido desfecho.
É uma história bonita, no entanto não merecedora de exclusividade.

Boas Leituras study
avatar
x Clau Clau
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Idade : 27
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 19/09/2008
Pontos : 3293

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem ama acredita, Nicholas Sparks

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 12 Jan 2009 - 15:01

Parece-me muito bem. Um assunto muito bem escrito e razoavelmente personalizado. Falta ainda a indicação das fontes consultadas para os dados biográficos.

17 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15884

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem ama acredita, Nicholas Sparks

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum