Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Mensagem por Ana Isabel Pires Coelho em Qui 1 Jan 2009 - 15:16






1. Identificação do Livro

1.1. Título

O Mundo de Sofia


1.2. Autor(a)
Jostein Gaarder


1.3. Editora
Editorial Presença


1.4. Data da Edição

Outubro de 2008



2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Escolhi este livro porque sabia que era sobre filosofia. Tenho estado a gostar de dar na escola e quero saber mais sobre determinados assuntos, são temas que me interessam.


3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos
Jostein Gaarder nasceu em Oslo a 1952 e é norueguês
É professor de Filosofia do ensino secundário. Desde 1986 tem publicado diversos contos e romances para crianças e jovens, tendo sido distinguido com importantes prémios literários no seu país de origem.
O Mundo de Sofia foi publicado pela primeira vez na Noruega em 1991, logo com um enorme êxito de vendas que se alastrou pelos outros países. Este livro recebeu em 1991 o Prémio Sonja Hagemanns da Noruega, em 1993 o LUCHS 84 atribuído pelo jornal Die Zeit, foi-lhe atribuído em 1994 o Deutshe Jungendliteratur Preis e em 1995 a Itália atribui-lhe os prémios Bancarella e Flaiano.
Foi também traduzido para 53 línguas.


3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)
O Pássaro Raro (1986)
Viagem a um Mundo Fantástico (1987)
O Castelo do Príncipe Sapo (1988)
O Dia do Curinga (1990)
O Mundo de Sofia (1991)
Mistério de Natal (1992)
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (1993 em parceria com Klaus Hagerup)
Através do Espelho (1993)
Ei! Tem alguém aí? (1996)
Maya (1999)
O Vendedor de Histórias (2001)
A Rapariga das Laranjas (2003)
O Livro das Religiões (2005 em parceria com Victor Hellern e Henry Notaker)
Xeque-Mate (2006)
Os Anões Amarelos (2006)

4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário
Romance.

Ana Isabel Pires Coelho
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 08/11/2008
Pontos : 3099

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Mensagem por Salomé Raposo em Qua 4 Fev 2009 - 15:47

Excelente escolha.

Até breve, Ana...

Salomé Raposo
Professora

Número de Mensagens : 86
Idade : 46
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/09/2008
Pontos : 3158

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Mensagem por Ana Isabel Pires Coelho em Dom 22 Mar 2009 - 15:08

4.2. Assunto
Esta história fala sobre uma rapariga de 14 anos, chamada Sofia.
Um dia Sofia recebeu uma carta misteriosa sem remetente, dirigida a ela, com as seguinte pergunta: "Quem és tu?". A partir desse momento começou a pensar, a colocar questões sobre a sua existência e o mundo ao seu redor.
Recebeu depois mais cartas, tratava-se de um curso de Filosofia. Essas cartas eram escritas por um homem, que não se queria desvendar, dizia apenas que não queria que Sofia fosse mais uma das pessoas para quem o mundo se torna uma coisa habitual. Esse filósofo compara a existência humana como um ilusionista que tira um coelho de uma cartola, e normalmente, as pessoas quando envelhecem ficam na profundidade da pelagem do coelho.
Sucessivos acontecimentos estranhos começaram a dar-se a partir desse momento, postais do Líbano destinados a uma "Hilde Moller Knag" vinham ter à morada de Sofia, a dar-lhe os parabéns, e o mais estranho é que Sofia iria fazer anos no mesmo dia que Hilde. Acabou por encontrar pertences com o nome dessa mesma rapariga. De onde teriam aparecido? Quem seria essa pessoa?
Após algum tempo, as cartas deixaram de lhe ser entregues por correio, passou um cão a entregá-las. Num desses dias, Sofia decidiu segui-lo, para tentar conhecer o filósofo. Encontrou um barco com remos, remou e na outra margem encontrou uma cabana. No interior da cabana encontrou coisas estranhas, como um espelho que piscou os olhos da sua imagem reflectida, mas percebeu que era o lugar onde o filósofo estava a morar. Quando se preparava para regressar, viu que o barco tinha-se afastado para o centro do lago.
O filósofo acabou por revelar o seu nome, era Alberto Knox.
Até que dada altura Alberto telefona a Sofia a dizer que têm de se encontrar, pois estavam a ficar encurralados pelo pai de Hilde.
O curso de Filosofia passou a ser dado pessoalmente mas continuavam a ver em todo o lado "Parabéns Hilde!". Acabaram por perceber uma coisa... Eles não eram reais, nem o seu mundo era real, ou seja, tudo o que se passava e o que diziam era por obra do pai de Hilde, não passavam apenas de personagens. Esse era o presente de aniversário para Hilde, uma história. Quando Hilde a recebeu no seu dia de anos ficou perplexa a ler.
Apareceram subitamente personagens da Disney, que falaram com Sofia, tais como o Capuchinho Vermelho e a Alice no País das Maravilhas.
Ao mesmo tempo Sofia e Alberto preparavam um plano, não podiam deixar que o pai de Hilde comandasse o que eles faziam, queriam fugir. Sofia organizou uma festa passado uma semana do seu aniversário para celebrar, nessa altura ficou tudo descontrolado, e foi a altura ideal para eles fugirem, sairam da própria história.
Hilde não concordava com o que o pai estava a fazer a Sofia e Alberto, mesmo sendo personagens. Por isso, quando ele estava a regressar do Líbano, esteve a mandar-lhe cartas a dizer para trazer comida e outro tipo de coisas, para o controlar como ele tinha feito.
No final, Sofia e Alberto chegaram até à casa de Hilde. Sofia reparou que a casa era muito idêntica à sua, mas principalmente, viu um barco com remos, como aquele que tinha estado quando foi à cabana.
A menina sentiu-se muito triste, porque agora já não iria crescer mais, por ter saído do seu mundo. Alberto disse-lhe que apesar de ela não vir a ter uma "vida", poderia viver para sempre, uma coisa que Hilde não podia.
Sofia e Alberto quiseram andar um pouco no barco a remos, mas como Hilde e o seu pai não os conseguiam ver, parecia que o barco estava a andar sozinho. Hilde até disse ao seu pai que fazia lembrar da vez em que Sofia tinha deixado o barco ir para o centro do lago.
A história acaba com Hilde e o pai a saltarem para a água para irem buscar o barco.
Afinal O Mundo de Sofia era um mundo inventado, e todas aquelas coisas que Sofia encontrou eram na realidade de Hilde, até aquele espelho, era um espelho mágico. O mundo de Hilde que parecia o irreal e o de Sofia o real, era precisamente o contrário. O objectivo do pai de Hilde era ensinar à filha Filosofia, para que ela compreendesse a complexidade da vida e os filósofos que com as suas teorias e descobertas determinaram o futuro do mundo.


4.3. Citações favoritas
"Aparentemente, perdemos durante a nossa infância a capacidade de nos surpreendermos com o mundo. Mas com isso, perdemos algo essencial - algo que os filósofos querem reavivar. Porque em nós algo nos diz que a vida é um grande mistério. Já tivemos essa sensação muito antes de termos aprendido a pensar nisso."
Escolhi esta citação, porque concordo que à medida que crescemos deixamos de nos surpreender, após termos visto as mesmas coisas várias vezes torna-se habitual. Mas no fundo sentimos que a vida é um enorme mistério, uma pequena lembrança que ficou da nossa infância. Sentimos isso mesmo antes de o pensarmos, embora ficarmos sem esse sentido de nos espantarmos faz com que a maior parte das pessoas não se tornem filósofas, por isso se pode dizer que os filósofos são como as crianças, porque ainda se espantam.



4.4. Opinião sobre o livro

No meu ponto de vista o livro tem uma enorme quantidade de informação, em nível histórico mas principalmente filosófico. Conta-nos todos os passos da Filosofia, desde a Idade Média até agora, e os filósofos mais importantes.
Em questão do enredo da história achei muito interessante, porque da forma como começou nada tem a ver como acabou. O autor fez tudo de uma forma muito complexa, ninguém imaginava que a Sofia e o seu mundo não existissem.
A única crítica negativa que tenho a fazer é em relação ao final, pois acho que depois de tanto mistério teve um final repentino.

Ana Isabel Pires Coelho
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 08/11/2008
Pontos : 3099

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Mensagem por Salomé Raposo em Qua 24 Jun 2009 - 19:22

Próxima leitura... vamos lá!

16 valores

Salomé Raposo
Professora

Número de Mensagens : 86
Idade : 46
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/09/2008
Pontos : 3158

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum