Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crepúsculo, Stephenie Meyer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crepúsculo, Stephenie Meyer

Mensagem por elisabete gameiro em Seg 26 Jan 2009 - 15:07

Ficha de Leitura





1. Identificação do Livro
1.1. Título: Crepúsculo
1.2. Autora: Stephenie Meyer
1.3. Editora: Gailivro
1.4. Data da Edição: 2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

O motivo que me levou à escolha deste livro foi o facto de ter visto o filme, eu realmente gostei muito do filme, e percebi que o livro estaria muito mais completo o que suscitou a minha curiosidade para o ler. E desde já adianto que se o filme é bom o livro é excelente.



3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos


Stephenie Meyer licenciou-se em Literatura Inglesa, pela Brigham Young University. Vive com o marido e com os três filhos, no Arizona. Após a publicação do seu primeiro romance, Crepúsculo, os livreiros elegeram-na como um dos mais promissores novos autores de 2005.

Estes dados biográficos foram retirados do próprio livro em questão.

3.2. Outras Obras da Autora


Obras:

Lua Nova
Eclipse

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance/Acção


4.2. Assunto (breve síntese)


Bella, é uma rapariga com poucos amigos, vive com a mãe e com o padrasto, mas devido ao emprego do mesmo ser inconstante, Bella decide ir morar com o pai. Este vive numa pequena cidade chamada Forks, conhecida pelo mau tempo constante. Bella odeia Forks, exactamente pelo facto de estar sempre a chover, e o céu estar sempre coberto por nuvens cinzentas. Apesar disso a sua decisão não se demove. Quando chega à cidade, é recebida muito calorosamente pelos seus novos colegas da sua nova escola. É nessa mesma escola que Bella conhece Edward. Edward Cullen pertence à família dos Cullens. Uma família um pouco estranha mas respeitada, ele e mais quatro irmãos andam sempre juntos e não falam com mais ninguém nem deixam que se aproximem deles. Bella achou-os a todos estranhos, mas apesar disso não pode deixar de reparar na beleza que cada um emanava. Especialmente Edward, pois foi o que mais a fascinou.
No primeiro dia de aulas quando Bella entrou na sala reparou que não havia lugares vagos, apenas um, que por coincidência era ao pé do tal rapaz estranho, aproximou-se e sentou-se, mas não deixou de notar na maneira que ele se comportou durante a aula toda, não falou com ela, manteve-se sempre o mais distante possível e tinha traços de raiva espalhados por toda a face. Quando tocou, Edward, saiu da sala o mais depressa possível, dirigindo-se para a secretaria, para pedir transferência da aula, mas Bella ouviu-o, e ficou ainda mais confusa. Ele não a conhecia, ela não lhe tinha feito mal algum, qual era a razão daquele ódio todo? Quanto mais pensava nisto mais ficava confusa e maluca, realmente não percebia porque é que aquele rapaz a odiava tanto.
Ao longo da história vemos Edward a tentar afastar-se de Bella, mas a querer aproximar-se ao mesmo tempo.
Bella nota que existe algo de errado com aquele rapaz e começa a juntar as peças do puzzle: ele tem uma beleza surreal, a sua voz e o seu olhar são cativantes e hipnotizantes, a sua pele é gelada, é veloz e extremamente forte, quando está bom tempo ninguém os vê. Edward só pode ser um vampiro!
E de facto era mesmo esse o seu grande segredo, mas para Bella, isso não era um problema, e quando caiu em si reparou que estava de facto apaixonada por Edward, ou melhor, por um vampiro.
A partir deste momento os dois vão viver uma história de amor onde o contacto pode ser fatal.
Vão ser perseguidos por um “hunter” que não vai descansar enquanto não conseguir apanhar a sua presa, mas no final Edward consegue salvar Bella provando todo o seu amor.
Entretanto Bella não consegue escapar ao baile de finalistas e, é nessa noite que decide ficar como o seu amado, apesar de ele se negar a convertê-la num monstro.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)




A citação escolhida foi:

“ Nunca reflectira longamente sobre a forma como morreria – ainda que ao longo dos meses anteriores, tivesse tido motivos de sobra para tal –, mas mesmo que o tivesse feito, jamais teria imaginado que seria assim. (…) Era de certo uma boa maneira de morrer: morrer no lugar de alguém, de alguém que eu amava. Chegava a ser nobre. Esse facto deveria ter alguma importância.”

Esta citação encontra-se no momento em que Bella se encontra frente a frente com o vampiro que a quer matar. E nesse momento só consegue pensar que vai morrer mas que apesar disso vai morrer por alguém que ama. E se fosse necessário faria tudo de novo.

4.4. Opinião sobre o livro

Este livro é sem dúvida muito cativante, não é a toa que o li em 2 dias, pois é impressionante, mas eu não conseguia parar de o ler e se parava não deixava de pensar quando é que o poderia ler novamente.
Aconselho-vos a todos a lerem esta obra pois é uma história de amor e aventura, fictícia, é verdade, mas não deixando de ser uma grande história onde o perfil de vampiro nos é desconhecido.
avatar
elisabete gameiro
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 27
Localização : pinhal novo
Data de inscrição : 19/09/2008
Pontos : 3314

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crepúsculo, Stephenie Meyer

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 2 Fev 2009 - 14:38

15 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15905

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum