Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

" Chocolate" de Joanne Harris

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

" Chocolate" de Joanne Harris

Mensagem por martinha em Qui 15 Jan 2009 - 5:07

1-Identificação do livro:
1.1- Titulo –
Chocolate (chocolat)
1.2- Autor –
Joanne Harris
1.3- Editora –
ASA
1.4- Data de Edição –
Outubro de 2006

2-Escolha do livro:
2.1- O que me levou a escolher este livro foi o seu atractivo nome, “Chocolate”. O seu nome faz-nos a imaginação ir muito além. Tinha uma certa curiosidade pois já me tinham falado neste livro, então resolvi lê-lo.

3-Contextualização do autor:
3.1- Dados biográficos –
Joanne Michéle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964 em Yorkshire. É uma escritora inglesa filha de mãe francesa e pai inglês.
Passou sua infância com sua família na loja de doces dos avós. A sua avó era conhecida por ser uma “bruxa” e uma curandeira. Todo esse ambiente familiar inspirou-a para escrever os seus romances. Frequentou um colégio para raparigas em Wakefield e estudou línguas em Cambridge.
O seu primeiro livro foi publicado em 1989, em 1999 escreveu “Chocolate”, baseado em doces e num local situado em França (aldeia de Lansquenet-sur-tannes). O livro chegou ao 1ºlugar de best-seller do “London Sunday Times” e foi nomeado para romance do ano em 1999.
Tudo isto levou ao seu reconhecimento como escritora na América do norte.

4-Conteúdo do livro:

4.1- Género literário –
Romance
4.2- Assunto –
Vianne e Anouis Rocher chegam a Lansquenet-sur-tannes na terça-feira de Carnaval e logo se apaixonam pelo encanto e magia daquela pequena aldeia junto ao rio.
Completamente enfeitiçadas resolvem ficar e alugam uma casa e uma antiga padaria onde resolvem montar um negócio, uma chocolotaria com o nome de “La Célest Praline”, com a esperança de assim assentarem após uma vida inteira de viagens.
Mas apesar da sua alegria e simpatia, não são bem recebidas pelos habitantes, pois estes guiados pela tirania de um jovem padre não vêem com bons olhos a chegada destas forasteiras e do seu negócio guloso.
A pouco e pouco, Vienne e a sua filha vão ganhando a simpatia de alguns moradores, (o que não agrada nada ao padre que se mostra cada vez mais contra a sua presença na aldeia), e resolvem organizar um festival de chocolate a realizar na Páscoa com a ajuda das crianças. A chegada desta pequena família veio trazer mudanças, pois a sua maneira de viver e alegria, deu uma nova força de vontade às pessoas que sempre tinham vivido da acordo com os desejos do padre, um homem que apesar de respeitado e temido. Era triste e com falta de amor que escondia um passado negro.
Entretanto, Vienne começou a ter cada vez mais movimento na sua chocolotaria e o seu jeito para adivinhar os gostos dos clientes, (qualidade herdada da sua mãe), intrigava cada vez mais as pessoas.
Algum tempo após a sua chegada, Vienne já tinha muitos amigos, entre eles Armande a quem ajudou a se relacionar com o seu neto com quem nunca podia falar e Joséphine, uma mulher que sofria de violência por parte do marido e que com a sua ajuda ganhara coragem para fugir e se defender. Vienne era uma mulher muito espontânea e independente, o que afectava cada vez mais o padre que a considerava uma má influência para todos e que pretendia que esta se fosse embora para que pudesse voltar a ter influência sobre todos. Odiada por uns mas amada e respeitada por outros, Vienne mudou a vida da pequena Lansquenet-sur-tannes e dos seus habitantes. Após a morte de Armande e a fuga do padre, Franas Reynaud devido ao falhanço da sua tentativa de arruinar o grande festival de chocolate da aldeia, Vienne pondera partir de novo. Mas desta vez sem medos nem inseguranças com a certeza de ter uma nova vida a ser gerada dentro de si, fruto de uma noite de prazer com um dos ciganos que visitara e resolvera ficar na pequena Lansquenet-sur-tannes e que apesar de nunca vir a saber que era pai tinha uma grande importância para Vienne. Após a sua chegada, acompanhada pela sua pequena Anouk. Vienne ganhara um novo ânimo e força de vontade. Sentia-se preparada para voltar a partir em busca do desconhecido pois sabia que tinha sido importante para muitas pessoas e para uma pequena aldeia à beira-rio perdida em França, onde sabia poder voltar sempre que a saudade apertasse, pois podia considerar esse lugar como a sua casa e das suas filhas, onde ia ser sempre bem recebida. Tudo o que ela sempre quisera desde pequena quando percorria o mundo com a sua mãe.

4.3- Citações Favoritas –
“Os aromas cruzados de chocolate, baunilha, cobre aquecido e canela são intoxicantes, poderosamente sugestivos, os aromas brutos e telúricos das Américas, o perfume quente e resinoso da floresta tropical.”; “É o perfume de um cabelo de mulher, […] o perfume de alperce maduros não verão, de brioches quentes e pãezinhos de canela, chá de limão e lírios-do-vale. É um incenso difuso no vento, desfral dando-se lentamente como uma bandeira de protesto, este rasto do domínio. Não sulforosa, como ensinávamos às crianças, mas o mais leve e evocativo dos perfumes, combinando e essência de mil especiarias, fazendo a cabeça girar e o espírito pairar.”

4.4- Opinião sobre o livro –
“Chocolate” é um livro que recomendo a todos os que gostem de uma história doce. Para mim este livro é apaixonante.
Na minha opinião “chocolate” é um livro que vale a pena ler, pois a história das personagens prende-nos do inicio ao fim e as descrições fazem-nos imaginar como seriam as personagens e quase sentir os sabores e os cheiros dos doces descritos na história. É um livro guloso que nos apela a todos os sentidos e que nos conta uma história de amor, coragem e persistência.
avatar
martinha
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 26
Localização : setúbal
Data de inscrição : 18/09/2008
Pontos : 3348

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: " Chocolate" de Joanne Harris

Mensagem por Filipe Azevedo em Qui 15 Jan 2009 - 13:32

Deves indicar as fontes consultadas.

14 valores.

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15907

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum