Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

P.S.: Eu Amo-te, Cecelia Ahern

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor P.S.: Eu Amo-te, Cecelia Ahern

Mensagem por x Clau Clau em Dom 4 Jan 2009 - 15:27

1. Identificação do Livro

1.1. Título: P.S.: Eu Amo-te
1.2. Autor: Cecelia Ahern
1.3. Editora: Editorial Presença
1.4. Data da Edição:Fevereiro de 2004

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Escolhi este livro essencialmente pelo seu título, que me fez ter curiosidade pela história que narra. Para além disso, houve o incentivo da sua “dona”, a minha colega que já o tinha lido e em troca de opiniões disse ser um livro muito cativante.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Cecelia Ahern é filha do actual primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimédia pelo Griffith College Dublin. Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.

Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o Bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro está sendo adaptado para o cinema, em produção dirigida por Richard LaGravenese, com lançamento previsto para Dezembro de 2007 [2]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Cecelia Ahern também escreveu:

Onde Terminam os Arco-íris
Se Me Pudesses Ver Agora
Mrs. Whippy
A Place Called Here

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance/drama

4.2. Assunto (breve síntese)

Holly e Gerry desejavam ficar juntos pelo resto de suas vidas, mas um tumor cerebral levou Gerry, aos 30 anos. Sentindo-se perdida e solitária, Holly finalmente encontra uma motivação para continuar vivendo quando recebe um pacote, que havia sido enviado por seu marido antes de morrer, intitulado - ´A Lista´. No pacote, várias cartas com instruções de como ela poderá sobreviver sem a presença dele, todas acompanhadas de um ´P.S. - eu amo-te´.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“P.S.: Eu Amo-te”

Esta frase é repetida muitas vezes ao longo da leitura e é também o título do livro, escolhi esta frase porque a considero muito forte e profunda, apesar do uso banal que actualmente lhe é dada, e porque o livro consegue retratar bem o seu significado. [
Na minha opinião muitas pessoas não conhecem o seu verdadeiro significado, e debitam esta frase com a naturalidade de um simples “Olá” a quem dizemos e que nem sequer conhecemos. Aqui não está presente duas palavras que o dicionário atribui o significado, essencialmente é algo que sentimos, e quando isso acontece a expressão, a tal frase – “Amo-te”, normalmente é trocada por gestos, por acções que demonstram o sincero sentimento que se encontra por de trás. Para mim é e sempre foi uma frase que cada qual interpreta de maneira diferente. Eu interpreto como sendo simples e ao mesmo tempo bastante complicada, algo que não podemos explicar por palavras, algo difícil de dizer quando não é sentida, algo especial, algo transcendente…

4.4. Opinião sobre o livro

Cada vez mais me deixo levar pelos livros de romance, e este é mais um daqueles que não podia deixar de ler, pois retrata o impacto de se perder alguém que se ama, que está presente na nossa vida, e que inesperadamente deixa de estar. E deixa de estar não porque um dos amantes assim decidiu, ou porque ambos assim preferiram, simplesmente desaparece do olhar, do toque, desaparece daquilo a que chamamos vida, para um lugar que desconhecemos.
Apreciei muito este livro e admiro a autora, assim como outros, pela sua capacidade em escrever obras que realmente vale a pena ler, porque nos faz conhecer um pouco mais quem somos, conhecer-nos a nós próprios.

Aconselho a leitura cheers
Cláudia da Silveira
12ºH nº5
2008/2009
x Clau Clau
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Pontos : 3372

Folha de personagem
Guardião secular:

Leitor Re: P.S.: Eu Amo-te, Cecelia Ahern

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 12 Jan 2009 - 14:51

É natural que os dados biográficos sejam feitos a partir de uma recolha da internet. No entanto, nesses casos, deve sempre ficar a referência de onde foram retiradas as informações. De qualquer modo, apesar de tomar esse cuidado é ainda necessário verificar a correcção ou actualização do que se transcreve. Neste caso, por exemplo, falas de um filme que há-de ser estreado lá para o ano de 2007 (e até foi copiada a nota do texto original!). O problema é que já estamos em 2009... Também foi usada a mesma técnica para outras partes da ficha de leitura. É necessário identificar as fontes.

Mas também ficou um excelente registo de uma leitura sincera.

15 valores

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15963

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Rute em Qua 14 Jan 2009 - 14:12

se gostas.t lé tbm o : "Se Me Pudesses Ver Agora"
tambem vai haver um filme ( só daqui a 2 anos xD ) . é muito muito giroooo!
Rute
Trilogia
Trilogia

Número de Mensagens : 741
Pontos : 4110

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por x Clau Clau em Qua 14 Jan 2009 - 14:22

Obrigada pelo concelho Smile
assim que possa vou lê-lo, e pelo que já li, parece ser um daqueles livros que não descançamos até o terminarmos (os livros realmente bons xD) !

beijinho cheers
x Clau Clau
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 16
Pontos : 3372

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Jéehh Caroliine em Dom 15 Mar 2009 - 18:34

Olá Clau..

Assisti o filme, não li o livro ainda. Sou apaixonada pela história, que é simplesmente linda.

Rute não pude evitar de ler sua sugestão para Clau, e fiquei curiosa, já que gosto de livros desse genêros.

beijos...
Jéehh Caroliine
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 30
Pontos : 3249

Folha de personagem
Guardião secular: Alexandria

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo